O mercado de delivery aposta na tecnologia para fidelizar clientes e aumentar faturamento. Um delivery próprio fideliza ainda mais seus clientes, tem a marca da sua empresa e mais autonomia de vendas.


Nas buscas do Google pelo termo “mercado delivery no Brasil”, as principais notícias mostram o crescimento do setor no últimos anos. Segundo dados do Sebrae, em 2017, o delivery movimentou mais de R$ 9 bilhões e cresce em média 12% a cada ano. Número comprovado pela movimentação acima dos R$ 10 bilhões em 2018. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor vem se destacando por oferecer tecnologia, praticidade e múltiplos canais de venda para os consumidores e para os restaurantes. 

Conquistar novos clientes pode custar até 7 vezes mais do que manter os atuais, como afirma o professor e pesquisador de marketing Philip Kotler. Segundo Kotler, há uma disparidade entre os altos investimentos empresariais para prospectar clientes e poucas iniciativas para reter os clientes existentes que, muitas vezes, têm curto e médio prazo, como cupons de desconto, que geram bons resultados de faturamento, mas não se sustentam a longo prazo. Fidelizar clientes, além de gerar economia, significa otimizar ações de marketing e aumentar as vendas aprimorando a rede de relacionamento com clientes atuais, o que organicamente funciona para gerar buzzmarketing e conquistar novos clientes sem necessariamente ter ações focadas em novos clientes. Confira 4 passos essenciais para conquistar e fidelizar clientes:

Atrair clientes para o seu estabelecimento

O estabelecimento pode criar estratégias de criatividade e inovação, sem o enfoque clichê de preço-promoção, com ações que visem agregar valor ao conceito dos produtos e do estabelecimento que existe. Uma ideia são novos itens para o cardápio ou segmentar produtos que atendam públicos específicos, como o consumo vegano ou de ingredientes naturais. Essas novidades também podem ser ingredientes sazonais, uma nova carta de vinhos para ofertar no inverno ou combos com produtos de fornecedores regionais. Ainda, produzir conteúdos semanais para suas redes sociais divulgar o estabelecimento e os benefícios de seus produtos ou mesmo lançar campanha e promoções são opções que ampliam o impacto de sua comunicação para atrair clientes ao seu estabelecimento. 

Fidelizar clientes

Após atrair o cliente para sua loja física ou online é preciso ter ações estratégicas para manter a fidelidade desse cliente. Para isso, necessita-se conhecer seu cliente e aplicar pesquisas de satisfação e de opinião aos clientes contribui para esse aprendizado sobre o seu negócio visto pelos clientes. Tal ação permite corrigir falhas e potencializar os pontos positivos, pensar vendas complementares e até segmentar o banco de dados dos clientes conforme o faturamento mensal, para definir distintos investimentos de marketing. Outra ideia é criar cartões de fidelidades, brindes e descontos em datas comemorativas da empresa, da cidade ou no aniversário do cliente. 

Aproximar cliente por meio do delivery 

O ideal é um sistema delivery que cadastre os dados do cliente e automatize ações de marketing digital pela plataforma, como o Delivery Vip, que oferece um delivery próprio para o seu negócio, sem depender de aplicativos e taxa de comissão, aproximando o cliente com uma comunicação personalizada e integrada a suas redes sociais e estabelecimento físico. Além disso, delivery próprio representa um diferencial, pois agrega valor de exclusividade à marca que não há em aplicativos de comida, onde você compete diretamente por comparação de preço e produto. O software ERP no Delivery Vip, também, permite agilizar processos e fazer a gestão completa de clientes e de cardápio, que permite controlar as vendas e criar estratégias de marketing como gerar cupons de descontos, combos e campanhas.    

Diferenciação da concorrência para conquistar clientes 

Além de ter a presença digital com um delivery próprio como diferencial, é imprescindível fazer um planejamento de estratégias e táticas para ações offline e online, traçando seus os objetivos e metas empresariais a curto, médio e longo prazo. Esse plano escrito ampliará possibilidades de ação, além de mostrar pontos fortes a serem enfatizados e pontos fracos a serem aprimorados. Assim, torna-se possível mensurar, junto às pesquisas de satisfação dos clientes, diferenciação de preço, de produto, de comunicação e de qualidade no atendimento e de estrutura física se houver. 

Com esse suporte de informações as ações são mais assertivas e direcionadas ao seu público, com real diferenciação no mercado competitivo no setor que se encontra.  Isso se chama posicionamento de mercado, que é possível apenas com conhecimento do próprio negócio e foco naquilo que você faz bem. Não adianta querer vender como a Walmart, por exemplo, ser uma hamburgueria e querer vender pizza e à la minuta, apenas para vender mais. Em geral, o trabalho que transmite convicção e especialidade no que faz tem mais credibilidade no mercado. O público percebe esse valor agregado à marca da sua empresa. É quando ocorre a diferenciação. 

Luana Borges, Analista de Marketing da Sfhera Software.

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