Vivemos em uma sociedade que usa das redes sociais e da internet para se informar sobre absolutamente qualquer coisa, e, com certeza, em algum momento alguém vai pesquisar sobre o seu restaurante no Google.

Mas você sabe o que as pessoas vão encontrar ao pesquisar sua marca?

É recomendável que façamos pesquisas periódicas sobre a nossa marca, para saber quais informações estão chegando até os possíveis clientes e os feedbacks daqueles que já estiveram no seu restaurante ou fizeram pedido por delivery.

O Google disponibiliza uma área para que possamos gerenciar as informações oficiais de pesquisa primária sobre o seu restaurante, o Google Meu Negócio. Com esta ferramenta você pode reivindicar sua marca e adicionar informações coerentes com a realidade do seu negócio sem nenhum custo.

Por que reivindicar?

Qualquer pessoa pode criar uma conta no Google com o nome da sua empresa e acrescentar informações erradas, com ou sem o propósito de te prejudicar, e é possível que até clientes criem ao fazer comentários sobre o seu estabelecimento. Com o acesso do perfil de sua empresa você terá o controle de comentários, avaliações e fotos publicadas sobre o seu restaurante.

Por onde começar?

Nas imagens a seguir estão o processo de encontrar sua marca, configurar as informações e validá-las. Há ainda a possibilidade de fazer promoções, anúncios, criar eventos e trazer ainda mais reconhecimento e visibilidade para o seu negócio.

Na página inicial do Google Meu Negócio você tem a opção de já fazer login se tiver um cadastro ou Gerenciar agora que te levará a próxima etapa: encontrar a sua empresa.

Ao pesquisar o nome do restaurante, tenha certeza de que no resultado da busca além do nome o seu endereço seja o correto. Caso não encontre, selecione a opção Criar uma empresa com este nome.

O próximo passo é decidir como será a visualização do nome da sua empresa. Não é necessário já neste momento colocar o segmento do seu negócio, como por exemplo “Burguer do João – Hamburgueria”. Na próxima etapa terá a opção específica para selecionar a categoria da sua empresa.

Agora, selecione a categoria correta pois seu estabelecimento será relacionado a essa categoria nos resultados das buscas. Preste atenção nas categorias semelhantes, como Pizzaria e Pizzaria delivery, ambas são apresentadas como possibilidade.

Priorize a que mais se adequa com o atendimento que você realiza. Caso o seu restaurante se enquadre em mais de uma categoria você pode adicionar mais categorias depois de já ter realizado o cadastro. Não deixe de adicionar mais categorias! Será de grande ajuda para quem pesquisar por um delivery próximo 😉

Essa etapa é muito importante para você que não quer ou não tem um lugar físico para receber os clientes. No caso de ser um restaurante que trabalha apenas com delivery, é uma opção que já influencia nos resultados de busca. Neste caso a prioridade será atender a clientes que pesquisem por “pizzaria delivery” e não “rodízio de pizza”.

Esta etapa é para seleção das áreas (cidades) onde você atente. Uma empresa que presta serviços pode estender sua área de atuação para todo o país. Porém, um restaurante costuma atender uma região menor, como uma cidade ou um conjunto de cidades próximas.

Observe que nessa próxima fase (imagem abaixo) o Google pergunta sobre as informações que você gostaria de exibir aos clientes: telefone, site, blog e ainda dá a opção de criar gratuitamente um site simples com algumas informações a respeito do seu negócio.

Você pode optar por adicionar o link de uma rede social, ou diretamente para visualização de seu cardápio no sistema de delivery.

Após inserir as informações básicas irá aparecer a opção Concluir. Ao finalizar o cadastro, vamos para a fase de confirmação, que pode ser realizada de maneiras diferentes. A mais utilizada é via correio, mas pode ser confirmada também por uma chamada de vídeo com a própria equipe do Google Meu Negócio.

Passada a fase de confirmação seu perfil ficará com o status de Verificação pendente até que seja concluída a confirmação. Após a confirmação as informações sobre o seu restaurante ficarão disponíveis para qualquer pesquisa feita no Google.

Pronto! Com este passo-a-passo você tem a garantia de estar com as informações de contato e localização atualizadas, o que aumenta a chance de atrair novos clientes!

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.