Vivemos um momento de muitas incertezas em relação a pandemia de COVID-19, comércios fechados, pessoas trabalhando de casa, o chamado Home Office se popularizando, mas algo que é inegável é que as pessoas vão continuar comendo e que a há uma grande parcela da população que não tem costume de cozinhar, então é a hora do delivery do seu restaurante se preparar para atendê-las!

Adequar seu modo de produção, quantidades e pensar na segurança não só dos clientes como dos cozinheiros, equipe de limpeza, entregadores e fornecedores, vão fazer com que seu restaurante consiga passar por essa crise sem grandes dificuldades. 

De qualquer modo devemos seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS):

Recomendações padrão:

Como aplicar isso a rotina do meu restaurante?

É importante saber que segundo as diretrizes da autoridade sanitária europeia European Food Safety Authority (EFSA), hoje não há “nenhuma evidência de que alimentos podem ser fontes ou rotas de transmissão do vírus”. 

Deixamos então de nos preocupar com o alimento em si, as recomendações para as pessoas que vão lidar diretamente com a comida não diferem muito das recomendações da vigilância sanitária no Brasil. Ter unhas curtas, usar luvas para evitar contaminação cruzada, máscara para que ao falar não caia saliva no alimento e lavar bem os legumes e verduras. 

Para o ambiente em si, a revista científica “New England Journal of Medicine” afirma que o coronavírus se mantém vivo por até 3 dias em superfícies como plástico ou aço. Deixamos alguns número para que se oriente melhor sobre a frequência em que a limpeza precisa ser feita nas superfícies que são tocadas por mais de uma pessoa. Sejam elas parte da cozinha, balcão, talheres e embalagens.  

Se possível deixe as janelas abertas à circulação de ar é muito importante também, se não houver necessidade não mantenha toda a sua equipe trabalhando, faça escalas, pense que elas precisam de transporte para chegar ao local de trabalho e que podem ser infectadas durante esse processo e contaminar a equipe inteira, prejudicando de uma forma muito maior o andamento do seu negócio. 

Não deixe de mostrar aos seus cliente a sua preocupação com a situação atual, os clientes preferem comprar de restaurantes onde confiam, ainda mais em tempos de pandemia, onde não sabemos exatamente por onde podemos nos contaminar.

Mas e o delivery?

Em muitas cidades já está proibido receber clientes em restaurantes, isso somado a conscientização da população sobre a quarentena e a importância de não sair de casa, resulta em um crescimento nos pedidos via delivery, se seu restaurante já atendia via delivery agora é necessário fazer algumas mudanças protetivas, e se ainda não tem um sistema de delivery inicie da forma correta para garantir a segurança dos cliente e entregadores. 

Entregadores > Clientes

Alguns cuidados básicos se mantém quando falamos de delivery, evitar contato entre a cozinha e o entregador, entre o entregador e o cliente. Se for possível minimize ou restrinja a entrada de entregadores no ambiente da cozinha, peça para que a retirada de pedidos seja no balcão ou por alguma saída alternativa.  

Para a dinâmica entre entregador e cliente alguns cuidados são necessários, se possível faça os pagamentos online, se for usar maquina de cartão disponibilize ao entregador álcool 70% para que higienize a máquina após o uso. 

Quando for em dinheiro não há muitas opções sobre higienização ou contato direto. Porém o cliente pode solicitar a “entrega sem contato”, onde o entregador deixa o pedido na portaria e o cliente deixa o dinheiro em um saco plástico ou algo que não permita que aquele dinheiro entre em contato com superfícies de uso comum. 

É um momento complicado para economia mundial, ter respeito ao ser humano é uma das coisas mais importantes neste momento, a preocupação com a saúde dos funcionários garante o funcionamento de seu estabelecimento. Respeitar os valores das entregas, dos produtos e taxas em geral é uma forma de respeitar seus clientes e fazer com que todos tenham condição de continuar contribuindo para economia do país.  

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.