Você sabia que uma boa gestão de estoque pode te ajudar a aumentar os lucros do seu restaurante? Muitas pessoas não se atentam para a importância de controlar os estoques, mas a realidade é que essa gestão pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo do negócio.

Isso porque o estoque é um elemento essencial de qualquer restaurante, afinal, é de lá que saem os produtos que irão se transformar nos alimentos e bebidas que satisfazem seus clientes.

Pensando nisso, vamos te apresentar as principais vantagens de ter uma boa gestão de estoque e ainda explicar como fazer esse controle. Confira:

O que é gestão de estoque?

Gestão de estoque é, basicamente, o acompanhamento da quantidade de mercadorias que entram e saem do restaurante.

Para isso, é importante ter informações como a data de entrada, quantidade, data de validade e valor de cada produto, além de controlar a sua saída.

O objetivo da gestão é alcançar um equilíbrio entre o que é comprado e o que é consumido no estabelecimento.

Economia de recursos

Uma boa gestão de estoque é essencial para garantir mais economia ao restaurante. Isso porque, tendo cuidados de organização de mercadorias, você consegue reduzir custos desnecessários na hora das compras, já que levará em consideração o fluxo real do estabelecimento.

Além disso, ao realizar compras mais acertadas, com base na situação do estoque, você também evita desperdícios de mercadorias por excessos ou por prazos de validade vencidos.

Com esse controle, é possível, inclusive, buscar novas alternativas de pratos com os produtos que não estão saindo.

Portanto, a gestão de estoque tem um grande impacto na saúde financeira de um restaurante, evitando prejuízos com o desperdício. Para saber outras formas de economizar no seu estabelecimento, continue lendo nosso blog!

Mais qualidade no atendimento

Outra grande vantagem de se ter uma gestão de estoque eficiente é a melhora dos serviços prestados aos clientes. Tendo consciência sobre a situação das suas mercadorias, você praticamente anula as chances de faltar ingredientes para o preparo de um prato, situação que certamente desagradaria o consumidor e poderia prejudicar a imagem da empresa.

Esse controle também permite que você mantenha a quantidade ideal de produtos necessários em estoque, garantindo alimentos mais frescos e, consequentemente, de maior qualidade.

Isso sem contar que, ao longo do tempo, essa gestão possibilita que você entenda melhor os gostos e hábitos de consumo dos seus clientes, o que facilita na hora de planejar novos pratos e promoções para o negócio.

Como fazer a gestão de estoque do meu restaurante?

Um método comum para realização da gestão de estoque é por meio de fichas técnicas, que basicamente consistem na organização manual de informações sobre a entrada e a saída de produtos em planilhas.

No entanto, esse trabalho exige muita atenção e cuidado, assim como tempo disponível para atualizar os dados constantemente.

Por isso, a melhor opção é investir em um sistema de gestão de estoque. Com o auxílio da tecnologia, é possível administrar todos os itens do seu restaurante de forma muito mais prática e eficiente.

Ficou interessado? Então, confira a demonstração do nosso sistema! Além de controle total de estoque, oferecemos diversas outras funcionalidades que podem fazer a diferença no seu restaurante físico e delivery, como gestão financeira e painel de pedidos.

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.