Todo mundo já cansou de ouvir falar em ‘novo normal’, não é mesmo? Porém, o fato é que esse conceito é extremamente real e presente na nossa sociedade. A pandemia de COVID-19 mudou as relações interpessoais, as rotinas de trabalho e, obviamente, os hábitos de consumo do mundo todo.

O consumidor já vinha passando por transformações significativas na última década. A popularização da internet e dos smartphones já havia alterado muito a forma como as pessoas optam por gastar seu dinheiro, e a pandemia só acelerou e trouxe ainda mais fatores para esse processo.

A seguir, saiba o que mudou no comportamento do consumidor em 2020. Falaremos mais detalhadamente sobre quatro fatores que foram bem significativos. Confira conosco!

1 – Busca por segurança

A primeira mudança séria trazida pela pandemia é que o consumidor busca lojas e, principalmente, restaurantes com boas práticas de higiene. O cuidado com os protocolos de segurança não é apenas uma questão de lei, mas de respeito e fidelização ao cliente.

É preciso evitar as aglomerações dentro do estabelecimento, bem como disponibilizar álcool gel para todos os clientes. Deixar claro que você efetivamente se preocupa com essas medidas de segurança é uma excelente forma de manter uma imagem positiva do seu restaurante no atual momento.

2 – Redução de gastos

Uma situação que tira o mundo todo dos eixos vai, inevitavelmente, gerar uma crise econômica. A crise, por sua vez, gera insegurança financeira, e as pessoas começam a poupar cada vez mais. Assim, a tendência é que diminuam os gastos supérfluos e se valorizem os gastos essenciais.

Para evitar que esse comportamento afete negativamente o seu bar ou restaurante, você precisa apostar em preços baixos. Promoções, ofertas e descontos farão com que as pessoas considerem um gasto supérfluo, desde que ele seja baixo. Também é uma boa investir nas refeições essenciais e em PFs, que vendem mais fácil do que lanches.

3 – Preferência ao delivery

Embora as ordens de ficar em casa já tenham sido flexibilizadas por muita gente, ainda há quem prefira evitar sair sem motivo, ou por ser do grupo de risco ou por não se sentir confortável em meio a muita gente. Para essas pessoas, o delivery tem sido a solução quando elas estão com vontade de comer algo diferente.

É muito importante marcar a sua presença nos aplicativos de comida e, se possível, desenvolver o seu próprio. Trabalhar com delivery em 2020 é um requisito básico para manter as suas portas abertas.

4 – Valorização do comércio local

Outra tendência que se tem observado é a solidariedade e a busca das pessoas por ajudar o próximo em um momento em que todos estão com problemas. Com isso, veio um movimento forte de valorizar o comércio local, obviamente mais afetado pela pandemia do que as grandes redes.

Isso é uma mudança que pode ser muito positiva para o seu estabelecimento, se você souber aproveitá-la. Invista pesado no marketing online e deixe que a situação cuidará do resto.

Percebeu como essas mudanças estão fortemente ligadas à conectividade? Por isso, é muito importante contar com um bom sistema de gestão para o seu bar ou restaurante. Além de uma presença digital constante e de acordo com os valores da sua empresa!

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