O que é Marketplace? 

Para começar, você sabe o que é Marketplace? E você já ouviu falar sobre as plataformas que permitem os donos de estabelecimentos terem um aplicativo próprio? Elas podem ser uma outra opção para os comerciantes fugirem de algumas burocracias e taxas de alguns aplicativos, como o Ifood, por exemplo.

O marketplace é um modelo de negócio no qual um cliente faz um pequeno cadastro, indica sua localização por meio do GPS do seu smartphone e tem acesso a diversos estabelecimentos de vários setores. Neles, é possível conferir os cardápios, fazer pedidos e ganhar cupons de descontos. 

Esses aplicativos de delivery oferecem muitas opções e muito mais conforto e comodidade aos usuários. Outros pontos positivos são:

  • Grande base de usuários do aplicativo;
  • Investimento inicial baixo;
  • Presença online, dando mais visibilidade ao seu estabelecimento e facilitando a aquisição de novos clientes;
  • Facilidade para começar a vender, pois o processo de cadastro é simples;
  • Aproveita a publicidade do próprio aplicativo;
  • A plataforma serve como uma vitrine para o seu estabelecimento por expor os seus produtos;
  • Mais tráfego e visitantes para o seu restaurante.

Apesar desses benefícios, o marketplace também possui uma série de desvantagens:

  • Taxas altas de pagamento para o aplicativo (que pode variar entre 12% e 15% por pedido);
  • Alguns aplicativos cobram, além das taxas, comissões ou mensalidades;
  • Muita concorrência, por permitir estabelecimentos do mesmo ramo que o seu;
  • Dificuldade de atualização e gerenciamento, por depender de terceiros para executar essas funções;
  • Não é possível personalizar de acordo com a sua identidade visual, ou seja, não há como se destacar dos concorrentes;
  • O domínio usado é o do aplicativo e não o da sua marca;
  • Esses aplicativos, muitas vezes, não permitem a integração com o sistema de gestão da sua própria empresa, dificultando o controle financeiro e de estoque.

Alguns exemplos desses programas são o Ifood, UberEats, Delivery Much e Rappi. 

  • O que é plataforma White Label e quais seus benefícios? 

Também conhecido como “Marca Branca”, este é um modelo de negócio que permite os empreendedores a ter uma plataforma individual e personalizada, sem depender de terceiros. Essa característica é uma das maiores vantagens em relação ao Marketplace, mas, não são apenas essas, olha só:

  • Diferente do marketplace, o cliente pertence à sua base;
  • Estratégias de relacionamento com o consumidor;
  • Aumenta as chances de fidelização e o cliente voltar a consumir do estabelecimento;
  • Personalização do aplicativo com a sua identidade visual;
  • Valorização e fortalecimento da sua marca;
  • Integração completa com o seu negócio, garantindo agilidade de atendimento e pagamento;
  • Sistema integrado ao Google Maps, diminuindo os erros nas entregas;
  • Centralização dos pedidos em uma só plataforma, organizando todo o processo dentro da sua empresa;
  • Facilidade e conforto para os seus clientes;
  • Economia e mais lucro, uma vez que não será necessário o pagamento de altas taxas de comissão para os aplicativos.

Essa é uma forma de marcar presença sem um custo muito alto e podendo variar as características de acordo com a área de atuação da sua empresa. Além disso, é uma solução muito eficiente para criar um bom relacionamento com os consumidores.

O DeliveryVip é uma plataforma White Label que oferece essas e muitas outras funcionalidades aos clientes que aderem à marca. 

Estratégias de divulgação do seu delivery

Apesar dos benefícios dos aplicativos de marca branca, é necessário um investimento em marketing e divulgação para um resultado positivo e eficiente. Portanto, vamos dar algumas dicas de como manter uma boa comunicação com o consumidor e de como divulgar o seu delivery, para aumentar ainda mais a sua visibilidade e o número de vendas:

  • Defina, primeiro, como vai funcionar o seu estabelecimento e o seu delivery (área de entrega, produtos, horário de funcionamento, etc);
  • Crie promoções para novos usuários e clientes fidelizados, como cupons de desconto, promoções de aniversário e datas comemorativas;
  • Faça divulgação nas redes sociais e interaja com seu cliente(invista em boas fotos, informações corretas e o tom de voz de acordo com o seu público-alvo);
  • Elabore o material da sua empresa de acordo com a sua identidade visual.

Essas são apenas algumas sugestões de como pode ser feito para aparecer se destacar dos seus concorrentes. Uma boa comunicação complementa o seu aplicativo, tornando-o ainda melhor e mais vantajoso para os donos de estabelecimento.

Se valoriza!

A decisão de qual aplicativo escolher deve ser feita com base em um planejamento e análise de todos os prós e contras. Portanto, antes de tomar qualquer decisão precipitada, avalie cada software, os seus custos, como eles seriam vantajosos para o seu negócio, monte uma boa equipe e faça os testes!

Com esses passos, você consegue traçar a melhor estratégia para garantir um bom funcionamento do seu estabelecimento, atendendo os seus clientes de forma rápida, confortável e segura, garantindo um excelente padrão de qualidade. Ah, e lembre-se de que para você continuar sempre progredindo, é preciso estar atento aos seus concorrentes!
O que você achou dos aplicativos de delivery personalizados? Podem ser um ótimo investimento, não é mesmo?! Conheça essa e outras funcionalidades do Delivery Vip no nosso blog e acompanhe as nossas redes sociais para mais novidades e dicas!

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