Já discutimos e falamos por aqui que a concorrência tem aumentado significativamente. Por isso, muitas empresas têm procurado formas de se destacarem e garantirem uma presença digital mais forte em relação aos seus concorrentes. 

Para entender melhor toda essa importância de se posicionar no mundo online, vamos te fazer uma pergunta: quantas vezes por dia você consome algum conteúdo de determinada marca ou influenciador? E quantos desses conteúdos são vídeos?

O trabalho com vídeo vem ganhando cada vez mais destaque, por serem mídias capazes de gerar mais engajamento nas redes sociais.

Segundo pesquisas (The State of Video Marketing 2021), de acordo com os profissionais da área:

  • 86% das empresas usam o vídeo como uma ferramenta de marketing;
  • 93% dos profissionais de marketing que usam vídeo dizem que é uma parte importante nas suas estratégias;
  • O número de empresas que usam vídeo como ferramenta de marketing aumentou 41% desde 2016.

Essa é uma visão global e mostra a grande importância de uma estratégia de marketing com vídeos.

Ainda de acordo com essa mesma pesquisa, 84% dos profissionais afirmam que os vídeos ajudam a gerar mais leads (potenciais clientes) e 87% dizem que é um bom retorno sobre investimento. 

Entendendo do ponto de vista do consumidor:

  • 84% das pessoas dizem que já foram convencidos a comprar um produto ou serviço por assistir ao vídeo de uma marca;
  • As pessoas assistem, em média, 18h de vídeo online por semana, um aumento em relação aos últimos 12 meses;

Diante de tudo isso que estamos falando, não dá mais para ignorar os vídeos nas suas campanhas, certo? Explore os diferentes formatos e as ferramentas que as redes sociais disponibilizam hoje!

Tipos de vídeos para vender mais no seu delivery

Investir em marketing é uma maneira de aumentar as vendas e o lucro do seus estabelecimento. Existem diversas formas e estratégias para que a sua empresa se destaque dos concorrentes e, uma dessas maneiras, é incluir os conteúdos audiovisuais.

Se você abrir uma página nas redes sociais ou um site de uma empresa que você goste, provavelmente irá se deparar com algum tipo de conteúdo audiovisual. Além de ser atrativo, tem alto potencial de engajamento e conversão. 

A seguir, vamos falar sobre os principais tipos de vídeos que você pode produzir, sem exigir muito ou nenhum investimento financeiro.

Bastidores

Essa é uma ótima maneira de apresentar seus produtos e, ao mesmo tempo, mostrar um conteúdo de grande relevância. No caso de serviços de delivery de bares e restaurantes, você pode optar por mostrar todo o processo no estabelecimento, desde a chegada do pedido no seu estabelecimento, a forma como é feito, embrulhado, até chegar na casa do cliente.

Isso mostra preocupação e cuidado, desde o primeiro momento, o que é ótimo para gerar uma sensação de carinho e preocupação para que tudo chegue certinho para o seu cliente.

Vídeos demonstrativos de produtos e serviços

O impacto visual é muito grande, principalmente quando mostramos algo muito saboroso. Em propagandas de hambúrgueres, por exemplo, sempre nos deparamos com um conteúdo no qual é apresentado todos os ingredientes que compõem um hambúrguer específico. 

Dessa forma, além de apresentar o processo de montagem, é possível despertar o desejo (mesmo que inconsciente) e convencer alguns telespectadores de que vale a pena experimentar!

Institucional

Esse tipo de conteúdo é muito importante para o seu posicionamento. É uma forma de falar um pouco da história da sua empresa, transmitindo todos os seus valores, criando mais credibilidade e autoridade.

Em vídeos institucionais, procure explorar os diferenciais do seu estabelecimento, destacando os pontos mais fortes. Uma grande vantagem é que esse conteúdo pode ser utilizado em diversos eventos e para quando houver necessidade de fortalecimento de marca.

Tiktok e Reels

Esse formato vêm sendo cada vez mais explorado para as estratégias de marketing e que ajudam a aumentar a audiência. O Instagram, por exemplo, tende a priorizar os novos recursos, entregando o conteúdo para que mais pessoas sejam impactadas.

O TikTok se tornou um grande fenômeno entre o público jovem e permite a criação de vídeos curtos, a edição em tempo real e tem um toque de humor. Se uma parte do seu público é jovem, essa rede social pode ser uma estratégia super relevante para o seu negócio!

Cases e depoimentos

Independente do tipo de estabelecimento, depoimentos de clientes satisfeitos com o seu produto. Isso ajuda a formar a confiança e influenciar outras pessoas a escolherem você quando bater a dúvida.

Passo a passo para produzir um bom conteúdo audiovisual

Vai começar a investir nos vídeos mas não sabe por onde começar? Nós separamos um passo a passo bem simples para te orientar nesse processo. 

1º) Faça o planejamento do conteúdo e o roteiro

O primeiro ponto a se pensar é: qual é o objetivo do seu video?

No planejamento você irá analisar o mercado e os concorrentes, coletar informações sobre o seu público e definir em qual etapa da jornada de compra ele se enquadra.

Já o roteiro servirá como direcionamento nas gravações. Nele, você vai escrever os lugares onde vai ser preciso gravar, as falas (se tiver algumas) e todas as cenas que você pensou. Esse é o passo fundamental para evitar problemas na hora de gravar! 

2º) Crie um calendário

Com o calendário, você tem uma visão de tudo o que é para fazer. Quando será possível fazer as gravações, quais serão as próximas postagens, os horários, qual o assunto a ser abordado, etc.

3º) Pense na iluminação

Após serem definidas as cenas, organize o seu cenário conforme você pensou, insira objetos que possam fazer sentido para a cena e tire aqueles que estiverem atrapalhando. Além disso, veja se a iluminação está favorável e correta para que não haja problemas ao assistir aos vídeos depois.

4º) Lembre-se de verificar o áudio

Não adianta nada o vídeo estar perfeito, mas com o áudio ruim. Seu público precisa compreender de forma clara a mensagem que você está querendo dizer. Se for necessário, utilize algumas ferramentas para garantir um áudio melhor.

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.