As vantagens de ter o próprio delivery vão desde mais liberdade para personalizar a sua plataforma até a economia de não pagar comissões de uso dos grandes apps ou sites. Mas, para que as vendas realmente se mantenham em uma crescente constante, algumas dicas podem ser aplicadas para fortalecer ainda mais sua plataforma e incentivar seu cliente a pedir pelo seu delivery próprio.

Mas antes: você sabe o que é um delivery próprio?

O delivery já é uma alternativa bastante conhecida para a maior parte dos empreendedores. Basicamente, essa opção permite que o seu produto chegue na casa do seu cliente garantindo o nível de conforto e qualidade no consumo. Em 2020, com a pandemia de Covid-19, a alternativa do delivery deixou de ser algo opcional para ser uma solução essencial para as empresas continuarem a manter seus negócios. 

No entanto, a necessidade de oferecer essa modalidade de serviço acabou surpreendendo muitos empresários e donos de negócios, que acabaram precisando anunciar os seus serviços em grandes portais de delivery. O resultado? Acabaram se sentindo como mais uma marca em uma multidão de ofertas, já que essas plataformas não permitem muitas formas de destaque entre as empresas que lá anunciam.

O delivery próprio, por outro lado, oferece mais possibilidades de personalização, controle, e economia para quem decide pela própria plataforma. A partir de soluções disponíveis no mercado, como a Delivery VIP, é possível que você conte com toda a inteligência de integração e API, e ainda personalizar tudo a partir da sua marca e estratégia de venda. Se você deseja essa autonomia, personalização e economia para o seu negócio, entre em contato conosco.

Agora que você já sabe do que se trata uma plataforma de delivery, é hora de descobrir como incentivar o seu cliente a pedir pelo seu delivery próprio. É ainda importante lembrar que todas essas estratégias serão ainda mais fortes se você utilizá-las de forma conjunta.

Para incentivar o seu cliente a pedir pelo seu delivery próprio, você pode:

1- Divulgar sua marca sempre com direcionamento para o delivery

Investir em comunicação é uma parte importante para o crescimento e fortalecimento do seu negócio. No caso do delivery próprio, isso não é diferente. Por isso, é importante entender que o modo como você conversa com seus clientes, parceiros e público em geral precisa ser claro o suficiente para direcionar uma ação, seja ela compra, pedido ou contato. No caso dos pedidos por delivery, isso é ainda mais importante. Se existe uma promoção, ou alguma condição especial, o endereço de sua plataforma deve estar sempre visível. 

Para melhorar ainda mais a sua comunicação e divulgação nas redes, algumas alternativas são:

  • Variar o tipo de conteúdo postado, intercalando informações sobre os produtos, pedidos, mas também sobre seu propósito, a história do seu negócio e as etapas das suas produções;
  • Produzir conteúdos humanizados, mostrando o seu processo de preparação, escolha dos produtos, cuidado nas embalagens, quem são seus colaboradores;
  • Provocar interação com os clientes, como enquetes, sorteios, que possam movimentar mais pessoas para a sua plataforma própria.

2- Crie um senso de urgência, exclusividade e benefícios para seus clientes

Se a primeira coisa que você pensa ao imaginar ações que acionem gatilhos de urgência são as promoções, é hora de ampliar essa visão. De fato, a criação de vantagens e benefícios promocionais vão ajudar a despertar a atenção de potenciais compradores e fazer com que você aumente seus pedidos, no entanto, elas não são as únicas.

A criação do senso de urgência está também em compreender os momentos de oportunidade na rotina ou na vida do seu cliente em que seria perfeito fazer um pedido especial no seu estabelecimento

Quer um exemplo? Imagine que seu cliente está em uma semana exaustiva de trabalho, com muitas demandas a cumprir. Se ele recebe uma mensagem no whatsapp ou mesmo vê no stories da sua marca uma dica de drink caseiro para relaxar, sugerindo o acompanhamento de um pedido de porção, com o bônus dele evitar a louça do dia seguinte, bingo! A urgência foi criada.

A partir dali, ele já consegue avaliar que fazer o pedido e recebê-lo no conforto de sua casa é uma ação que trará um benefício real para sua necessidade.

3 – Direcione todos os atendimentos para o seu delivery

Ok, essa parece uma dica óbvia. No entanto, ela tem muito mais a ver com organização do que com complexidade. O que muitas vezes ocorre, especialmente com empresas que já possuem clientes fidelizados, é que há uma certa “cultura” em atender o cliente onde ele chegar, e pior: a cada momento divulgar um determinado canal para o pedido ser feito.

Esse tipo de comunicação, que não deixa claro se os pedidos podem ser feitos pelo whatsapp, ou site, telefone ou aplicativo, acaba dificultando um aumento de visitantes na sua plataforma e também de fidelização. É claro que a prioridade será sempre atender o cliente da melhor forma possível, no entanto, é preciso ajudá-lo a compreender que a sua plataforma própria de delivery é o melhor espaço para ele realizar esses pedidos

4 – Faça parceria com outros estabelecimentos ou segmentos de negócio

Parcerias são sempre bem-vindas pois permitem a ampliação da base de clientes e também das possibilidades de indicações. A divulgação em espaços digitais dos seus parceiros (como sites, redes sociais) também pode ser uma ótima dica para divulgar a sua plataforma de delivery própria.

5 – Cuide para que a sua plataforma de delivery seja funcional para o seu cliente

Talvez esta seja a dica mais importante: invista em uma plataforma que funcione, que gere satisfação e que seja intuitiva. Além disso, não esqueça de conferir se a plataforma se ajusta aos seus processos. 

Se você quiser conhecer mais sobre a solução da Delivery VIP e as possibilidades de integração com API robusta para comunicação e outros sistemas (entrega, notas, etc), mande uma mensagem para nosso whatsapp!

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