Ao longo dos anos, pudemos presenciar e sentir como a transformação digital e a evolução tecnológica impactam diretamente em nossas vidas. 

O mercado exige mudanças e adaptações constantemente, isso para poder oferecer o melhor aos clientes. Portanto, estão sempre em busca de novos métodos que possam substituir alguns hábitos, mas que garantem ainda mais agilidade, segurança e confiança aos clientes, o que é altamente positivo para o seu estabelecimento.

Já comentamos algumas vezes por aqui que o setor de alimentação fora de casa (bares e restaurantes) é um dos que mais cresce, cerca de 10% ao ano segundo o SEBRAE. Então, é fundamental que você, empreendedor, esteja atento e de acordo com as novas tendências que vão aparecendo, inclusive nas formas de pagamento.

É sobre isso que vamos comentar hoje! Vamos mostrar as diversas formas de pagamento e como você pode aplicá-las para obter o máximo de aproveitamento de vendas e, também, para modernizar o seu estabelecimento. Vem com a gente! 

6 formas de pagamento para acrescentar hoje no seu restaurante

Como consumidor, você já passou por alguma situação desconfortável que envolvesse a hora de pagar a conta? E como empresário, já ocorreu de perder alguma venda por aceitar somente uma forma de pagamento? 

Pode parecer que não, mas ainda é bem comum encontrar lugares que aceitam apenas o dinheiro ou cartão de débito para pagamento. Porém, não são todas as bandeiras de cartões aceitas e imprevistos podem acontecer (como a rede fora do ar).

Sabemos que bom atendimento e boa qualidade das refeições são fundamentais para conquistar novos clientes. Ainda assim, pensar em alguns benefícios para seus consumidores pode ser um diferencial poderoso em relação aos seus concorrentes.

Algumas formas de pagamento para você incluir hoje mesmo, além do dinheiro, são:

1. Cartão de Crédito

Como falamos um pouco mais acima, ainda é comum encontrar lugares que não aceitam cartão de crédito. 

Este é um meio básico e muito procurado pelos consumidores, porque muitas vezes oferece condições para aliviar o bolso e, também, mais segurança em casos de roubo ou perda. Além disso, muitas empresas costumam oferecer bônus ou pontos nas compras realizadas.

2. Cartão de Débito

O cartão de débito não pode faltar no seu estabelecimento. 

Funciona como o dinheiro, mas confere muito mais praticidade, agilidade e comodidade. Da mesma forma que o crédito, o débito também oferece mais segurança quando o cartão é roubado ou perdido.

Muitos clientes gostam desse meio, por preferirem pagamentos à vista, debitado diretamente do saldo bancário. Ah, e você ainda pode incluir os vales alimentação e refeição no recebimento! 

3. Pix

O Pix foi anunciado pelo Banco Central em fevereiro de 2020 e passou a ser permitido a partir de novembro do mesmo ano. 

Esse modelo é uma forma de pagamento instantâneo que não é cobrada nenhuma taxa pelo serviço e ainda possui muita versatilidade, por ser integrado entre todos os bancos. Ou seja, você pode fazer qualquer transação, para qualquer banco, a qualquer dia e hora, incluindo fim de semanas e feriados!

Para fazer um pagamento pelo Pix, é só ler o QR code disponibilizado pelo estabelecimento, inserir os dados e pronto. Uma das maiores vantagens, é não precisar usar dinheiro em espécie, cartão de débito ou crédito e nem precisa ter maquininha. Todo o processo é feito pelo próprio smartphone. 

4. Pagamento por aproximação

A pandemia do coronavírus fez com que algumas medidas fossem tomadas e alguns hábitos fossem repensados.

O pagamento por aproximação ainda é pouco utilizado no Brasil, mas tem alto potencial de crescimento e expansão. Esta solução pode ser usada em um cartão de crédito ou débito (que tenha essa modalidade), ou com a aproximação do smartphone ou smartwatch que tenha a tecnologia (Near Field Communication)  disponível.

Esse tipo de pagamento oferece muita facilidade, praticidade e segurança aos clientes. 

5. Carteira Digital

As carteiras digitais se assemelham muito aos bancos. 

Esse método de pagamento, serve para facilitar as compras online e as compras presenciais. Também conhecidas como e-wallet, elas armazenam todas as informações importantes dos seus cartões físicos e virtuais (sem compartilhar com nenhum estabelecimento) e te permite fazer pagamentos por aproximação, usando o seu smartphone.

6. Pagamento via SMS

Essa forma ainda é muito pouco conhecida e utilizada, mas é possível.

É uma forma oferecida pelas operadoras de celular do Brasil e só funciona se clientes e estabelecimentos possuem as mesmas condições e soluções de uma operadora de celular. 

Uma das maneiras de habilitar essa modalidade é pelo site Tá Pago, no qual o comerciante e clientes precisam se cadastrar. A transação ocorre de forma muito simples: primeiro o cliente informa o seu CPF e o estabelecimento informa o valor da conta a ser paga. Feito isso, o consumidor recebe uma senha via SMS pela plataforma, que deve ser repassada ao dono do restaurante. 

> Conheça o ERPbanking da Sfhera para ajudar na organização financeira da sua empresa.

Vantagens e benefícios

Vale a pena investir em variadas formas de pagamento? Sim! Com essas possibilidades, você:

  • Oferece mais opções aos seus clientes: ou seja, mais comodidade e facilidade. Isso é ótimo para atrair novos consumidores para o seu negócio e ainda trabalhar a fidelização deles.
  • Evita perda de vendas: aceitando diferentes métodos, você amplia a sua clientela, porque pode se tornar a melhor opção para as pessoas que estão em dúvida entre você e seu concorrente.
  • Aumenta o faturamento: se você tem mais opções, tem mais chances de vendas, e, consequentemente, pode aumentar o faturamento do seu negócio. Avalie a relação custo-benefício de acrescentar essas novas propostas ao seu estabelecimento e quais valem mais a pena para o seu público.

Conclusão

As tecnologias não param de inovar e, por isso, é importante estarmos sempre atualizados. Além disso, a pandemia do novo coronavírus contribuiu para que muitas mudanças começassem a ser colocadas em prática, devido aos novos hábitos adquiridos e possuem muitas chances de se manterem num período pós pandemia.

O que você achou sobre o conteúdo? Quais são as formas de pagamento que existem hoje no seu estabelecimento?
Acompanhe as nossas redes sociais e o nosso blog para conteúdos como esses!

0 CommentsComentários fechados

Leave a comment

DeliveryVIP © Copyright 2022. Todos direitos reservados.