Não é novidade que a presença digital é um requisito fundamental para empreendimentos do setor alimentício. Com a mudança do consumo para a internet, grande parte das compras atualmente são realizadas por meio de smartphones e computadores, e por isso, é preciso ter atenção no posicionamento da sua empresa na rede e também das ferramentas e recursos que você disponibiliza para a venda.

Uma pesquisa realizada pela Statista, empresa especializada em dados do mercado, revela que o Brasil foi destaque em delivery na América Latina em 2020, respondendo por quase metade dos números (48,77%). Nesse contexto, é importante incluir que a pandemia de Covid-19 estimulou grande parte do mercado a aderir modelos delivery, uma vez que se tornaram a forma mais segura de consumir. 

No entanto, para aproveitar toda a potencialidade das vendas na internet é preciso buscar informações e conhecimento sobre o funcionamento dessas ferramentas. Uma delas é o WhatsApp Business, uma variação do aplicativo gratuito whatsapp que possui funcionalidades específicas para o atendimento comercial. Com ele é possível,  por exemplo, ter um perfil profissional que informe horário de funcionamento, catálogo e outras informações fundamentais para o processo de compra de produtos ou serviços.

No caso do segmento alimentício, ele permitiu que os pedidos fossem feitos de forma mais rápida, além de estreitar os laços entre a empresa e o seu cliente. Aqui no texto, você vai conferir todos os benefícios e funcionalidades para potencializar o seu negócio.

1. O que é o WhatsApp Business

Apesar de ter sido desenvolvido antes, o whatsapp business só passou a estar disponível no Brasil em 2018. Com um foco direcionado à experiência do cliente e a praticidade de atendimento e gestão dos negócios, as inovações propostas pelo app são, basicamente:

  • Layout próprio de conta comercial que ajuda a evitar fraudes;
  • Envio de respostas automáticas para agilizar o processo de atendimento: essas respostas podem incluir uma saudação, ou mesmo uma instrução para que o cliente já envie informações necessárias sobre o serviço que precisa ou o produto que deseja comprar;
  • Possibilidade de criar uma página de perfil com informações base do seu negócio, incluindo os contatos necessários para que os clientes possam te encontrar, como o endereço, email, site.
     
  • Descrição dos serviços e produtos, como uma espécie de catálogo;
  • Acesso a dados e métricas que auxiliam a entender a jornada de compra do cliente.

É importante mencionar que o usuário não precisa realizar nenhuma ação diferente para interagir com a conta business. Somente os negócios precisam baixar a versão específica, mas a interface permanece idêntica e integrada ao Whatsapp convencional.

2. Qual é a importância de utilizar essa ferramenta?

Se você ainda tem dúvidas de que o whatsapp é uma ótima ferramenta para a geração de negócios e oportunidades, basta compreender alguns números. De acordo com estudo do Morning Consult, cerca de 80% dos pequenos negócios no Brasil usam o aplicativo para se conectar aos clientes. 

Esse dado significa que, mais que uma oportunidade de geração de negócios, o whatsapp já faz parte do cotidiano das pessoas. Nesse sentido, é um espaço importante de geração de conteúdo, possibilidades de feedback e de desenvolvimento de ações e campanhas. 

É importante observar que o whatsapp business sozinho, pode não ser suficiente para suprir todas as suas necessidades, especialmente voltada a integração das informações com dados dos clientes, informações para entregas e outras necessidades. Por isso, o ideal é que você saiba combinar aquilo que possuem de melhor.

Com funcionalidades completas desde o autoatendimento até a completa integração à marketplaces, o DeliveryVIP oferece soluções que atendem suas necessidades de ponta a ponta, e ainda potencializa a sua presença digital. Saiba mais sobre a solução.

3. Como utilizar o WhatsApp Business para setor alimentício?

Apesar de ser um aplicativo de fácil utilização, justamente por estar integrado à interface que grande parte da população utiliza, no caso do setor alimentício, é interessante estar atento às especificidades do segmento.

• Cuide da apresentação do seu perfil de forma completa 

É preciso uma dose de profissionalismo e um cuidado com sua marca para que a experiência do cliente com sua empresa no whatsapp seja proveitosa. Assim, cuide para que seu logotipo, nome e contatos estejam atualizados. Não dá pra perder venda de pedidos porque o número do estabelecimento está errado, certo?

• Crie um catálogo e exiba seus produtos

A funcionalidade do catálogo no whatsapp business é fundamental para apresentar seus produtos de uma forma simpels e objetiva, de modo que o cliente tenha em mãos todas as informações que precisa sobre o seu produto.

4. Como criar um catálogo dos meus produtos?

Ao baixar o app, basta clicar em Configurações > Configurações da Empresa > Selecionar a ferramenta Catálogo e clicar  no botão “adicionar um produto ou serviço”. 

Para adicionar imagens, clique no ícone da câmera, e escolha em sua galeria aquela imagem que irá representar seu produto > Depois forneça um nome, valor, e uma breve descrição do produto para que seu cliente conheça minimamente do que se trata.

Você precisará repetir esse processo para cada produto que quiser adicionar ao seu catálogo. E pronto! É só aproveitar os benefícios.

• Personalize mensagens simples, mas atenciosas

As mensagens personalizadas podem ser aliadas para o atendimento ao cliente. Com elas, você consegue direcionar o cliente para uma atividade ou pedir que aguarde o atendimento de um colaborador, mas as funções não param por aí.

Se você tem uma hamburgueria, por exemplo, pode aproveitar para confirmar informações como o ponto da carne, fazendo toda a diferença na experiência final.

 Para configurar sua mensagem de saudação é simples:

Configurações > Ferramentas comerciais > Mensagem de saudação.

Lá você precisa ativar a opção de mensagem de saudação e personalizar o destinatário para definir os critérios de recebimento.

• Organize seus clientes de forma personalizada

Outra funcionalidade muito interessante do WhatsApp Business para o setor alimentício é permitir a marcação de clientes por etiquetas. Assim, para clientes que já foram atendidos por você, é possível agrupá-los e fazer campanhas específicas (como descontos progressivos, delivery grátis, entre outras).

Se você gostou dessas dicas, não deixe de conferir outros materiais em nosso blog com tudo o que você precisa saber para melhorar (e aumentar) suas vendas.

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