Preocupar e cuidar do meio ambiente é um dever de todos. 

O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e das empresas, que vêm buscando formas e inspirações para se reinventarem e adotarem práticas mais saudáveis.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, mostra que nove em cada dez dos brasileiros entrevistados (91%), acreditam que a natureza não está protegida da forma que deveria. Portanto, muitas delas se importam e são influenciadas, sim, pelos valores e pelas ações praticadas dos lugares que costumam frequentar. 

A concorrência é muito alta e é preciso inovar para se destacar. Além disso, existem muitos desafios a serem superados, novos hábitos a serem adaptados e atualizar os padrões de produção e consumo. 

Mas, ser sustentável, não significa apenas oferecer refeições mais saudáveis. Ela está presente tanto nas pequenas quanto nas grandes ações da nossa rotina e que, muitas vezes, não damos conta do impacto ambiental, social e econômico que elas causam.

Por isso, nós separamos algumas explicações e algumas boas práticas a serem adotadas hoje mesmo para tornar o seu restaurante sustentável. Vem com a gente! 

O que significa ser sustentável e quais são as vantagens para o seu estabelecimento?

Vivemos em um mundo consumista, onde existem alguns hábitos já enraizados e que podem ser, em um primeiro momento, difíceis de mudar. Mas essas mudanças são de grande importância e extremamente necessárias.

Sustentabilidade e meio ambiente são assuntos indispensáveis. Ser sustentável significa equilibrar a vida suprindo as necessidades do ser humano e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e os recursos naturais sem prejudicar as gerações futuras.

Essa é uma tendência e vem ganhando cada vez mais espaço na vida de indivíduos que se preocupam com o futuro do planeta e com as consequências causadas pelo consumo desenfreado e inconsciente.

Existem diversas vantagens para empresas que adotam medidas e práticas sustentáveis, que vão além da contribuição com o meio ambiente:

  • Atrai mais clientes que possuem os mesmos valores que os seus;
  • Destaque dos concorrentes;
  • Aumenta a visibilidade;
  • Valoriza os negócios locais;
  • Estimula a produção e o consumo de alimentos mais saudáveis.

Boas práticas para adotar e tornar o seu restaurante sustentável

Você vai perceber que para ser sustentável não precisa, necessariamente, fazer investimentos caros. São pequenas ações que incluímos no dia-a-dia que, sem percebermos, já fazem uma grande diferença e minimizam os impactos ambientais. 

1. Alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos são aqueles que possuem como principal característica a não utilização de conservantes, substâncias químicas e agrotóxicos. Além de contribuir com a natureza, esses alimentos são mais saudáveis e colaboram, também, com a saúde das pessoas que os consomem. 

2. Economia de água e energia

Esse é um dos tópicos mais preocupantes para empresários, uma vez que o consumo de água e energia em excesso impacta diretamente na economia.

Muitas vezes, não percebemos que essa economia está nos pequenos detalhes. Portanto, para mudar alguns hábitos, conscientize os seus clientes e a sua equipe com cartazes e avisos espalhados pelo restaurante em pontos estratégicos (como banheiros e cozinha) e invista em reformas e equipamentos que evitam o desperdício.

Outras medidas simples que podem ajudar são:

  • Ensaboar pratos, talheres, copos e panelas antes de enxaguar;
  • Investir em equipamentos automáticos que controlam o fluxo de água;
  • Instalação de lâmpadas de LED;
  • Sistemas de captação e reutilização da água de chuva;

3. Evite desperdício de alimento

Você sabia que o Brasil está entre um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo? Segundo uma pesquisa, no Brasil, 40% de tudo o que é produzido é jogado no lixo. 

Uma das formas de evitar o desperdício é ter um estoque bem organizado e planejar suas compras. Além disso, existem formas de reaproveitar sobras de alguns ingredientes utilizados na preparação dos pratos e, também, formas de alertar seus clientes sobre o desperdício de alimentos.

4. Reciclagem e coleta seletiva

A coleta seletiva e a reciclagem são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Elas são importantes, pois cada tipo de resíduo tem um processo diferente para ser reciclado e reutilizado e, quando misturado, esse processo pode se tornar mais caro e, até mesmo, inviável. 

Resíduo orgânico: são aqueles de origem animal ou vegetal que sofrem decomposição natural, tais como cascas de frutas, restos de alimentos e etc. 

Resíduo reciclado: são aqueles que podem ser reaproveitados, como plástico, papel, metal e vidro. 

Ainda existem os resíduos que necessitam de descarte especial, como alguns tipos de eletrônicos que podem conter metais pesados. Portanto, fique atento a isso! 

O descarte correto do lixo ajuda a diminuir a poluição, os gastos com a limpeza urbana e ajuda na economia de água e energia.

5. Decoração e espaço físico

A decoração do seu espaço físico é um diferencial e atrativo para o seu cliente se sentir mais confortável e a vontade. Além disso, é uma forma de condizer com os valores aplicados no seu restaurante. 

Para se ter uma decoração sustentável, você pode:

  • Criar um projeto para deixar o local mais arejado, para circular o ar e aproveitar o máximo da iluminação natural durante o dia;
  • Se não tiver um espaço externo, crie jardins verticais;
  • Aposte em mesas e cadeiras com materiais sustentáveis, como o bambu;
  • Utilize cores que remetem ao ambiente saudável, como o verde.

> Marketing Sensorial: como aplicar no seu restaurante.

Como aplicar o conceito no seu delivery?

Agora, como expandir o conceito de sustentabilidade para os estabelecimentos que trabalham com delivery? É bem simples.

Além de todas as dicas acima, existe uma série de boas práticas que podem ser aplicadas:

  • Utilizar embalagens retornáveis e incentivar o seu cliente a dar preferência a elas;
  • Sempre que possível, fazer entregas de bicicleta;
  • Substitua plásticos por embalagens sustentáveis;
  • Estimule e crie promoções para seus clientes adquirirem hábitos 

Conclusão

O consumo consciente e pequenas mudanças de hábitos refletem nas questões ambientais, econômicas e sociais. 

Qual das medidas que falamos acima, você já usa no seu restaurante? 

Continue acompanhando as nossas redes sociais e o nosso blog para mais dicas e informações sobre o setor alimentício!

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.