A pandemia de Covid-19, sem dúvidas, trouxe consequências dolorosas, como a perda de mais de 5 milhões de pessoas no mundo inteiro. Depois de quase 2 anos de isolamento social, graças ao trabalho de milhares de cientistas, a vacinação tem permitido uma flexibilização do distanciamento, de modo que as pessoas começam a vislumbrar um futuro em que será possível restabelecer alguns hábitos e atividades. 

Mas o que fica e o que sai de cena no comportamento das pessoas depois da pandemia? É possível que os setores do comércio se antecipem para atender melhor esse novo momento? É sobre isso que vamos falar mais aqui neste texto, focando especialmente nas tendências para o delivery em 20222.

Mas, antes de entender os comportamentos que estarão presentes em 2022, é preciso compreender o que de fato transformou nossos hábitos nesses últimos anos. Um primeiro ponto está ligado à realização de compras online. Com a realidade de distanciamento social, os canais de venda online eram os únicos que se mostravam realmente seguros para as pessoas consumirem produtos e mercadorias, e o serviço de delivery, que já era importante, virou essencial. 

Sem dúvida, essa é uma mudança que pode ser comprovada pelo aumento das vendas em e-commerce e em canais digitais, e promete continuar nos próximos anos. Além disso, as pessoas também ficaram mais atentas ao posicionamento das marcas, tanto em relação à política de trabalho oferecida para os colaboradores, mas também à coerência das atitudes perante ao público, ao planeta e ao discurso que pregam. Por isso, abaixo, vamos detalhar como algumas dessas mudanças afetaram o comportamento do consumidor e serão tendências para o delivery em 2022.

Oportunidade de fidelização de clientes

A oportunidade de fidelização parte do aprendizado adquirido pelos consumidores para realizarem compras online. Afinal, se antes da pandemia muitas pessoas ainda eram resistentes à digitalização (tanto donos e donas de lojas, quanto clientes), com a pandemia, todos aprenderam que comprar online pode ser uma experiência positiva e igualmente prazerosa. Assim, com esse aprendizado da compra online por parte do público, é hora da sua empresa traçar uma estratégia de fidelização, que fará esses clientes continuarem interessados em comprar os seus produtos.

Mas como fazer isso? A resposta é direta, mas não é simples: estudando o comportamento do seu público. É fundamental que você tenha entendido, nessa fase, quais são os serviços e produtos que seu público mais busca/precisa, e assim buscar melhorias que possam ser feitas nessa aquisição. 

Quer uma dica? Realize uma pesquisa com seus clientes e pergunte e a eles quais produtos gostaria que fossem incluídos nas vendas, o que você pode melhorar no atendimento. A partir daí podem sair insights de parcerias e ações que podem ser colocadas em prática hoje.

Omnichannel

Você já ouviu falar de estratégias Omnichannel? Bem, se não, é hora de conhecer, pois ela é uma das apostas que reafirmam seu lugar nas tendências para o delivery e para outros segmentos em 2022. Se fossemos tentar traduzir a palavra para o português, chegaríamos a algo próximo de “todos os canais”. No entanto, o conceito de omnichannel pode ser melhor compreendido a partir de uma estratégia que tem como objetivo criar uma experiência de compra centrada no consumidor. Por isso, nessa estratégia, a ideia é trabalhar a integração de canais de modo a proporcionar uma postura phygital da empresa, ou seja, em que o meio físico esteja de alguma forma conectado ao digital. 

O que está em jogo aqui é que o cliente precisa ter autonomia para decidir qual dos canais oferecidos pela empresa faz mais sentido para ele realizar sua compra. Por exemplo, imagine que você está passando em uma loja de produtos artesanais, mas não deseja realizar uma compra ali naquele momento. No entanto, a loja te oferece um card com os contatos e o site onde você pode realizar compras e receber tudo no conforto da sua casa.

Essa tendência de integrar cada vez mais os meios off e online e produzir um ambiente onicanal traz benefícios práticos para a marca, tanto em relação a uma maior cobertura de mercado, a redução do custo de vendas e também uma venda mais personalizada, em que a decisão de compra do cliente é central.

Experiência do usuário nos canais online

Em termos de delivery, talvez um dos pontos mais sensíveis seja compreender como melhorar a experiência do usuário nos canais online. E essa é uma tendência que merece estudo e investimento, afinal, existem formas de estruturar uma experiência que estimule a compra e ainda resolva todas as necessidades dos usuários. 

Nesse contexto, uma palavra se sobressai: personalização. É importante compreender que cada jornada de consumo é única, e por isso você precisa estar preparado para oferecer o melhor da sua marca para essa experiência ser positiva.


Na Delivery VIP temos soluções voltadas para o seu controle sobre a sua plataforma de delivery, dando destaque à sua marca, respeitando as necessidades do usuário e com integrações que facilitam a sua operação. Mas isso não significa estar fora dos marketplaces mais acessados do mercado: pelo contrário! Possuímos integração com eles, e sua loja pode estar presente em vários, conservando a identidade e sem taxas! Saiba mais sobre a solução aqui.

Delivery com parcerias, treinamento e orientação 

Para os deliverys, a etapa de entrega é tão fundamental quanto a do pedido, e por isso, precisa de uma atenção especial tanto no que diz respeito à equipe quanto às condições de atendimento e trabalho dos entregadores. Caso você não tenha uma equipe de entregadores que possa treinar e orientar para que a experiência se conclua a mais positiva, uma boa opção é realizar parcerias com os profissionais autônomos, mantendo um bom relacionamento para que as entregas sejam realizadas da melhor forma. O fundamental neste caso é estabelecer relações que respeitem o trabalhador e priorizem o cliente. 

E já que estamos falando mais sobre canais no ambiente online, que tal dar uma olhada no nosso conteúdo sobre whatsapp business? Você já utiliza essa ferramenta? Veja o que você encontra no nosso conteúdo: 

Como criar um catálogo dos meus produtos?

Ao baixar o app, basta clicar em Configurações > Configurações da Empresa > Selecionar a ferramenta Catálogo e clicar  no botão “adicionar um produto ou serviço”. 

Para adicionar imagens, clique no ícone da câmera, e escolha em sua galeria aquela imagem que irá representar seu produto > Depois forneça um nome, valor, e uma breve descrição do produto para que seu cliente conheça minimamente do que se trata.

Você precisará repetir esse processo para cada produto que quiser adicionar ao seu catálogo. E pronto! É só aproveitar os benefícios.

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