Quem trabalha com vendas na internet, sabe o quanto é importante medir o resultado de suas ações para entender de forma mais assertiva, o que está dando certo ou não no seu estabelecimento.

Não adianta focar apenas na qualidade dos alimentos, do serviço presencial e nos preços, se você não entrega uma boa experiência de compra para o seu cliente. Hoje, aplicativos de entrega, como iFood e UberEats, fez com que os consumidores se tornassem ainda mais exigentes.

Um acompanhamento mais detalhado é uma das principais maneiras de garantir o sucesso da sua empresa, pois é por meio dessas análises que você vai conseguir traçar estratégias mais direcionadas de acordo com o seu objetivo. Isso permite que o seu restaurante cresça de forma saudável. 

Para isso, existem os famosos KPI’s (indicadores de desempenho) e as principais métricas para ficar de olho no seu delivery. Afinal, hoje uma boa reputação pode fazer total diferença para o seu negócio no meio de tanta concorrência, não é verdade?

Mas, graças ao avanço da tecnologia, ao longo do tempo foram sendo desenvolvidas várias plataformas e ferramentas que pudessem auxiliar no gerenciamento do restaurante como um todo, incluindo o delivery, além de ajudar o consumidor a se adaptar à nova era digital.

Quer conhecer melhor o que são essas métricas e qual é a importância dela para o seu negócio? Continue a leitura! 🤓

O que são métricas e por que é importante acompanhá-las?

Métricas de vendas são resultados numéricos utilizados para acompanhar o desempenho das vendas do seu negócio. Esses números são extremamente importantes, porque é por meio deles que é possível perceber onde estão os erros e, assim, criar estratégias mais direcionadas para a resolução dos problemas e melhora dos resultados, com o objetivo de atingir as metas estipuladas para que a empresa se desenvolva.

Quais as principais métricas para as vendas de comida na internet

Existem alguns indicadores que são imprescindíveis para uma tomada de decisão mais coerente de acordo com o momento atual da sua empresa. 

Mas, se você está presente nas redes sociais, deve tomar cuidado com aquelas métricas da vaidade que, até certo ponto são importantes, mas não são elas que medem realmente o seu resultado de vendas. 

Essas métricas de vaidade são as curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações.

Elas são importantes para medir o nível de engajamento que suas publicações impactam os usuários e os seus seguidores, mas não são elas que medem o volume de vendas. Além disso, não são elas que devem orientar nos processos de decisão dentro da sua empresa.

Por isso é importante separá-las!

Para o seu delivery, é importante tomar como base os principais indicadores de vendas, para saber se esses números estão de acordo com as suas metas ou não. Entre as principais métricas de vendas do seu delivery, estão:

• Número de entregas:

Pode parecer óbvio, mas essa é a principal métrica a ser tomada como base para poder avaliar as outras próximas. Ela pode ser feita por mês, trimestre, semestre ou por ano, dependendo da sua forma de avaliação. 

Mede a quantidade de pedidos concluídos com sucesso. 

• Custo das entregas:

O custo médio de entrega, depende de alguns fatores específicos, que envolve os custos do entregador, do veículo e combustível, dividido pela distância total percorrida durante o período avaliado. 

O resultado deste item pode ser vantajoso para reduzir algumas situações que podem estar gerando prejuízo para a sua empresa, como o tempo ocioso. Por isso alguns aplicativos de entrega distribuem os entregadores de forma que eles tenham um fluxo contínuo.

Outra opção para otimizar as entregas, é optar por terceirizar o serviço ou contratar um serviço de otimização de rotas.

• Índice de satisfação dos clientes

Essa métrica é medida com base no feedback dos clientes.

Esses retornos são muito importantes, pois é possível melhorar o serviço em pontos específicos. Além disso, feedbacks podem influenciar na tomada de decisão de outros consumidores!

Para isso, temos: 

0 a 5 – clientes insatisfeitos

6 a 8 – neutros

9 a 10 – satisfeitos

• Custo da mercadoria vendida

Aqui, calcule o custo dos itens do cardápio por pedido. 

Esse valor pode variar de acordo com as estações do ano, demanda e os custos variáveis do restaurante. Com o valor em mãos, é possível otimizar o tempo e reduzir o desperdício.

> Confira como precificar os itens do seu cardápio

> Saiba como gerenciar o seu estoque

• Tempo médio gasto para entrega de cada pedido

Calculando o tempo médio das entregas, você consegue planejar melhores estratégias para a otimização das rotas, ajudando a economizar tempo e combustível.

Uma dica é comparar esses valores em períodos iguais, para conseguir identificar de forma mais eficiente onde o problema está e, assim, arrumar uma solução.

• Erros nas entregas

Os erros devem ser evitados, porque além de causar frustração no cliente, podendo ele avaliar o seu estabelecimento de forma negativa, causam retrabalho e, consequentemente, mais gasto para o seu estabelecimento. 

Ferramentas de gestão de restaurantes são fundamentais para minimizar esses erros, garantindo um nível de satisfação elevado dos seus clientes.

• Formas de pagamento

Avalie cuidadosamente o fluxo de caixa do seu estabelecimento, porque pagamentos com cartão possuem prazos e taxas variadas, de acordo com a prestadora de serviço.

Portanto, é importante balancear tudo o que você está recebendo e o que está gastando, para manter o fluxo de caixa sempre no azul. 

• Custo por aquisição de clientes

Hoje, é fundamental investir em marketing e propaganda! A concorrência é muito grande e se você não estiver no ambiente digital, pode estar perdendo muitas oportunidades!

Por isso, você deve saber o custo médio para divulgação investido (seja em estratégias online ou tradicionais), entender o número de leads (potenciais clientes interessados) e analisar a taxa de conversão desses leads, ou seja, quantas vendas foram geradas ao final desse processo.

• Porcentagem anual de crescimento

Calcule a receita do ano atual e diminua com o do ano anterior e multiplique por 100. Dessa forma, você encontra o seu percentual de crescimento do período.

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