Instagram para delivery: como colocar o link de sua loja nos stories?

Para quem utiliza as redes sociais de forma constante, sabe que seus recursos e funcionalidades estão sempre em mudança. Afinal, muitas vezes os comportamentos e necessidades das pessoas vão mudando – em algumas vezes influenciados pelas mídias e, em outros casos, modificando a dinâmica dessas próprias plataformas.

Criado em 2010, o instagram é uma rede social que já ocupa um lugar importante no cotidiano dos brasileiros. Assim, por conta dessa presença, tornou-se também uma rede social muito importante para as vendas, uma vez que apresenta soluções, oferece entretenimento e atua em uma relação afetiva com os usuários.

No entanto, algumas funcionalidades da rede foram evoluindo ao longo dos anos, e alguns recursos que antes não estavam disponíveis, agora podem ser usados por todas as pessoas da rede. Um exemplo dessas funcionalidades é o recurso de inserir links nos stories, uma ação que facilita a tomada de decisões, especialmente as decisões ligadas à compra de produtos. Assim, aqui neste texto você vai conferir o passo a passo para utilizar essa ferramenta a seu favor, a partir dos seguintes temas:

  • A importância do instagram para as empresas
  • Contexto delivery: como utilizar a ferramenta a favor do seu negócio
  • Principais ferramentas 
  • Passo a passo de como usar o link nos stories

Aqui na Delivery VIP, acreditamos que é importante utilizar as ferramentas para ressaltar os pontos fortes dos negócios, e por isso apostamos no desenvolvimento de conteúdos compartilhados, que sejam úteis para os nossos clientes. Para sugerir ou conferir outros temas, siga nossa página nas redes sociais clicando aqui.

A importância do instagram para as empresas

Desde que a internet reconfigurou o modo como realizamos as compras (especialmente a partir da possibilidade de pesquisar, comparar e conhecer tudo sobre um produto), as empresas precisaram (e ainda precisam) não só adaptarem-se a necessidade de estar presente na rede, mas também conhecer como seu público atua e se comporta, além de quais dinâmicas e conexões estabelece nesses espaços.

Em 2010, quando o Instagram surgiu, um novo nível de apelo às imagens foi acrescentado à dinâmica já existente das redes (principalmente facebook e twitter). Assim, com o foco nas fotografias, as empresas precisaram encontrar as melhores formas de apresentar seus produtos – com um zelo e cuidado que exigia também recursos técnicos (boa câmera) e um senso estético mais apurado.

Com essa exposição, foi possível acrescentar novos estímulos às compras dos consumidores. Afinal, em um universo de ofertas na rede é interessante que o consumidor possa conhecer os detalhes do produto. No entanto, um outro elemento da rede foi importante para estreitar os laços com o consumidor: a possibilidade de se relacionar não só com o produto, mas também com as marcas por trás desses serviços. Assim, além de apresentar os produtos, o instagram também possibilitou uma relação mais próxima entre as empresas e seus públicos.

Contexto delivery: como utilizar a ferramenta a favor do seu negócio

É concreto dizer que apesar do Instagram oferecer muitos benefícios para as empresas criarem conexões com seus públicos, cada negócio precisará desenvolver uma estratégia que respeite a dinâmica do seu segmento.

Nesse caso, se falamos de um serviço com uma venda complexa (por exemplo, a venda de apartamentos), é preciso que a marca saiba utilizar a rede de modo a transparecer confiança, explicando todas as etapas para se adquirir aquele produto.

  • Mas e para os segmentos de  negócios delivery? Como é possível utilizar o instagram para potencializar as vendas?

Para quem já acumula experiências nesse segmento, sabe que a divulgação dos produtos de uma forma bem feita faz toda a diferença para as vendas. Assim, para tirar o máximo do instagram para sua loja, é preciso:

  • Construir um perfil empresarial, com contatos atualizados, descrição e foto de perfil do seu negócio;
  • Definir um tom de comunicação com seu público, que permita a identificação das pessoas com o seu tipo de conteúdo;
  • Realizar postagens constantes com todas as informações necessárias para a pessoa entrar em contato (ainda que seja direcionando para outros canais).

Principais ferramentas do instagram

Agora que você já compreendeu o contexto do surgimento do Instagram e quais foram as principais mudanças trazidas pela rede, é hora de conhecer alguns detalhes sobre as ferramentas e funcionalidades da rede, articuladas às estratégias de vendas do seu delivery. São elas:

• Publicações no feed

O feed é uma área específica do perfil de cada usuário, e é muito importante pois representa a área que caracteriza aquele perfil, como nome, descrição, e seus principais conteúdos, desde fotos a vídeos. Por isso, é importante que o feed seja construído de modo a gerar engajamento com o público sem se esquecer desse fator da temporalidade, em que os conteúdos estarão disponíveis também para clientes que chegam para conhecer sua marca e seus  produtos pela primeira vez. Portanto, a publicação de informações relevantes é fundamental em um feed bem estruturado.

• Destaques

Os destaques representam uma série de conteúdos que podem ser armazenados em um lugar estratégico do perfil. Assim, é possível separar esses conteúdos por temáticas, e usar esses espaços para fixar conteúdos relevantes para o seu negócio. Neste espaço, uma boa dica é separar um destaque para o cardápio, informações sobre os produtos, a política de entrega, etc.

• Stories

Muito populares entre os usuários da rede, os stories são uma ferramenta de postagem de conteúdo que permanece disponível apenas por 24h. Por isso, são ideais para conteúdos interativos, que precisam comunicar uma determinada urgência, ou ainda, mostrar a empresa por uma perspectiva mais aprofundada, evidenciando processos, atendimentos, e até mesmo os bastidores da produção dos produtos.

• IGTV

O IGTV oferece mais recursos para a criação de vídeos e conteúdos maiores, sendo utilizados para ensinar receitas, gravar depoimentos de clientes, ou mesmo outros conteúdos informativos.

Passo a passo de como usar o link nos stories

O link nos stories possibilita uma ação muito relevante para as vendas, que é direcionar o usuário para uma ação. Assim, ao clicar no link, esse usuário é direcionado para onde a sua empresa deseja que ele conclua a ação.

Para adicionar o link nos seus stories, siga os seguintes passos:

  1. Abra seu instagram e vá até a ferramenta de criação de stories;
  2. Adicione pela galeria uma imagem que deseja para compor o fundo da sua peça, ou, você pode criar através da ferramenta de criação (caso você deseje que o link seja inserido em um fundo colorido;
  3. Selecione a seção de stickers (que possui um ícone com um rostinho). Nele, você terá a opção de escolher um adesivo “link”.
  4. Nele, você pode colar a URL que deseja, e assim concluir a postagem dos seus stories!

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