Apesar dos excelentes resultados do programa de vacinação contra a Covid-19, muitas pessoas ainda se sentem mais seguras em manter algumas práticas adquiridas neste período. Isolamento social, o uso de máscaras de proteção, e a aplicação de álcool em gel nas mãos são alguns exemplos de hábitos que ainda fazem parte da rotina de muitas pessoas aqui no país. 

Além disso, com o inverno chegando e variações no aumento de novos casos da doença, instituições como prefeituras e agências de saúde já voltam a recomendar algumas delas de forma organizada. No entanto, você acredita ser possível definir alguns comportamentos que vieram para ficar na rotina do(a) brasileiro(a)? 

Aqui neste texto, vamos falar sobre algumas práticas que têm sido observadas especificamente no segmento de food/alimentação. Ou seja, o que restaurantes, hamburguerias, pizzarias, bares, docerias e outros estabelecimentos já vem observando em termos de práticas e comportamentos do consumidor que vão permanecer independente da vivência da pandemia. 

1. Atenção à qualidade e limpeza dos alimentos/estabelecimentos 

Ainda no início da pandemia, quando as recomendações de saúde ainda estavam sendo oficializadas, muitas pessoas começaram a criar o hábito de limpar meticulosamente todos os alimentos. Apesar de, com o tempo, entendermos quais eram os cuidados necessários para a proteção da Covid-19, hoje, a limpeza ganhou mais destaque nas experiências de consumo no segmento food. 

Em uma pesquisa realizada pela Galunion, em 2020, apontou alguns fatores que eram e ainda são decisivos para as pessoas confiarem em um estabelecimento para realizar o consumo de uma refeição, que são:

  • 73% práticas de higiene e limpeza evidentes (instalações, etc);
  • 59% Funcionários da cozinha com uso regular de luvas e proteção de cabelos, etc;
  • 49% Lacre inviolável da embalagem para comida a ser transportada (delivery ou levar para casa);
  • 48% Cozinha sem aglomerações, apenas com funcionários essenciais
  • 47%Reputação do estabelecimento verificada pela opinião de clientes usuários em apps e outras ferramentas;
  • 42% Utilização de itens descartáveis para delivery;
  • 40% Organização do fluxo de estabelecimento, onde comida pronta não cruza com pratos usados, ou a retirada de lixo e similares;
  • 38% Marca do estabelecimento reconhecida e com boa reputação;
  • 24% Estabelecimentos na vizinhança – incluindo pequenos negócios;
  • 15% Buffets com comida para self-service com protetores de vidros.

2. Necessidade de constante e fortalecimento do delivery

O delivery foi a opção mais segura para o consumo de refeições durante grande parte da pandemia. Por isso, muitos clientes que não estavam habituados a este tipo de serviço passaram a experimentar o consumo no conforto do seu lar e a preferir a praticidade dessa solução. Algumas estatísticas sobre o aumento dos pedidos delivery comprovam essa tendência.

Assim, mesmo que os estabelecimentos estejam vivendo agora uma onda de abertura, sem dúvida os deliverys representam uma fatia importante das vendas de grande parte dos estabelecimentos food. Afinal, em uma rotina cada vez mais atribulada, a versatilidade de oferecer os pedidos para entrega facilitam para que o cliente tenha mais controle e liberdade de escolher como quer consumir o produto.

No entanto, também é verdade que a venda em delivery traz desafios. Portanto, é importante se atentar para algumas práticas nessa área, como:

  • Canais atualizados e funcionalidades em dia
  • Cuidado com a marca e um design agradável
  • Atenção aos pontos de contato e esteja pronto para lidar com as críticas
  • Cuidados na entrega fazem toda a diferença
  • Plataformas que te forneçam autonomia e liberdade para valorizar a sua marca

3. Investimento em atendimento imediato

Uma outra tendência que tem relação com o delivery e os pedidos online é a necessidade de um atendimento veloz, quase imediato. Afinal, se os pedidos no modelo delivery estão aumentando, é necessário que você utilize uma plataforma especializada nesse tipo de operação para não acabar frustrando os clientes. 

Novamente, as plataformas próprias de delivery oferecem muito mais vantagens se pensarmos nessa necessidade do cliente ser atendido rapidamente, uma vez que tudo é feito de forma automatizada. Além disso, a ausência de taxas a serem pagas ao utilizar o marketplace de outra empresa é um benefício que merece ser considerado nessa equação. 

Além disso, estamos falando de um ambiente digital criado exclusivamente para o seu negócio, onde você não dividirá a atenção do seu produto com a concorrência e ainda poderá trabalhar a interface de navegação de forma a promover uma melhor experiência para o seu público

4. Criação e solidificação de uma presença nas redes sociais

Além de oferecer uma plataforma que controle as operações práticas dos pedidos, promoções e demais dinâmicas dos produtos, a presença nas redes sociais se tornou um fator muito importante quando o assunto é conquistar novos e solidificar clientes. Na pesquisa que citamos mais acima no texto, fica claro que o aspecto da confiabilidade é um fator decisivo na compra. Dessa forma, é importante que você cuide da imagem e das avaliações dos seus clientes em suas páginas.

Aqui em nosso blog, falamos muito da importância de escolher canais que sejam compatíveis com o comportamento do seu público. Se você tem dúvida sobre como trabalhar melhor a sua presença digital, confira: 

Marketing para delivery: conheça o essencial que funciona 

Experiência do cliente: por que ela é importante para seu delivery? 

Instagram para delivery: como colocar o link de sua loja nos stories? 

Saiba tudo sobre WhatsApp Business para setor alimentício 

Agora que você já conferiu quais são as práticas no segmento food que vão permanecer após o controle da pandemia, é hora de colocar cada uma delas em prática. Para isso, você pode contar com a praticidade do Delivery VIP, plataforma white label desenvolvida para que você ofereça o melhor de seus produtos para seus clientes sem pagar caro como outros marketplaces. 

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