Pensar na experiência do seu cliente é fundamental não apenas para aumentar o seu público, mas principalmente para fidelizá-lo. Para isso, você precisa estar atento a uma série de pontos importantes do seu negócio, como a comunicação, o atendimento, a qualidade do produto, dentre várias outras. Isso é básico, mas é possível ir além aplicando o Marketing de Experiência. 

Não sabe do que estamos falando? Não se preocupe. Neste texto, vamos te explicar tudo o que você precisa saber para utilizar essa estratégia e tornar o seu delivery marcante para o seu público.

Ao longo desse conteúdo, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é o Marketing de Experiência?
  • Quais são os tipos de experiência?
  • Os 3 V’s do Marketing de Experiência
  • Como aplicar o Marketing de Experiência ao seu Delivery?

Boa leitura!

O que é o Marketing de Experiência?

O Marketing de Experiência, também conhecido como Marketing Sensorial, é uma estratégia que busca gerar uma conexão entre marca e cliente através de ações que despertem sensações e emoções no consumidor. A partir disso, é possível que haja um maior vínculo entre o seu negócio e a pessoa que consome o seu produto ou serviço, estreitando e fortalecendo o relacionamento entre ambos.

Mas por que isso é importante? Porque nos últimos tempos a forma que consumimos qualquer coisa mudou. Sua marca precisa estar preparada para lidar com um consumidor muito mais exigente que busca algo para além do produto ou serviço que está comprando. Existe também um grande interesse na experiência que essa compra vai proporcionar.

O Panorama da Experiência do Consumidor, divulgado em 2021 pela plataforma Opinion Box, apontou que 93% dos consumidores levam a experiência em conta no momento em que vão fazer uma compra. Enquanto isso, 76% dos entrevistados na pesquisa disseram que já deixaram de voltar a consumir um produto ou serviço devido a uma experiência ruim,

Portanto, se você consegue proporcionar uma vivência marcante para o seu cliente, ativando suas emoções e sensações, ele naturalmente passará a associar o seu produto à experiência sensorial vivida ao consumi-lo, aumentando as suas chances de se fidelizar e advogar a favor da marca.

Agora que você já entende qual é a proposta do Marketing de Experiência, é hora de entender quais são as principais formas de explorá-lo. 

Quais são os tipos de experiência?

Existem formas diversas de viver e perceber experiências, e cada uma delas pode ser mais ou menos marcante para cada pessoa. Afinal, possuímos referências e vivências completamente diferentes. Por isso, é importante conhecer bem o seu público para entender qual forma de experiência será mais assertiva para o seu negócio.

Podemos dizer que os cinco principais tipos de experiência são:

1. Sensorial

A experiência sensorial nada mais é do que aquela que ativa os nossos sentidos: olfato, paladar, tato, audição e visão. Para aplicá-la, é preciso propor uma ação sinestésica, capaz de ser registrada de forma agradável pelo nosso corpo.

Sabe você sente o cheirinho da comida da sua avó e automaticamente sente uma sensação de conforto? Ou quando ouve uma música que te transporta para uma lembrança especial em que aquele som estava tocando? É sobre isso que se tratam as experiências sensoriais.

2. Emocional

Qualquer experiência que ative o nosso lado mais emocional pode se tornar marcante. E, mais uma vez, isso varia muito de pessoa para pessoa. Existem aquelas que se emocionam com um filme de romance, com um jogo de futebol de seu time do coração ou assistindo um vídeo fofo na internet, por exemplo.

Se você conhece bem a persona do seu negócio, será fácil identificar a melhor maneira de atingir o seu lado emocional para conectá-la ainda mais à sua marca.

3. Cognitiva

Esse é um tipo de experiência que convida o público à reflexão, a sair de sua bolha e analisar determinada questão por um novo ponto de vista. 

Normalmente, ela é mais impactante e assertiva, quebrando paradigmas, seja no formato ou no discurso. Uma forma de comunicação que costuma explorar a experiência cognitiva são as campanhas em prol de uma causa social, de raça ou gênero, por exemplo.

4. Comportamental

A experiência comportamental convida o público à ação. Ou seja, ela o coloca num papel mais ativo, induzindo-o a interagir com a situação proposta. 

É muito comum ver esse tipo de experiência em ações de marketing de guerrilha, por exemplo. 

5. Identificação

Nós somos seres sociáveis, com uma forte necessidade de nos sentir pertencentes a um grupo que compartilhe valores e experiências semelhantes às nossas. As experiências de identificação buscam justamente mostrar ao público quais são as causas que o seu negócio apoia e as ideias em que acredita, a fim de criar um sentimento de comunidade entre sua marca e seus clientes.

Os três V’s do Marketing de Experiência

Chamamos de três V’s do Marketing de Experiência alguns marcadores que precisam direcionar toda e qualquer ação que se proponha a adotar essa estratégia: Verdade, Vontade e Valor. Abaixo, te explicamos do que se trata cada um deles:

  • Verdade: não há segredo. É muito importante que a comunicação de qualquer negócio seja feita com base na verdade e transparência sempre! Do contrário, o público pode se sentir enganado e, em vez de se fidelizar à sua marca, acabar se tornando um detrator. Na prática, basicamente é importante que você comunique seus valores e ideias reais e, principalmente, aja de acordo com o discurso que vende.
  • Vontade: se você deseja fidelizar, de fato, o seu cliente, você deve ir além do discurso básico de venda. É preciso gerar desejo para que ele sinta que, ao consumir o seu produto, está realizando uma vontade genuína. Para isso, é importante ter uma comunicação consistente, que ouve o seu público e está sempre baseada na verdade.
  • Valor: a ideia de valor está atrelada ao que sua marca proporcionou ao cliente para além de seu produto ou serviço. É o que diferencia o seu negócio da concorrência e vai muito além do preço.

Como aplicar o Marketing de Experiência ao seu Delivery?

Diante de uma realidade em que o delivery está cada vez mais presente na vida do brasileiro a apenas um clique de distância, é muito importante que o seu negócio busque uma forma de se destacar diante do alto número de opções disponíveis em qualquer aplicativo ou marketplace. E o Marketing de Experiência pode te ajudar com isso. Veja algumas formas de aplicá-lo ao seu delivery:

1. Tenha um branding forte

O branding diz respeito à construção da sua marca, desde a identidade visual ao universo verbal. No delivery, o cliente não tem contato com a sua equipe ou espaço físico do seu negócio, por isso, tenha o cuidado que a sua marca esteja inserida na entrega através da embalagem, bilhetes personalizados e brindes.

2. Invista na sua comunicação

O relacionamento com o seu público precisa ser consistente. Se tratando de um delivery, as redes sociais são um ótimo recurso para se manter próximo do público. Mostre quem são as pessoas por trás da sua marca, seus processos e dê espaço para que seus clientes digam o que gostam e o que pode ser melhorado.

Que tal criar um concurso cultural na rede social da sua marca convidando o público a cocriar um novo prato do seu cardápio junto com a sua equipe?

3. Aproveite a oportunidade de conexão gerada pelas datas comemorativas

As datas comemorativas são, normalmente, carregadas de emoção para muitas pessoas. Por isso, é uma ótima oportunidade de se conectar com o público. No Dia das Mães, você pode convidar mulheres para mostrarem sua rotina com os filhos e demais funções, e como o delivery traz mais praticidade em seu dia a dia. 

4. Conheça bem a sua comunidade

Quando você se propõe a transformar a sua marca em uma comunidade, você cria um espaço de grande identificação com a sua persona. Para isso, faça referências a séries e filmes com os quais ela se identifica, crie playlists colaborativas, aposte em fragrâncias nostálgicas, promova encontros para seus clientes… Existe uma série de formas de promover experiências marcantes para o seu público. Basta conhecê-lo e saber o que mais o atrai.
Esperamos que esse conteúdo te ajude a promover ótimas experiências para fidelizar seus clientes. Para ver ter acesso a mais materiais que vão aumentar as vendas do seu delivery, visite o nosso blog!

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