Uma das datas mais importantes para o comércio e para os consumidores está chegando. É ela, a famosa Black Friday! 

A Black Friday é o dia em que ocorre uma grande ação de vendas que é, tradicionalmente, realizada na última sexta-feira do mês de novembro. Isso porque a data teve origem nos Estados Unidos e marca o início das vendas para o Natal, por estar diretamente ligada ao dia de Ação de Graças, que sempre acontece na última quinta-feira de novembro.

Aqui, no Brasil, começou a ser adotada pelos lojistas em 2010 e vem ganhando cada vez mais espaço no gosto dos brasileiros. Hoje, é a segunda data mais importante para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. É isso mesmo! A data ultrapassou alguns dos dias que mais vendem: o dia das mães e o dia dos namorados. 

Devido à pandemia e ao aumento do e-commerce, 2020 teve um recorde de vendas na Black Friday com um faturamento de 4 bilhões de reais, um aumento de 25% em relação a 2019. Para esse ano, as expectativas continuam altas! Mas, com os resultados anteriores, não poderia ser diferente, não é verdade?

Segundo pesquisas, 67% dos brasileiros pretendem voltar a comprar na Black Friday deste ano. Apesar disso, os consumidores estão mais exigentes também, em relação aos produtos e condições oferecidas pelas lojas. 

Os principais fatores de compra são: experiência de compra, o meio ambiente, qualidade, preço e método de pagamento.

Em relação ao nicho, os setores com maior intenção de compras são: alimentos e bebidas, higiene doméstica pessoal e produtos de limpeza e vestuário. (Fonte: e-commerce brasil).

Diante de tudo isso, nós te perguntamos: será que vale a pena criar promoções na Black Friday para delivery? Sim! E vamos mostrar o porquê e algumas ideias de ofertas. Continue a leitura!

Vantagens da Black Friday para Delivery

Esta ocasião é uma ótima oportunidade para melhorar outros fatores além da economia. Algumas das maiores são:

Divulgação de marca

Com bons descontos fica difícil não ser notado!

Uma boa estratégia é ir preparando o consumidor ao longo dos dias com a divulgação do que será feito no dia da Black Friday ou, até mesmo, pequenas promoções específicas para “aquecimento”. Dessa forma, você pode reforçar a lembrança da sua marca na cabeça das pessoas que podem se interessar pelo seu produto. 

Aumento de clientes e chance de fidelização

Com a divulgação, a chance de encontrar novos clientes é muito alta, pois você pode utilizar a data para expandir o raio de atuação.

Além disso, você pode promover junto com as suas promoções, meios de buscar a fidelização desses novos clientes.

• Eleva o ticket médio

Nesta data, normalmente, se eleva o volume de vendas. Portanto, o ideal é pensar em estratégias que visem aumentar as vendas no geral e não só em produtos específicos. Ou seja, pode ser uma ótima oportunidade para você lançar combos, por exemplo, sem, necessariamente, abrir mão de produtos isolados. É apenas mais uma opção de compra para o seu cliente.

• Produtos específicos

Como falamos acima, não é preciso, necessariamente, criar combos e se esquecer dos produtos isolados. Muito pelo contrário!

Aqui, você pode criar promoções diferenciadas para pratos que você queira incentivar o consumo, seja um produto novo ou um que não seja tão pedido.

Como preparar o seu delivery para a Black Friday

Após definir sua data de atuação e as promoções, é preciso se preparar para o aumento no volume de pedidos a fim de garantir que tudo ocorra bem no dia. Afinal, a experiência do cliente é um dos fatores que mais influenciam o retorno ao seu estabelecimento ou não.

Por isso, confira algumas dicas para não passar aperto na hora:

1. Organize bem o seu estoque

É muito frustrante procurar algo e, por falta de ingrediente, não ser possível realizar o pedido que está com promoção. Desse jeito, o que era para ser uma boa experiência, acaba tendo efeito contrário.

Certifique-se, portanto, de que seu estoque é o suficiente para atender todos os clientes!

Para isso, faça um planejamento prévio e, se estiver com dificuldades, tenha como base outras promoções já realizadas pelo seu restaurante para ter ideia. Dessa forma, você garante uma boa experiência 

2. Garanta o suporte

Em um restaurante físico, é mais fácil limitar o número de pessoas. Já no ambiente online, é importante que a sua plataforma esteja preparada para aguentar um volume extra de acessos simultâneos, sem prejudicar a navegação do usuário. 

Para isso, garanta um suporte aos seus clientes e ofereça outros meios de contato, como WhatsApp e telefone. 

3. Se preciso, aumente a equipe de vendas

Como é de se esperar o aumento de pedidos, deixe a equipe preparada! Isso irá evitar dor de cabeça e um demorado tempo de espera por conta do cliente, o que pode fazê-lo desistir de consumir no seu restaurante.

Outro ponto importante, é contratar (ou terceirizar) motoboys, para que o tempo de entrega não ultrapasse os limites estabelecidos. 

> 7 dicas de como reduzir o tempo de entrega 

4. Otimize seu aplicativo ou site

Deixe o seu aplicativo no jeito para que seus usuários encontrem facilmente as promoções em destaque e o que procuram. Garanta, também, que o processo de finalização de compra esteja bem claro e transparente ao final do procedimento, além de oferecer métodos de pagamentos diferenciados. 

5. Negocie com fornecedores

Se é preciso organizar o estoque e a compra for em maior quantidade, pode ser o momento perfeito para você negociar com os seus fornecedores. Outra dica é fazer parcerias com outros estabelecimentos que não concorrem diretamente para realizar a compra de materiais em comum. 

6. Seja transparente

Sabemos que, mesmo com todas essas dicas, podem ocorrer alguns imprevistos devido ao grande volume de pedidos. Se isso acontecer, seja transparente com o seu cliente e informe o ocorrido e busque alternativas de recompensar o seu cliente posteriormente. Essa é uma prática que ameniza a situação negativa gerada pelo estabelecimento, fazendo com que o cliente possa reconsiderá-lo numa próxima vez. 

Conclusão

E agora? Você acha que é vantajoso ou não fazer promoções de Black Friday para delivery? Com certeza sim! Então aproveite que ainda tem tempo para traçar as melhores estratégias de marketing e ofertas para garantir uma Black Friday de sucesso!

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