Você piscou e já estamos no segundo semestre de 2022! É, a sensação é de que o tempo está passando cada vez mais rápido. Por isso, sempre é hora de estar atento às tendências do mercado, suas novidades e ao comportamento do consumidor para encontrar formas de aumentar as vendas no delivery.

O cenário econômico que permeia o país no momento é desafiador, marcado pela alta na inflação que impacta diretamente no preço dos alimentos. Apesar disso, dados apresentados pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) apontam expectativa de 2% de crescimento para o setor, com destaque para um crescimento contínuo dos serviços de delivery desde 2020.

Sendo assim, identificamos dois pontos de atenção para quem atua no setor de bares e restaurantes: a compra de produtos alimentícios está mais cara, o que impacta diretamente no custo do processo produtivo; apesar disso, o mercado está aquecido e a concorrência é cada vez maior.

Foi pensando nesse cenário que mapeamos algumas oportunidades para te ajudar a aumentar as vendas no delivery neste segundo semestre. Confira a seguir: 

Atenção às datas comemorativas

As datas comemorativas são marcantes para toda a sociedade, seja por ditar os feriados do ano, ou por promover situações e momentos afetivos para toda a sociedade. Não à toa, elas também possuem forte impacto nas atividades comerciais e ditam boa parte do calendário das ações publicitárias. 

Sendo assim, se torna até mesmo básico se movimentar para criar campanhas e promoções temáticas de acordo com essas datas, ou você estará dando à concorrência um espaço de notoriedade que pode ofuscar o seu negócio.

Em relação ao segundo semestre, alguns dias importantes para manter no calendário do seu negócio são:

  • 07/09: Independência do Brasil
  • 15/09: Dia do Cliente
  • 12/10: Dia das Crianças
  • Última sexta-feira de novembro (25/11 em 2022): Black Friday
  • 25/12: Natal

Nada muito novo nessa lista, certo? Exceto pelo fato de que, dependendo da construção da sua marca, é possível aproveitar outras datas que, embora não sejam consideradas feriados oficiais, podem gerar ações interessantes para o seu negócio. Alguns exemplos são:

  • 07/07: Dia mundial do Chocolate
  • 10/07: Dia da Pizza
  • 13/07: Dia do Rock
  • 30/07: Dia do Amigo
  • Segundo domingo de agosto (14/08 em 2022): Dia dos Pais
  • 15/08: Dia dos Solteiros
  • 31/10: Halloween

Alguns eventos relacionados ao mundo dos esportes e entretenimento também são ótimas oportunidades para incentivar a reunião de pessoas de determinado círculo social para celebrar e, é claro, pedir comidas especiais no seu delivery. O destaque para o segundo semestre de 2022, sem dúvidas, é a Copa do Mundo de Futebol, com data de abertura marcada para 21/11. Levando em conta o peso do esporte para o Brasil, é uma excelente oportunidade aproveitar os dias de jogo da seleção brasileira para movimentar o seu delivery.

Mas diante de tantas datas, como definir quais são interessantes para promover ações no meu negócio?

Principalmente se você possui um orçamento apertado para a realização de ações de marketing e publicidade, é importante mapear de forma estratégica quais são as datas comemorativas que entrarão para o calendário oficial do seu estabelecimento.

A melhor maneira de fazer essa escolha de forma assertiva é apostando numa forte construção da sua identidade de marca, destacando características que naturalmente se conectem a uma ou mais datas comemorativas. Além disso, você deve estar sempre atento às conversas do seu público, para identificar quais são os seus interesses e inseri-los em suas ações promocionais.

Promova ações de Marketing Colaborativo

O Marketing Colaborativo, também conhecido como co-branding, pode promover excelentes resultados ao seu negócio, se feito de forma inteligente. Mas na prática, como funciona essa estratégia?

Basicamente, ela consiste em uma união entre duas marcas para promover uma ação conjunta, somando esforços não apenas em sua execução, mas compartilhando todas as impressões que ambas as marcas transmitem para seus respectivos públicos.

O ideal é que o seu delivery se associe a um negócio que ofereça um serviço ou produto que combine com o seu, que defenda ideias e valores semelhantes, e que tenha um público interessante para o seu empreendimento. Assim, ambas se fortalecem e se beneficiam da ação e o público ficará muito mais satisfeito.

Quer um exemplo de como criar uma ação de Marketing Colaborativo? Vamos imaginar que você possui um delivery de pizzas e está pensando em realizar uma ação para a copa do mundo. A ocasião é propícia para se reunir com os amigos, comer algumas coisinhas gostosas e tomar algumas bebidas, sejam elas alcoólicas ou não (se forem, é importante direcionar a ação para o público maior de 18 anos, certo?). Por que então não se unir a um estabelecimento de bebidas de sua cidade e promover uma ação promocional que beneficie ambas as marcas? A proposta pode criar uma opção de produto super interessante para o público de ambas e oferece grandes chances de alavancar suas vendas.

Seja coerente com a marca do seu delivery

Como citamos anteriormente, existem várias oportunidades no segundo semestre para criar ações promocionais interessantes e capazes de aumentar as vendas do seu delivery. No entanto, nem toda possibilidade precisa ou deve ser abraçada por todos.

É muito importante que, antes de mais nada, você tenha um bom desenho da marca do seu delivery, com valores claros e comunicação eficiente. Só assim você saberá quais ações podem gerar as melhores oportunidades para o seu negócio.

Além disso, conhecer o seu público é imprescindível para saber com quem você está falando e qual a melhor maneira de ser assertivo nesta comunicação. Sempre que possível, realize pesquisas de mapeamento de público, abra espaço para diálogos nas redes sociais… Enfim, certifique-se de que você sabe exatamente o que ele espera do seu delivery e se isso está alinhado com o que você quer e pode oferecer.

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