Experiência do cliente: dicas para reduzir o tempo de entrega do delivery

Atualmente, para quem deseja estar preparado para o mercado precisa pensar em primeiro lugar na experiência do cliente. Esse fator é fundamental para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso porque a maioria dos setores possui muita concorrência e, com isso, os consumidores possuem um leque de possibilidades para decidirem onde irão comprar. 

Além disso, as pessoas estão cada vez mais exigentes e com a rotina acelerada. Então, para lugares que trabalham com entrega, além da qualidade do produto e do serviço, a qualidade no atendimento e na otimização do tempo do delivery são fundamentais para garantir um alto nível de satisfação do seu cliente, fazendo-o voltar mais vezes. 

Reduzir o tempo de entrega do delivery exige algumas precauções, afinal não devemos colocar a vida e saúde dos entregadores em risco e, também, não podemos permitir que o produto chegue em más condições nas mãos dos clientes.

Para isso, nós temos algumas boas dicas para que você possa organizar o seu estabelecimento de forma eficiente a fim de minimizar esse problema e destacá-lo entre os demais concorrentes!

Principais vantagens de um serviço de delivery

Já falamos por aqui que a experiência do cliente está em primeiro lugar. Esse é o motivo número um para que você comece a investir hoje mesmo no seu delivery. Mas esse não é o único. 

É de extrema importância que o tempo de entrega seja o menor possível para não comprometer o nível de satisfação dos seus clientes. Claro que, além do tempo, o cuidado, a embalagem e o estado do pedido também interferem na percepção de uma pessoa em relação ao seu estabelecimento.

Outras vantagens garantidas por um sistema de delivery:

  • Mais comodidade;
  • Possibilidade de aumentar a cartela de clientes;
  • Diminui custos;
  • Aumenta o faturamento;
  • Mais agilidade no atendimento;
  • Ajuda a bater as metas de venda
  • Mais canais de venda para o seu estabelecimento;
  • Facilidade em fechar pedidos e gerenciamento;
  • Uso de plataformas já existentes (marketplaces) ou próprias;
  • Fidelização de clientes.

7 dicas para reduzir o tempo de entrega do delivery

Para garantir um sistema rápido e eficiente, existem algumas boas práticas. Nós separamos as principais dicas para que o seu delivery seja sucesso! Olha só:

1 – Contrate um bom software de gestão

Pedidos anotados em papel ou algum programa (que não seja específico para este tipo de trabalho) podem se perder facilmente e, com isso, atrasar o prazo de entrega ou ainda gerar confusão entre as encomendas. 

Um software de gestão permite organizar todo o processo de forma automática e bem simples. Aqui, na Ristore, nós ainda oferecemos diversas vantagens aos nossos usuários:

2 – Organize o seu estoque

A organização do estoque é fundamental em qualquer momento para o seu restaurante. 

Manter os ingredientes devidamente ordenados e identificados é uma prática que contribui para a agilidade da produção das refeições. Além disso, um estoque bem organizado ajuda, também, para a economia do restaurante, uma vez que é possível fazer compras mais exatas de cada item, evitando sobras e desperdícios.

3 – Delimite uma área de atuação

Muitas vezes não é vantagem manter um raio muito grande de atuação porque além de não econômico no tempo, também não é financeiramente e ainda corre o risco do alimento chegar em condições que não sejam ideais para o cliente.

4 – Invista em cardápios digitais

Um cardápio online permite que o cliente decida sua escolha antes de realmente realizar o pedido, mandando-o automaticamente para a plataforma do estabelecimento. Isso agiliza o processo e facilita o recebimento do pedido, independente da plataforma.

 5 – Motoboys sob demanda

Essa é uma alternativa e uma ótima saída para momentos de pico no restaurante, cujo número  de encomendas acaba ultrapassando o número de motoboys disponíveis, prejudicando o tempo de entrega.

Com o serviço de motoboys sob demanda, é possível contratar pessoas para esses momentos específicos, sem necessariamente contratá-la como funcionária. 

6 – Defina alguns processos e tenha uma produção padrão

Quando falamos em manter os padrões, significa agilizar os processos dentro da cozinha, economizando tempo e dinheiro.

Uma boa prática é manter alguns ingredientes já em pequenas porções, embalagens pré-montadas, ficha técnicas separadas, etiquetas de produção, entre outros. 

Com tudo isso organizado, é muito mais fácil manter o controle da produção e minimizar os possíveis erros.

7 – Otimizar entregas

Observe se há algum dia e horário que há coincidência de pedidos em alguma determinada região. Se isso ocorrer, uma opção é orientar a equipe para que os pedidos estejam disponíveis de forma sincronizada para o motoboy. Dessa forma, ele consegue entregar mais em menos tempo e ainda garantir a qualidade do produto.

Outra dica é deixar alguns pratos (os mais pedidos) pré-preparados para os horários de pico, acelerando toda a produção. 

Além disso, é interessante, também, conhecer caminhos alternativos para evitar as vias principais e que costumam ficar congestionadas em determinados horários. 

E se ainda assim o pedido atrasar?

Lembrando, mais uma vez, que a experiência do cliente deve estar sempre em primeiro lugar. Quando pedimos um delivery, imaginamos que nosso pedido irá chegar no tempo previsto e sem dor de cabeça. 

Porém, sabemos que atrasos podem, sim, acontecer! Seja por um erro do próprio cliente, problemas com a plataforma, informações equivocadas, entre outros.

Quando isso acontecer, a primeira coisa a se fazer é ser sincero com o cliente, explicando o que pode ter acontecido e mantê-lo informado sobre o andamento da entrega. Isso, além de garantir o respeito ao consumidor, é uma forma de reduzir a ansiedade e amenizar possíveis reclamações sobre o estabelecimento.

Como anda o delivery do seu estabelecimento? Tem mais alguma dica sobre como reduzir o tempo de entrega do delivery? Deixe nos comentários!

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