Experiência do cliente: dicas para reduzir o tempo de entrega do delivery
Atualmente, para quem deseja estar preparado para o mercado precisa pensar em primeiro lugar na experiência do cliente. Esse fator é fundamental para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso porque a maioria dos setores possui muita concorrência e, com isso, os consumidores possuem um leque de possibilidades para decidirem onde irão comprar.
Além disso, as pessoas estão cada vez mais exigentes e com a rotina acelerada. Então, para lugares que trabalham com entrega, além da qualidade do produto e do serviço, a qualidade no atendimento e na otimização do tempo do delivery são fundamentais para garantir um alto nível de satisfação do seu cliente, fazendo-o voltar mais vezes.
Reduzir o tempo de entrega do delivery exige algumas precauções, afinal não devemos colocar a vida e saúde dos entregadores em risco e, também, não podemos permitir que o produto chegue em más condições nas mãos dos clientes.
Para isso, nós temos algumas boas dicas para que você possa organizar o seu estabelecimento de forma eficiente a fim de minimizar esse problema e destacá-lo entre os demais concorrentes!
Principais vantagens de um serviço de delivery
Já falamos por aqui que a experiência do cliente está em primeiro lugar. Esse é o motivo número um para que você comece a investir hoje mesmo no seu delivery. Mas esse não é o único.
É de extrema importância que o tempo de entrega seja o menor possível para não comprometer o nível de satisfação dos seus clientes. Claro que, além do tempo, o cuidado, a embalagem e o estado do pedido também interferem na percepção de uma pessoa em relação ao seu estabelecimento.
Outras vantagens garantidas por um sistema de delivery:
- Mais comodidade;
- Possibilidade de aumentar a cartela de clientes;
- Diminui custos;
- Aumenta o faturamento;
- Mais agilidade no atendimento;
- Ajuda a bater as metas de venda
- Mais canais de venda para o seu estabelecimento;
- Facilidade em fechar pedidos e gerenciamento;
- Uso de plataformas já existentes (marketplaces) ou próprias;
- Fidelização de clientes.
7 dicas para reduzir o tempo de entrega do delivery
Para garantir um sistema rápido e eficiente, existem algumas boas práticas. Nós separamos as principais dicas para que o seu delivery seja sucesso! Olha só:
1 – Contrate um bom software de gestão
Pedidos anotados em papel ou algum programa (que não seja específico para este tipo de trabalho) podem se perder facilmente e, com isso, atrasar o prazo de entrega ou ainda gerar confusão entre as encomendas.
Um software de gestão permite organizar todo o processo de forma automática e bem simples. Aqui, na Ristore, nós ainda oferecemos diversas vantagens aos nossos usuários:
- Plataforma própria de pedidos (White-Label);
- Integração entre todas as áreas da sua empresa;
- Cardápio digital;
- Acompanhamento de todos os indicadores do seu restaurante;
- Sistema integrado ao Google Maps;
- Livre de taxas dos marketplaces;
- E você ainda pode receber pedidos de outras plataformas em um só lugar.
2 – Organize o seu estoque
A organização do estoque é fundamental em qualquer momento para o seu restaurante.
Manter os ingredientes devidamente ordenados e identificados é uma prática que contribui para a agilidade da produção das refeições. Além disso, um estoque bem organizado ajuda, também, para a economia do restaurante, uma vez que é possível fazer compras mais exatas de cada item, evitando sobras e desperdícios.
3 – Delimite uma área de atuação
Muitas vezes não é vantagem manter um raio muito grande de atuação porque além de não econômico no tempo, também não é financeiramente e ainda corre o risco do alimento chegar em condições que não sejam ideais para o cliente.
4 – Invista em cardápios digitais
Um cardápio online permite que o cliente decida sua escolha antes de realmente realizar o pedido, mandando-o automaticamente para a plataforma do estabelecimento. Isso agiliza o processo e facilita o recebimento do pedido, independente da plataforma.
5 – Motoboys sob demanda
Essa é uma alternativa e uma ótima saída para momentos de pico no restaurante, cujo número de encomendas acaba ultrapassando o número de motoboys disponíveis, prejudicando o tempo de entrega.
Com o serviço de motoboys sob demanda, é possível contratar pessoas para esses momentos específicos, sem necessariamente contratá-la como funcionária.
6 – Defina alguns processos e tenha uma produção padrão
Quando falamos em manter os padrões, significa agilizar os processos dentro da cozinha, economizando tempo e dinheiro.
Uma boa prática é manter alguns ingredientes já em pequenas porções, embalagens pré-montadas, ficha técnicas separadas, etiquetas de produção, entre outros.
Com tudo isso organizado, é muito mais fácil manter o controle da produção e minimizar os possíveis erros.
7 – Otimizar entregas
Observe se há algum dia e horário que há coincidência de pedidos em alguma determinada região. Se isso ocorrer, uma opção é orientar a equipe para que os pedidos estejam disponíveis de forma sincronizada para o motoboy. Dessa forma, ele consegue entregar mais em menos tempo e ainda garantir a qualidade do produto.
Outra dica é deixar alguns pratos (os mais pedidos) pré-preparados para os horários de pico, acelerando toda a produção.
Além disso, é interessante, também, conhecer caminhos alternativos para evitar as vias principais e que costumam ficar congestionadas em determinados horários.
E se ainda assim o pedido atrasar?
Lembrando, mais uma vez, que a experiência do cliente deve estar sempre em primeiro lugar. Quando pedimos um delivery, imaginamos que nosso pedido irá chegar no tempo previsto e sem dor de cabeça.
Porém, sabemos que atrasos podem, sim, acontecer! Seja por um erro do próprio cliente, problemas com a plataforma, informações equivocadas, entre outros.
Quando isso acontecer, a primeira coisa a se fazer é ser sincero com o cliente, explicando o que pode ter acontecido e mantê-lo informado sobre o andamento da entrega. Isso, além de garantir o respeito ao consumidor, é uma forma de reduzir a ansiedade e amenizar possíveis reclamações sobre o estabelecimento.
Como anda o delivery do seu estabelecimento? Tem mais alguma dica sobre como reduzir o tempo de entrega do delivery? Deixe nos comentários!
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