Não importa qual produto você vende. Se está no ramo das vendas, marketing é um campo essencial para o seu negócio e, provavelmente, você já sabe disso.
Atualmente, não há como considerar uma dinâmica com os consumidores que não envolva a dimensão do ambiente virtual, seja para apresentar um produto, realizar os pedidos, etc. Nesse mundo virtual, alguns canais tornam-se extremamente relevantes, como sites, redes sociais, plataformas de venda, whatsapp, e outros.
No entanto, para cada tipo de produto vendido, existem especificidades de marketing que devem ser seguidas e, principalmente: aproveitadas! Foi pensando nisso que nós da Delivery Vip escrevemos este texto com algumas dicas para você colocar em prática neste novo ano de 2023. Aqui, você vai ver:
- Marketing de influência
- Videos: tendência que foi renovada
- Criar um relacionamento com os clientes
Depois de conferir esses três tópicos, você pode aproveitar as ações sugeridas e começar uma nova fase de experimentar tendências em marketing para pizzarias no seu negócio.
Tendência número 1:
USE O MARKETING DE INFLUÊNCIA À SEU FAVOR!
Uma forma de validar tendências de marketing é nos observar como potenciais compradores de um produto. Neste sentido, pense o que seria relevante para você na hora de decidir por alguma marca ou funcionalidade. Em grande parte dos casos, as pessoas se sentem positiva ou negativamente impactadas pela experiências, avaliações ou comentários de outras. Este é o seu caso?
Por exemplo, se você vê alguém que confia ou gosta indicando uma pizzaria nova, grandes chances de quando você quiser experimentar algo novo, você se lembre dessa indicação. Esta é uma das frentes que o marketing de influência trabalha. No entanto, a parceria com influenciadores e outros clientes é só uma ponta dessa estratégia.
Marketing de influência: o que é?
O Marketing de Influência vem se consolidando cada vez mais e se tornando uma estratégia importante para muitos negócios. Segundo a revista Forbes, a expectativa é de que esse nicho de mercado continue crescendo nos próximos anos. No entanto, ele não está diretamente ligado à um perfil de influenciador, ou de um profissional da mídia. Marketing de influência se refere à esse fluxo de argumentos e impressões positivas sobre uma marca, que pode vir de um influenciador, de como as pessoas se referem sobre ela, e como contam da experiência de consumo. E como atualmente muitas pessoas têm as redes sociais como uma extensão da própria vida, esse espaço se torna fundamental para essas indicações.
Usando as redes sociais no marketing de influência
As redes sociais são parte da rotina da maioria das pessoas e não há como negar que elas mudaram bastante a forma de se vender e fazer publicidade nos últimos anos. Por isso, é muito importante que o seu negócio esteja inserido no ambiente das mídias sociais. Mas mais do que isso, é preciso que a comunicação nesse espaço seja feita de forma responsável, estratégica e assertiva.
Como isso funciona para as pizzarias?
Existem diversos motivos para uma pessoa buscar a sua marca para pedir uma pizza. No entanto, é também para dar um motivo que acione o desejo dessa pessoa pedir que você aproveite as redes sociais. Lá, você pode:
- Mostrar o passo a passo da montagem das pizzas, instigando a pessoa a conhecer um pouco mais do seu cuidado na preparação do produto;
- Trazer os funcionários para apresentarem os sabores, ou mesmo para humanizar o conteúdo da sua rede, trazendo sensações de um cuidado maior com quem está de fato fazendo a pizza;
- Postar os sabores de forma criativa, fazendo um texto divertido e imagens que mostram o quão deliciosa a sua pizza é!
- Divulgar dias específicos em que há promoção e outras ações que podem gerar uma espécie de aumento da demanda.
Tendência número 2:
APOSTAR EM VÍDEOS!
Um relatório feito pelo Hubspot mostra que 51% dos times de marketing vão reforçar o uso dos vídeos curtos, e 30% pretende apostar nesse formato mais do que em qualquer outro. A grande vantagem dos vídeos com menor tempo de duração está na maior retenção da atenção do usuário, possuem maior oportunidade de alcance e conversão de leads e vendas, e tem mais influência sobre decisões de compra.
E é justamente a prevalência desse formato que popularizou tanto o uso do TikTok, principalmente dentro da Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010), fazendo da plataforma uma das grandes tendências de mídias sociais atualmente.
Como apresentar a minha pizzaria? Vale a pena fazer trends?
Na hora de inovar na divulgação, pense sempre como gostaria de consumir o conteúdo sendo o seu cliente. Assim, se você entender que participar de uma trend pode apresentar a sua marca de um jeito mais divertido e aumentar suas visualizações, este seria um ótimo jeito! No entanto, existem muitas formas de sair da tendência das danças, você pode usar músicas ou ainda, utilizar áudios de humor para apresentar coisas que sejam relevante para o seu negócio.
Aprofundando nas trends
De forma resumida, as trends são as tendências de conteúdo e de vídeos dentro de alguma rede social, especialmente o Tik Tok. Na realidade, os usuários e a própria rede social chamam de trends todos os desafios que viralizam e acabam sendo compartilhados por uma série de usuários, criando uma espécie de onda daquele conteúdo. Com isso, você pode:
- Fazer pequenos vídeos com a montagem dos principais produtos
- Filmar o processo completo fazendo cortes com o pedido do cliente/preparação/delivery/entrega
- Contar um pouco sobre a história da empresa
- Promover interação com o público e funcionários.
Tendência número 3:
CRIAR UM RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES!
O esforço de marketing, além de atrair novas pessoas para comprar da sua pizzaria, também precisa estar atento para criar um relacionamento com quem é seu cliente. Por isso, é importante que você se atente em formas de continuar se comunicando com eles, seja por meio de marcações, de promoções, etc.
Além disso, deixar o canal aberto sobre o que pode ser melhorado também é uma ótima forma de trabalhar na fidelização.