Foto: Jeremy Bezanger, via Unsplash

As redes sociais são parte da rotina da maioria das pessoas e não há como negar que elas mudaram (e muito!) a forma de se vender e fazer publicidade nos últimos anos. Por isso, é muito importante que o seu negócio esteja inserido no ambiente das mídias sociais. Mas mais do que isso, é preciso que a comunicação nesse espaço seja feita de forma responsável, estratégica e assertiva. 

De acordo com o Digital 2022: Global Overview Report, estudo divulgado pela Datareportal, em janeiro deste ano, o número de usuários nas redes sociais era de 4,6 bilhões, apontando um crescimento de 12% somente na última década. Além disso, 35% do tempo que as pessoas passam na internet são dedicados às mídias sociais.

Ou seja: não há como não utilizar essa ferramenta no momento de pensar na comunicação do seu negócio. Mas como trabalhar as redes sociais para pizzarias, por exemplo? Embora cada nicho de mercado possua suas especificidades, que vão refletir diretamente na sua estratégia de comunicação, existem tendências que podem ser aplicadas a qualquer negócio, não apenas para diferenciá-lo, mas principalmente para mantê-lo em relevância nas redes sociais. Afinal, hoje em dia, esse universo evolui e se transforma muito rápido, por isso, é preciso estar sempre atento às novidades para não ficar pra trás.

Para te ajudar a alimentar as redes sociais da sua pizzaria, listamos algumas das principais tendências que estão em evidência neste ano. Confira:

1. Personalização do conteúdo

Foto: Alexis Brown, via Unsplash

Embora as redes sociais estejam condicionadas às telas, é importante lembrar que cada usuário que utiliza essas plataformas são, na verdade, pessoas! Parece óbvio quando se fala dessa forma, mas muitas marcas e negócios não conseguem se conectar com o seu público por tratá-lo com impessoalidade, em vez de criar uma relação de proximidade.

É por isso que é muito importante pensar na personalização do seu conteúdo nas redes sociais. Para que isso seja feito, é muito importante saber o máximo de informações do seu público para que você possa utilizar a linguagem, identidade visual, dentre outros recursos de marca, certas, de maneira a chamar a atenção dessas pessoas e conectá-las com o seu discurso. Acredite: esse detalhe pode fazer toda a diferença no momento em que o cliente tiver que optar pela sua pizzaria ou a do seu concorrente.

Além disso, sempre que possível, use ferramentas de automação ou outras formas de mostrar para o seu cliente que você está falando diretamente com ele, responda os comentários e mensagens que ele enviar para o perfil do seu negócio e, se possível, insira-o dentro do conteúdo do perfil da sua pizzaria. Isso nos leva à nossa próxima tendência:

2. User Generated Content (UGC)

Foto: Yoav Aziz, via Unsplash

Em tradução livre, a expressão User Generated Content (UGC) nada mais é do que o conteúdo gerado pelo usuário. Essa tendência já vem sendo aplicada desde o ano passado e se mantém forte em 2022, sendo uma excelente forma de aproximar o seu negócio do seu cliente em potencial. 

Para aplicá-la, existem duas possibilidades:

  • Você pode repostar o conteúdo gerado de forma espontânea pelos seguidores, levando-o para dentro do perfil da sua pizzaria.
  • Ou ainda é possível convidar alguns dos seus clientes e seguidores para cocriar o conteúdo diretamente com a equipe de comunicação do seu negócio. Por exemplo: você pode convidar os clientes mais fiéis para uma competição de quem prepara a melhor pizza seguindo as orientações do chef responsável pelas receitas do seu estabelecimento. 

Isso é interessante pois gera um alcance e engajamento que tende a se repetir. Ao notar que os clientes fazem parte da sua comunicação, outros seguidores podem se identificar, interagir e até mesmo gerar conteúdos de forma espontânea, contribuindo para a divulgação e prova social da sua pizzaria. 

3. Marketing de Influência (com foco em micro e nano influenciadores)

Fotos: Capturas de tela do perfil Tastemade Brasil no Instagram

O Marketing de Influência vem se consolidando cada vez mais e se tornando uma estratégia importante para muitos negócios. Segundo a revista Forbes, a expectativa é de que esse nicho de mercado movimente US$15 bilhões de dólares em 2022.

Dentro deste universo, uma tendência que tem se fortalecido é a utilização de micro (10 mil a 100 mil seguidores) e nano influenciadores (1 mil a 10 mil seguidores). O que se tem notado é que o uso desses perfis nas estratégias de marketing de influência geram bons resultados por conta da criatividade dos conteúdos criados, proximidade e identificação por parte do público, além de apresentar um investimento mais baixo em relação às ações com influenciadores com um público maior em suas redes sociais. 

Uma boa estratégia no momento de aplicar essa tendência nas redes sociais para pizzaria é identificar influenciadores que tenham uma familiaridade com esse universo e que converse com o mesmo público com o qual você deseja falar. 

4. Vídeos curtos

Foto: Igor Miske, via Unsplash

Hoje em dia, é difícil pensar em estratégia de conteúdo para redes sociais sem considerar o uso dos vídeos. No entanto, o que se tem percebido é um movimento de maior aceitação no consumo de vídeos curtos nesse ambiente, o que se intensificou principalmente por conta da ascensão do TikTok e do formato Reels implementado pelo Instagram. 

Um relatório feito pelo Hubspot mostra que 51% dos times de marketing vão reforçar o uso dos vídeos curtos, e 30% pretende apostar nesse formato mais do que em qualquer outro. A grande vantagem dos vídeos com menor tempo de duração está na maior retenção da atenção do usuário, possuem maior oportunidade de alcance e conversão de leads e vendas, e tem mais influência sobre decisões de compra. 

E é justamente a prevalência desse formato que popularizou tanto o uso do TikTok, principalmente dentro da Geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010), fazendo da plataforma uma das grandes tendências de mídias sociais para 2022.

5. TikTok

Foto:  Hello I’m Nik, via Unsplash

Em entrevista para o Resultados Digitais, a estrategista de marcas e autora da newsletter Bits to Brands, Bia Guarezi, disse que “… o TikTok tem ditado as regras quando a gente fala de trends, do tipo de conteúdo que se produz, do consumo de vídeos curtos”.  A expectativa é que a rede social continue em crescimento em 2022 e se consolide de vez como um canal importante para a estratégia de conteúdo de marcas e empresas. 

Inclusive, a plataforma pode ser uma excelente aposta para pizzarias e outros estabelecimentos do ramo alimentício, já que os conteúdos com receitas rápidas fazem bastante sucesso entre o público. 

Vale pontuar que, somente em 2021, às menções ao TikTok aumentaram 61% e a rede se tornou a sétima mais popular do mundo. Por isso, com certeza ela merece a sua atenção!

Agora que você já está por dentro das principais tendências de mídias sociais em 2022, esperamos que você tenha muito sucesso na criação de conteúdo em redes sociais para pizzaria! Para conferir mais dicas e conteúdos interessantes para o crescimento do seu negócio, continue acompanhando o nosso blog.

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