Planejamento empresarial: 7 dicas de como superar crises no seu restaurante
Ter um restaurante de sucesso é o sonho de muitas pessoas. Mas o que é um sonho pode, muitas vezes, se tornar um pesadelo.
Sabemos que administrar um negócio não é uma tarefa simples e que nem sempre as coisas irão correr da forma como queremos. Porém, uma coisa é certa: podemos evitar ao máximo os imprevistos e os prejuízos.
Pode ser que, algumas vezes, seja inevitável que ocorra algum incidente ou momentos de crise e são nesses momentos que você precisa estar preparado para que a sua empresa consiga superar e continuar crescendo.
Por exemplo, durante os anos de 2020 e 2021 muitos restaurantes e estabelecimentos tiveram que lidar com algo inesperado: a pandemia do coronavírus. Foram dias muito difíceis para todos e, infelizmente, muitos lugares tiveram que fechar as portas neste período.
Foi algo que não estávamos contando e, com as medidas de prevenção, acabou afetando milhares de pessoas. Para se ter ideia, segundo a Abrasel — Associação Brasileira de Bares e Restaurantes — desde o início da pandemia, “200 mil restaurantes e similares fecharam as portas no país” e 85% dos estabelecimentos estão faturando bem menos do que antes da crise.
Agora, com o início e avanço da vacinação, a reabertura dos bares, restaurantes e, até mesmo, a volta dos eventos, vários empresários estão tentando retomar as atividades e o movimento.
Por isso, nós separamos algumas dicas para superar crises no restaurante. Continue a leitura! Vale a pena!
Erros mais comuns em restaurantes
Episódios como esse da pandemia não são os únicos que afetam esses estabelecimentos. Afinal, este foi um momento atípico.
Segundo uma pesquisa do IBGE, 21% das empresas quebram após o primeiro ano de atividade e o principal motivo disso é a falta de planejamento de curto, médio e longo prazo.
O planejamento é uma das etapas mais importantes, pois com ele, é possível ter entender melhor quais os próximos passos, as metas, os objetivos, os gastos e lucros. Ou seja, tem-se uma visão geral e ampla de tudo o que acontece com a empresa e, com isso, as melhores decisões serão tomadas.
- Principais consequências da falta de planejamento: desinformação e falta de conhecimento sobre a empresa e seu público-alvo, gastos desnecessários e fluxo de caixa prejudicado, volume de vendas abaixo do esperado, dificuldade de atrair novos consumidores e manter os clientes fiéis ao estabelecimento, falta de posicionamento.
- Principais vantagens de um planejamento estratégico bem feito: potencial de concorrência, agilidade para tomar decisões certeiras, melhora na comunicação e relacionamento com os clientes e funcionários, melhor definição dos objetivos, aumento da rentabilidade, volume de vendas de acordo ou superior ao esperado, maior probabilidade de retenção e aquisição de novos clientes e interpretação de dados e resultados mais corretos.
Dicas de como superar crises nos restaurantes
Agora que sabemos que o planejamento estratégico é fundamental para abrir um negócio, ele também é super importante para ajudar a superar as crises. Mas, em situações como essa, além do planejamento, é necessário ter e criar planos de ações para gestão de crise.
Não se preocupe! Nós separamos algumas dicas que vão te ajudar quando aparecerem essas fases.
1. Use a internet a seu favor
Pode parecer óbvio. Mas, hoje em dia, ter boas estratégias de marketing digital pode fazer toda a diferença para divulgar e vender o seu produto.
Existem muitas opções que, em um primeiro momento, não é preciso fazer um grande investimento financeiro e, ainda assim, conseguir bons resultados.
Boas opções são:
> Confira aqui outras estratégias de Marketing Digital
2. Evite desperdício de alimentos
Para evitar desperdício, é fundamental ter um bom controle e uma visão ampla de toda a empresa. Uma boa organização do estoque e a integração de todas as áreas são os primeiros passos para isso, porque dessa maneira é possível evitar a compra em excesso de algum produto e também visualizar onde estão os pontos de acertos e melhorias.
3. Invista em novos canais de distribuição
Hoje, os marketplaces estão aí para facilitar a vida de vários empreendedores. Porém, algumas plataformas podem não ser muito vantajosas devido às suas taxas. Em contrapartida, elas oferecem uma série de vantagens também. Então cabe aos donos dos estabelecimentos avaliarem os resultados por meio desses aplicativos.
Uma opção para quem quer ter seu próprio aplicativo, são as plataformas White-Label, que não possuem as taxas altas das plataformas tradicionais, como iFood, UberEats, etc.
4. Seja e faça diferente
Em momentos de crise, quem faz sempre o mesmo acaba saindo prejudicado.
É a hora de tentar inovar em produtos ou serviços para se destacar dos concorrentes e tentar chamar cada vez mais atenção de novos consumidores. Para isso, inspire-se em empresas que são referência, estude o modelo do seu negócio e tente aplicar novas alternativas e estratégias.
5. Seja rápido e objetivo
Momentos de crise requerem agilidade para identificar os problemas e arrumar as soluções o mais rápido possível. Essas atitudes podem ser decisivas para a sobrevivência do seu negócio.
6. Pense em novas formas de atração de clientes
Falamos no tópico anterior que inovar e trazer novas opções de produtos ou serviços são ótimas opções para se destacar da concorrência. Mas, isso também é válido para suas promoções!
Lembrando que essas promoções devem ser pensadas de forma que o seu cliente tenha uma real vantagem sobre o que está sendo oferecido sem que o seu estabelecimento seja prejudicado.
> 6 ideias de promoção para bares atraírem mais clientes
7. Entenda a dimensão do problema
Mas não se desespere!
Entender o tamanho da crise e do problema que sua empresa está enfrentando para ter uma visão mais racional sobre a situação e, dessa forma, buscar soluções mais eficientes.
Conclusão
As crises podem aparecer a qualquer momento e, por isso, você deve estar sempre preparado. Quando esse momento chegar, já tenha todo um plano de ação pré definido, que com certeza isso irá te ajudar a traçar as melhores estratégias e o melhor caminho a ser seguido.
Lembre-se de que esses momentos, apesar de difíceis e instáveis, ajudam o seu negócio a se fortalecer cada vez mais. Então, tire como aprendizado para evoluir e crescer cada vez mais a sua empresa caso as crises cheguem até você.
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