O que é Marketplace?
Para começar, você sabe o que é Marketplace? E você já ouviu falar sobre as plataformas que permitem os donos de estabelecimentos terem um aplicativo próprio? Elas podem ser uma outra opção para os comerciantes fugirem de algumas burocracias e taxas de alguns aplicativos, como o Ifood, por exemplo.
O marketplace é um modelo de negócio no qual um cliente faz um pequeno cadastro, indica sua localização por meio do GPS do seu smartphone e tem acesso a diversos estabelecimentos de vários setores. Neles, é possível conferir os cardápios, fazer pedidos e ganhar cupons de descontos.
Esses aplicativos de delivery oferecem muitas opções e muito mais conforto e comodidade aos usuários. Outros pontos positivos são:
- Grande base de usuários do aplicativo;
- Investimento inicial baixo;
- Presença online, dando mais visibilidade ao seu estabelecimento e facilitando a aquisição de novos clientes;
- Facilidade para começar a vender, pois o processo de cadastro é simples;
- Aproveita a publicidade do próprio aplicativo;
- A plataforma serve como uma vitrine para o seu estabelecimento por expor os seus produtos;
- Mais tráfego e visitantes para o seu restaurante.
Apesar desses benefícios, o marketplace também possui uma série de desvantagens:
- Taxas altas de pagamento para o aplicativo (que pode variar entre 12% e 15% por pedido);
- Alguns aplicativos cobram, além das taxas, comissões ou mensalidades;
- Muita concorrência, por permitir estabelecimentos do mesmo ramo que o seu;
- Dificuldade de atualização e gerenciamento, por depender de terceiros para executar essas funções;
- Não é possível personalizar de acordo com a sua identidade visual, ou seja, não há como se destacar dos concorrentes;
- O domínio usado é o do aplicativo e não o da sua marca;
- Esses aplicativos, muitas vezes, não permitem a integração com o sistema de gestão da sua própria empresa, dificultando o controle financeiro e de estoque.
Alguns exemplos desses programas são o Ifood, UberEats, Delivery Much e Rappi.
- O que é plataforma White Label e quais seus benefícios?
Também conhecido como “Marca Branca”, este é um modelo de negócio que permite os empreendedores a ter uma plataforma individual e personalizada, sem depender de terceiros. Essa característica é uma das maiores vantagens em relação ao Marketplace, mas, não são apenas essas, olha só:
- Diferente do marketplace, o cliente pertence à sua base;
- Estratégias de relacionamento com o consumidor;
- Aumenta as chances de fidelização e o cliente voltar a consumir do estabelecimento;
- Personalização do aplicativo com a sua identidade visual;
- Valorização e fortalecimento da sua marca;
- Integração completa com o seu negócio, garantindo agilidade de atendimento e pagamento;
- Sistema integrado ao Google Maps, diminuindo os erros nas entregas;
- Centralização dos pedidos em uma só plataforma, organizando todo o processo dentro da sua empresa;
- Facilidade e conforto para os seus clientes;
- Economia e mais lucro, uma vez que não será necessário o pagamento de altas taxas de comissão para os aplicativos.
Essa é uma forma de marcar presença sem um custo muito alto e podendo variar as características de acordo com a área de atuação da sua empresa. Além disso, é uma solução muito eficiente para criar um bom relacionamento com os consumidores.
O DeliveryVip é uma plataforma White Label que oferece essas e muitas outras funcionalidades aos clientes que aderem à marca.
Estratégias de divulgação do seu delivery
Apesar dos benefícios dos aplicativos de marca branca, é necessário um investimento em marketing e divulgação para um resultado positivo e eficiente. Portanto, vamos dar algumas dicas de como manter uma boa comunicação com o consumidor e de como divulgar o seu delivery, para aumentar ainda mais a sua visibilidade e o número de vendas:
- Defina, primeiro, como vai funcionar o seu estabelecimento e o seu delivery (área de entrega, produtos, horário de funcionamento, etc);
- Crie promoções para novos usuários e clientes fidelizados, como cupons de desconto, promoções de aniversário e datas comemorativas;
- Faça divulgação nas redes sociais e interaja com seu cliente(invista em boas fotos, informações corretas e o tom de voz de acordo com o seu público-alvo);
- Elabore o material da sua empresa de acordo com a sua identidade visual.
Essas são apenas algumas sugestões de como pode ser feito para aparecer se destacar dos seus concorrentes. Uma boa comunicação complementa o seu aplicativo, tornando-o ainda melhor e mais vantajoso para os donos de estabelecimento.
Se valoriza!
A decisão de qual aplicativo escolher deve ser feita com base em um planejamento e análise de todos os prós e contras. Portanto, antes de tomar qualquer decisão precipitada, avalie cada software, os seus custos, como eles seriam vantajosos para o seu negócio, monte uma boa equipe e faça os testes!
Com esses passos, você consegue traçar a melhor estratégia para garantir um bom funcionamento do seu estabelecimento, atendendo os seus clientes de forma rápida, confortável e segura, garantindo um excelente padrão de qualidade. Ah, e lembre-se de que para você continuar sempre progredindo, é preciso estar atento aos seus concorrentes!
O que você achou dos aplicativos de delivery personalizados? Podem ser um ótimo investimento, não é mesmo?! Conheça essa e outras funcionalidades do Delivery Vip no nosso blog e acompanhe as nossas redes sociais para mais novidades e dicas!