Cupons de desconto podem ser uma ótima alternativa para dar uma diversificada nas suas vendas. Isso porque, este tipo de incentivo costuma ser muito vantajoso para o cliente e gerar mais pedidos que o habitual para o seu negócio.

O desafio, no entanto, é saber utilizar a estratégia dos cupons de desconto em momentos que sejam de fato apropriados para isso. Afinal, se você oferece cupons de desconto todos os dias, ele acaba por deixar de ser um desconto, concorda?

Ainda assim, são muitas as possibilidades de criar boas oportunidades de descontos e dar um incentivo para os seus clientes. Aqui neste texto, explicaremos um pouco dos tipos de cupom de desconto, como utilizá-los, algumas armadilhas que devem ser evitadas e outras dicas.

O que é efetivamente um cupom de desconto?

Cupom de desconto nada mais é que um tipo de promoção em que há um valor ou percentual abatido do preço total de um produto ou serviço. Ou seja, esse elemento é um vale (ou ticket) que concede desconto em um item comercializável, podendo ser utilizado pelo consumidor em lojas físicas ou virtuais. 

Tipos de cupom

Cupom físico

Como o próprio nome sugere, o cupom físico geralmente é feito em uma gráfica em que um corte já indica onde destacar determinado cupom. Grandes redes como Mc Donalds, Burger King e outros costumam fazer esses tipos de cupons para divulgar combos promocionais e outros tipos de produtos. 

Cupom virtual

Diferente do cupom físico, os cupons virtuais costumam funcionar como códigos. Assim, os sites e outras plataformas de venda online possuem campos em que o cliente pode colocar este tipo de cupom e a partir daí, garantir o desconto.

Atenção: no caso dos cupons virtuais, é preciso se atentar para não distribuir o mesmo cupom mais de uma vez, e também restringir o cupom por usuário.É por este motivo, que quando trabalhamos com plataformas próprias de delivery, este controle de cupons fica bem mais fácil de ser feito. 

Como usar um cupom de desconto?

Primeiro, é preciso localizar o código oferecido pelo cupom. Ele pode ser oferecido em sites especializados em ofertas, por email, em blogs e páginas de descontos, em aplicativos de comunicação etc. 

Lembre-se, também, de conferir as especificidades do cupom, como o prazo de validade.

Feito isso, é preciso copiá-lo. É possível realizar essa ação de maneira automática em smartphones, tablets e desktops. No entanto, caso seja a preferência do usuário, também é possível anotar o código promocional ou simplesmente memorizá-lo, no caso de códigos simples. 

  • Não caia na armadilha de criar “falsos descontos”

Uma das principais armadilhas na hora de adotar uma estratégia comercial de cupons de desconto é fazer exatamente o contrário do que ela promete: melhores condições de preço. Isso ocorre quando um cliente tem o hábito de acompanhar você pelas redes ou outros canais e percebe que a política de preços que você usa realmente não muda quando ele coloca o desconto. Ou ainda, que você costuma aumentar os preços antes de liberar um cupom de desconto. Nada legal, concorda?

  • Utilize uma plataforma própria e a criação dos cupons

Também conhecido como “Marca Branca”, este é um modelo de negócio que permite os empreendedores a ter uma plataforma individual e personalizada, sem depender de terceiros. Essa característica é uma das maiores vantagens em relação ao Marketplace, mas, não são apenas essas, olha só:

  • Diferente do marketplace, o cliente pertence à sua base;
  • Estratégias de relacionamento com o consumidor;
  • Aumenta as chances de fidelização e o cliente voltar a consumir do estabelecimento;
  • Personalização do aplicativo com a sua identidade visual;
  • Valorização e fortalecimento da sua marca;
  • Integração completa com o seu negócio, garantindo agilidade de atendimento e pagamento;

Aprenda como criar cupons de desconto na sua plataforma Delivery VIP

  • CÓDIGO – Campo para definir como será o nome do código que o cliente irá utilizar na hora de efetuar a compra, por exemplo, cupom DIADASMAES.
  • DESCONTOS – Neste campo você fará a escolha em % de desconto ou  em R$. Com essa variação, você poderá criar várias campanhas, diversificando de acordo com as ações que você planejou.
  • DATA DE INÍCIO E TÉRMINO – Aqui você pode configurar um cupom com data limite de término. Um exemplo prático, realizar uma promoção para o dia das mães que iniciam no dia 09/05 as 08:00 e finalize no dia 12/05 às 00:00. Para facilitar ainda mais, o cupom fica salvo, você pode a qualquer momento editar e utilizar em uma outra ação.
  • VALOR MÍNIMO DE COMPRA – Este campo é utilizado quando você quer gerar descontos a partir de um ticket médio maior, por exemplo, para compras acima de R$ 250,00, Ganhe 20% OFF.
  • QUANTIDADE DE USO – Este campo permite que você limite o número de utilização do cupom. Por exemplo, 30% OFF para os 100 primeiros pedidos. Aproveite!
  • APLICAR DESCONTO SOBRE – Esta opção permite que você realize o desconto sobre o total da compra, pelo subtotal, ou apenas sobre a tele entrega. Imaginou quantas possibilidades?
  • QUANTIDADE DE USO POR USUÁRIO – Defina que o cupom possa ser utilizado apenas uma vez por usuário, ou deixar a opção ilimitado.

O que você achou dos aplicativos de delivery personalizados? Podem ser um ótimo investimento, não é mesmo?! Conheça essa e outras funcionalidades do Delivery Vip no nosso blog e acompanhe as nossas redes sociais para mais novidades e dicas! 

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.