Ao pensarmos no início de um novo ano há sempre a preocupação em como antecipar tendências para estar sempre de acordo com as demandas do mercado e do público.
Algumas tendências envolvem cores, preocupações socioambientais, responsabilidade social e temas que serão abordados por grandes instituições.
Para um restaurante, é essencial estar atento às tendências gastronômicas, porém não só a elas. Muitos outros fatores são importantes para que sua marca vire referência no seu segmento e a preferência dos clientes.
Responsabilidade socioambiental
Responsabilidade socioambiental é o nome dado para ações e posturas de uma empresa que promovam o bem-estar dos seus públicos, e que é desenvolvida de forma voluntária, sem exigência ou normativa do governo. Ações derivadas desse conceito podem envolver ações sociais e/ou ambientais.
Partindo deste conceito temos uma tendência que vem crescendo a cada ano que é a política de lixo zero. Mas, como ser um restaurante e adotar essa política sem ferir a qualidade dos produtos, os processos de entrega e até mesmo a saúde do consumidor?
A resposta pode ser simples e barata: investir em embalagens mais sustentáveis!
Sustentáveis são embalagens produzidas a partir de materiais orgânicos, recicláveis ou biodegradáveis e que demandam menos energia e recursos naturais para serem confeccionadas. Já existem algumas opções no mercado para substituição de plástico e isopor, feitas a partir de fécula de mandioca, cera de abelha, algodão, coco, bambu e
Esse investimento pode ser uma boa pedida para 2020, pois envolve não só o material de que são feitas as embalagens, mas em como usá-la da forma mais favorável possível para você, para o consumidor final e para o meio ambiente. Aproveite as embalagens para divulgar seu posicionamento e incentivar ações de reciclagem em sua comunidade e consumidores.
Seu posicionamento de marca diz muito sobre o público que irá atrair e sobre os valores da sua empresa. Uma empresa que preza pelo meio ambiente e respeita a natureza faz parte do hall de qualidades que muitas pessoas procuram antes de consumir ou apoiar uma marca.
Segundo uma pesquisa da organização Opinion Box feita em julho deste ano, 33% dos consumidores se importam muito com a preocupação ambiental da marca que vão consumir e 53% delas se preocupa um pouco com isso. Estar em dia com o meio ambiente faz bem não só para o planeta mas para sua própria marca.
Mais saudável
Caminhando lado a lado às tendências de preservação ambiental, vem a preocupação com uma alimentação mais saudável. Incluir opções mais naturais no cardápio pode atrair mais públicos para o seu estabelecimento.
Ter opções sem glúten, low carb, sem proteína animal, com menos sódio, menos açúcar tem grandes possibilidades de atender a um número maior de pessoas, com diferentes paladares e também restrições alimentares.
Não é necessário que todo o cardápio seja modificado, mas acrescentar essas opções contribui para que públicos que antes não se sentiriam atraídos ou contemplados pelo seu menu agora repensem a possibilidade de ir conhecer e até mesmo virarem consumidores fiéis.
Um cardápio mais saudável não envolve só novos pratos, mas a preocupação de qual a origem dos insumos usados, em que condições estão sendo cultivados e se armazenados da forma correta. Deixar transparecer estas preocupações faz com que seu restaurante ganhe um lugarzinho especial no coração dos clientes.
Comprar de produtores locais também é uma boa opção para ter certeza sobre o cultivo e a responsabilidade destes fornecedores. A saúde de seus consumidores deve ser prioridade, afinal é o que a maioria está buscando. Soma-se também o fato de que legumes, vegetais e temperos frescos proporcionam uma experiência muito mais rica!
Uma solução que tem se tornado cada vez mais comum nos restaurantes é a criação de uma horta própria, onde você pode acompanhar o desenvolvimento de seus temperos e hortaliças. Já estão disponíveis várias opções e formatos de hortas auto sustentáveis e podem ser adaptadas ao espaço disponível. Tem para todos os gostos e necessidades.
Além de ser um meio para aproveitar o lixo orgânico, produzir seu próprio adubo e ter uma horta própria garante temperos saborosos, insumos livres de agrotóxicos pesados e menos gastos com transporte. É destino sustentável para o lixo orgânico e uma economia considerável para o seu negócio.
Experiência do consumidor
Ao falar em experiência do usuário estamos considerando todo o ciclo da jornada de compra: da pesquisa até o pós-venda. Desde a primeira vez que esse consumidor ouviu falar da marca já começa a formular uma ideia positiva ou negativa do seu restaurante. Então, manter um bom relacionamento com clientes mesmo após finalizada a compra acaba sempre sendo algo positivo, principalmente se a pessoa retornar para comprar novamente.
Fazer uma pesquisa na internet é quase uma ação espontânea quando nos é apresentado uma nova marca, conceito ou local. Cuidar de como seu negócio aparece nas buscas quando pesquisado é uma ação importante e está sendo cada vez mais considerada nos resultados de buscadores online. O Google Meu Negócio te permite adicionar informações importantes do seu restaurante nos resultados de pesquisa.
Além de que manter redes sociais ativas influenciam muito no relacionamento e nas primeiras impressões de novos clientes. As redes sociais são normalmente o primeiro contato com o seu atendimento, responder comentarios, compartilhar informações e manter um chat ativo e rápido pode ser decisivo para uma efetivação de compra ou não.
Agora finalmente o momento da compra, o cliente ouviu falar da sua marca, conseguiu boas informações com a pesquisa, foi bem atendido virtualmente e está pronto para comprar seus produtos.
É necessário que a sua plataforma de auto atendimento esteja de acordo com as necessidades dos clientes, com uma estrutura fácil de navegar, opções e preços claros e bem definidos, opções de pagamento e possibilidades de entrega. Se sua plataforma for bem elaborada, atrativa e intuitiva com certeza fará diferença na escolha deste cliente para uma próxima compra.
Como é um ciclo neste momento voltamos para o início onde é necessário manter um bom relacionamento pós compra. Afinal pode influenciar em como novos clientes vão conhecer e formar uma ideia do seu restaurante antes mesmo de pesquisar a respeito.
Esse relacionamento pós-venda pode ser em forma de pesquisa de satisfação, um desconto na próxima compra, uma forma de valorizar a opinião e melhorar cada vez mais a experiência desse cliente.