As pizzas estão entre as comidas preferidas dos brasileiros, especialmente quando o assunto é delivery. No entanto, com tanta oferta disponível no mercado, é preciso estar sempre em constante inovação para vender mais e ampliar o público a cada ano que passa.

Pensando nesses desafios relacionados à inovação, separamos neste texto algumas ideias de promoções para pizzarias que podem ajudar a aquecer suas vendas e dar mais movimento ao seu negócio. 

Mas, antes de ir às dicas, vale sempre uma ressalva.

Promoção atrativa e com estrutura definida

Promoções precisam ser realizadas a partir de um alinhamento interno da sua estrutura. Ocorre que, muitas vezes, na vontade de vender muito e cada vez mais, você pode acabar calculando mal suas operações em termos de ingredientes, logística e capacidade de atender aos pedidos. 

Por isso, nada de oferecer promoções super agressivas sem antes verificar se tem condições de realizar esses atendimentos, combinado?

Agora, vamos às ideias de promoções para pizzarias que vão te fazer vender mais.

  • Cupons de desconto

Bastante populares entre os consumidores, os cupons de desconto são um estímulo eficaz para atrair mais pedidos. Além disso, são vários os critérios que você pode adotar para distribuir esses benefícios. 

Algumas opções são: descontos liberados a partir de um valor de “fidelidade” de pedidos realizados, descontos por datas temáticas, descontos proporcionais ao número de indicações realizadas (e que compraram pizzas), entre outros. 

O importante aqui é definir o código que será usado na compra, de modo a diferenciar aquele pedido dos demais. Isso será importante para o seu controle e também para garantir que só os clientes que atenderem aos requisitos que você especificou, serão atendidos.

  • Dia da Pizza e outras datas comemorativas

Tradicionalmente, muitos estabelecimentos aproveitam as datas comemorativas para atraírem mais clientes e realizarem promoções. Neste caso, todas essas opções são bastante válidas, mas precisam ser usadas de forma coordenada para serem eficazes. Em primeiro lugar, é preciso pensar:

  • Essa é uma data relevante para o meu público?
  • Meu público é alvo, mas as pessoas realmente conhecem e comemoram essa data?
  • É uma data tão importante que vale a produção de materiais de divulgação?

Essas três perguntas vão ajudar você a compreender quais são as datas que de fato representam oportunidades de vendas. Assim, se estamos falando, por exemplo, do dia de um profissional específico (que pode atrair um grupo muito seleto de pessoas) ou o dia da sua cidade, por exemplo. 

Entendendo essa questão, você será capaz de fazer uma promoção realmente atrativa.

  • Chef convidado: um novo sabor no seu cardápio!

Uma opção possível mas não convencional para utilizar é usar um chef convidado para lançar um novo sabor em seu cardápio. Esse novo sabor pode ter um preço especial de lançamento, e depois ser incorporado permanentemente no cardápio em um outro valor.

O importante aqui é aproveitar para convidar um chef ou pizzaiolo que consiga preparar um sabor diferente e saboroso. Você pode realizar parcerias com influenciadores para provarem e divulgarem esse novo sabor, liberando códigos de desconto para os seguidores serem estimulados a experimentarem. 

É importante lembrar que você precisará investir um pouco na divulgação deste novo sabor, então, planeje a sua ação para dar conta de todas as frentes da promoção.

  • Diversão e cultura na pizzaria

Você já pensou em contratar um artista para realizar uma ação promocional na sua pizzaria? Estamos falando de músicos de diversos ritmos, poetas, mc’s, atores e atrizes que podem apresentar pequenas peças em seu negócio.

É claro que, para a definição do evento que você irá realizar, é interessante analisar um pouco do perfil dos seus clientes, se geralmente levam os filhos na pizzaria, se é um ambiente mais romântico, onde muitos casais costumam frequentar. Nesse sentido, se você percebe que na sexta-feira o público que predomina são casais, pode contratar algum músico estilo voz e violão para dar o clima bem íntimo. 

Se, no sábado, a maior parte dos clientes leva os filhos pequenos, você pode oferecer atividades recreativas, que permitam os pais curtir mais tempo na pizzaria consumindo e se divertindo. Além disso, você ainda pode apoiar o trabalho de artistas locais em sua cidade. 

  • Indicações e benefícios compartilhados: ganhe em dose dupla

Ao optar por um modelo de indicação, você garante uma ampliação da sua base de clientes e ainda oferece benefícios para quem já compra com você.Você pode começar com algo neste tipo:

  • Indique um amigo para fazer uma compra e ganhe a segunda pizza de graça!

Aqui é importante definir alguns limites para o tamanho e sabores da pizza, mas a vantagem é que você irá realizar vendas casadas, e ainda aumenta a sua base de clientes para futuras ofertas e promoções.

  • Sorteios e brindes

Tradicionalmente usados como recursos para promoções, sortear pizzas de diferentes sabores pode ser uma opção interessante caso você queira utilizar as redes sociais. 

São várias opções: você pode estimular as pessoas a comentarem frases interessantes, a marcarem amigos, ou a dizerem porque devem ganhar o sorteio. O importante, neste caso, é ser bem transparente sobre os critérios e as regras que você utiliza para revelar os ganhadores.

  • Eventos de degustação de pizzas

Seja no formato de rodízio (em que determinadas pizzas são oferecidas e o cliente pode comer à vontade) ou em pequenas porções pré-montadas, você pode criar eventos de degustação de pizzas com valores atrativos, que chamem a atenção do seu público e que te faça vender mais. No caso da degustação, é importante oferecer uma ordem bacana entre os sabores, com tamanhos bem pensados para possibilitar que seu cliente coma bem e fique satisfeito. Você pode montar 5 opções de sabores e oferecer uma sobremesa nova em seu cardápio.

E aí, pronto(a) para colocar em prática essas promoções?

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