O ano de 2020 chegou para confirmar o que já era uma tendência. A automação e a transformação digital não são mais o futuro das empresas, elas são o presente! Quem quer crescer, otimiza os processos e automatiza as rotinas para garantir consistência no que faz.
Negócios que investem em tecnologia são aqueles prontos para dar um passo adiante e ver o seu retorno chegando de uma maneira mais satisfatória. Neste artigo vamos deixar claro como a automação pode ajudar no crescimento do seu negócio e porque é essencial pensar nela a partir de hoje. Confira!
Automação é um processo de sustentabilidade
Quando falamos em automação, a maioria das pessoas associam a ideia de substituir as pessoas por computadores, mas não é bem assim. A tecnologia evoluiu para servir ao ser humano como um agregador de valor.
Automatizar processos não significa apenas investir pesado em TI ou softwares inovadores, mas uma mudança de cultura na empresa e em seus colaboradores.
Por princípio, automação é um processo sustentável de escala. Trata-se de um conjunto de ações implementadas para aumentar a eficiência do negócio sem demandar ainda mais recursos.
A empresa cresce através de alguns resultados obtidos, como:
- Redução de erros recorrentes;
- Aumento na produtividade;
- Agilidade no atendimento;
- Tratamento de dados em tempo real, entre outros.
Como os serviços de A&B se beneficiam
Quem trabalha com o setor de Alimentos e Bebidas sabe como os processos e decisões precisam ser tomados com muita agilidade dentro do serviço. O estoque é perecível, os clientes não querem mais esperar, os produtos precisam ser entregues com agilidade, e os resultados não são tão diretos de serem mensurados.
Tome como exemplo um garçom virtual. O consumidor não quer mais esperar por horas até receber o seu prato, muito menos para ser atendido.
Por meio de um aplicativo próprio é possível agilizar esse processo, de modo que no celular do cliente, ele mesmo faz o seu pedido que é enviado automaticamente para a cozinha.
E o fluxo não acaba aí. Enquanto a sua cozinha prepara o prato, a comanda é enviada e processado no caixa, além de gerar informações que permitem avaliar o estoque, compreender o comportamento do consumidor, e mensurar a qualidade e prazo do atendimento.
Todas as etapas descritas não precisaram de nenhuma interferência humana, de modo que a sua equipe possa ser deslocada para tarefas mais prioritárias. Ainda, os erros de comanda, por exemplo, são inexistentes ou muito raros nesse modelo.
Integração de setores
O maior benefício da automação é, sem dúvida, a unificação do negócio. Tradicionalmente, estoque, recepção, cozinha e salão são tratados separadamente, mas com o uso de um software exclusivo, todos se tornam um só para o gestor.
O programa unifica os dados e cruza informações para conferir o estoque, verificar emissões de documentos, conferir o caixa e medir a satisfação do cliente.
Dessa maneira o administrador demanda menos tempo de análise de dados, podendo investi-lo em ações que farão a empresa alavancar o seu crescimento e em um prazo muito menor.
O último ano foi sem dúvida drástico para os bares e restaurantes. No entanto, o setor se adaptou e tende a retornar ainda mais forte. A transformação digital está impulsionando e transformando os modelos de negócios, e quem não automatiza processos, poderá ficar para trás.