Anúncios nas redes sociais: vale a pena fazer para o meu delivery?

Vamos direto ao ponto. 

Você às vezes já deve ter pensado: investir em anúncios nas redes sociais realmente vale a pena para divulgar o meu delivery? Com certeza!

Hoje, não adianta apenas ter um serviço exemplar se você não divulgar isso para o seu cliente. O delivery passou a ser indispensável e uma das principais formas de atendimento ao cliente e se intensificou ainda mais durante a pandemia. 

De acordo com uma pesquisa, os pedidos feitos pelos aplicativos Rappi, iFood e UberEats aumentaram cerca de 149% em 2020. Isso impactou muito no mercado e no estilo de vida de muitas pessoas, que tiveram que substituir e mudar alguns hábitos.

Esse crescimento nos aplicativos de comida já é um grande motivo para você trabalhar com a divulgação do seu delivery, não acha? As redes sociais são usadas como meio de entretenimento, notícia, conteúdo e propaganda e sai perdendo quem ainda não investe em marketing digital.

Você já ouviu falar sobre as estratégias de tráfego pago? Vem com a gente que vamos te explicar o que é e como usar para melhorar os seus resultados.

O que são anúncios nas redes sociais?

Provavelmente, você já tem uma página no Facebook ou no Instagram. E você sabia que é possível investir em anúncios nessas redes? 

Além dos posts, stories, IGTVs e reels, você também tem a opção de impulsionar uma publicação ou criar anúncios para públicos específicos. Esses são os chamados Social Ads e são uma ótima alternativa para atingir o seu público-alvo e ainda fidelizar clientes, sem extrapolar o seu orçamento. 

Com uma estratégia bem direcionada, o resultado em relação ao investimento pode trazer um ótimo retorno, aumentando as vendas e, consequentemente, o lucro.

Para começar os seus anúncios, você tem duas opções: o botão impulsionar (que aparece abaixo dos seus posts), ou fazer manualmente pelo gerenciador de anúncios. A diferença entre eles é que o botão “promover” permite com que a plataforma escolha seus objetivos de campanha e irá aparecer para um público muito amplo (e que muitas vezes pode não ter nada a ver com o seu negócio). Já o gerenciador de anúncios, permite que você escolha o seu objetivo de campanha, que são divididas em três categorias: reconhecimento, consideração e conversão. Essas categorias seguem o raciocínio do funil de vendas e jornada de compra do cliente e são subdivididas em outros grupos. 

Ou seja, o gerenciador de anúncios te permite criar campanhas mais assertivas em relação ao seu público e ainda utilizar estratégias de remarketing para impactar usuários que já tiveram algum tipo de interação com a sua página. Para cada tipo de estratégia, existe a que melhor vai atender às suas necessidades naquele momento, seja em conversão de vendas, aumento de cadastros, reconhecimento de marca, entre outros. 

Em um primeiro momento, essa alternativa pode parecer um pouco mais complicada, mas é a melhor maneira de otimizar os seus benefícios, uma vez que oferece muito mais opções para você criar anúncios direcionados. 

Como definir as estratégias de social ads?

Para começar, você tem que ter em mente:

  • o seu orçamento;
  • quem você quer atingir;
  • e qual é o seu principal objetivo com a campanha.

Passo a passo para criar seus anúncios nas redes sociais

1. Orçamento:

No orçamento, você pode optar por um valor diário de quanto quer gastar, ou então definir um valor para ser gasto durante um período determinado de tempo. A maior diferença entre os dois é que na primeira opção a distribuição de verba é de forma mais regular, otimizando os resultados. Já a segunda alternativa, a distribuição fica por conta do próprio Facebook, mas você pode escolher para que os anúncios sejam mostrados em dias e horários exclusivos.

A escolha pelo modo diário ou vitalício depende muito da estratégia que você vai adotar para o seu negócio.

2. Escolha do objetivo

Para definir o seu objetivo, é preciso entender como funciona o funil de vendas. De forma mais simplificada:

  • Topo de funil: é o momento de aprendizado e descoberta, ou seja, o seu cliente sabe que tem uma necessidade, mas ainda não conhece a sua marca. Aqui, você ainda não há intenção de venda. Algumas ideias de conteúdos são vídeos institucionais, imagens que mostram o local, os métodos de trabalho, entre outros.
  • Meio de funil: é quando o seu cliente já procura uma solução para a necessidade que ele apresentou. Conteúdos de meio de funil devem apresentar algumas sugestões de soluções e tentar transformar o usuário em lead. Você pode optar por imagens dos seus produtos (lembre-se de que a primeira impressão é a que fica, portanto, invista em boas fotos) e depoimentos de clientes.
  • Fundo de funil: conteúdos voltados para venda e conversão. Essa é a etapa mais fácil de vender para um cliente, pois é quando ele já reconheceu uma necessidade e considerou o seu estabelecimento para suprir o que ele precisava. Crie promoções específicas para primeira visita, ou algo como um “cartão fidelidade” para fazer com que outros clientes retornem, promoções para públicos específicos (ex: pessoas vegetarianas e veganas) ou para dias da semana que têm menos movimento. 

3. Segmentação do público-alvo

Muitos empresários se queixam de não atingir o público corretor em suas campanhas. 

A escolha do público-alvo é muito importante para o seu sucesso e você pode definí-los com base em características demográficas, faixa etária, costumes, hábitos, gênero e localização.

Quanto à localização, para o delivery é importante delimitar a área onde você atua.

4. Desenvolvimento das peças e textos

E, por fim, os criativos.

A nossa dica é elaborar peças com layout chamativo e com as informações mais relevantes. Atente-se às regras do Facebook para não violar suas regras. Aqui, você pode optar por anúncios carrossel, estáticos ou vídeos.

Para o texto, você pode tentar usar as técnicas de escrita focada em conversão, muito usada por profissionais da área. 

> O que é melhor? Contratar uma agência, freelancer ou produzir o próprio material?

O que achou do nosso conteúdo de hoje? Acompanhe o nosso blog para mais dicas de divulgação, marketing digital e de gestão para o seu estabelecimento! Se ficou com alguma dúvida, é só mandar aqui nos comentários!
Siga a nossa página também nas redes sociais!

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.