6 dicas para aumentar a fidelização de clientes no delivery do seu estabelecimento alimentício

Não é novidade para nenhum proprietário de estabelecimento do ramo alimentício que o delivery no Brasil cresceu muito nos últimos dois anos, principalmente como consequência da pandemia do COVID-19. Um estudo realizado pela empresa Statista, especializada no levantamento de dados sobre o mercado e seus consumidores, mostra que, somente em 2020, o Brasil foi responsável por 48,77% das vendas por delivery em toda a América Latina.

Outra fonte que evidencia o aumento da importância desse mercado atualmente é o relatório de tendências do Think With Google, publicado em julho de 2021, sobre a vida na quarentena após um ano de pandemia. De acordo com os dados levantados, as buscas pelo termo “delivery” no Google aumentaram 92%.

Se por um lado, esse boom do delivery no país aponta que esse é um mercado que oferece muitas oportunidades de sucesso, também é possível concluir que a concorrência é alta nesta área. Numa realidade em que temos um número cada vez maior de estabelecimentos nas plataformas de delivery, é preciso se dedicar cada vez mais para atrair a atenção do consumidor para que você seja escolhido em meio a tantas possibilidades.

Por isso, é muito importante investir em ações de fidelização de clientes do delivery do seu estabelecimento! Assim, sempre que o consumidor estiver disposto a realizar um pedido de comida, a sua marca virá facilmente à sua cabeça, reduzindo as chances de que ele escolha o seu concorrente. 

Mas afinal: como aumentar o número de clientes fiéis ao delivery seu estabelecimento alimentício? Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar!

1. Invista em uma boa comunicação

Quanto mais bem feita for a comunicação do seu estabelecimento, mais a sua marca será lembrada pelo seu público. Para que isso aconteça, é preciso estar atento a uma série de fatores. Alguns deles são:

  • Conhecer o seu público: quando você sabe com quem está falando, fica muito mais fácil transmitir a sua mensagem de forma assertiva. Afinal, jovens de 18 a 25 anos possuem referências, gírias e conhecimentos diferentes de adultos de 50+ anos, certo? Por isso, quanto mais você souber sobre o seu público, desde a sua faixa etária e poder de compra, até seus hábitos e hobbies, por exemplo, maior a chance de vocês falarem a mesma língua. Seu negócio está no início e você ainda não tem uma boa percepção do seu público? Monte uma lista diversa de pessoas, com um volume interessante de membros, para que você possa realizar a sua pesquisa. Uma boa estratégia para aumentar a adesão ao seu estudo é oferecer um voucher ou brinde para quem participar.
  • Trabalhe o branding do seu negócio: isso significa que é importante você fortalecer a sua marca, ou seja, ter bem definido quais são os elementos (visuais, verbais, sensoriais, etc) que traduzem a alma do seu negócio, fazendo-o ficar na memória do seu cliente de forma positiva, mantendo-o encantado.
  • Defina quais são os melhores canais em que o seu negócio deve estar presente: uma vez que você conhece bem o seu público, você sabe em quais canais ele passa mais tempo. Assim, você direciona o seu tempo e energia apenas para as plataformas em que você sabe que a sua mensagem será direcionada às pessoas certas, otimizando a sua comunicação.
  • Estude sobre comunicação e marketing: as dicas listadas acima são apenas algumas das possibilidades para realizar um bom trabalho de comunicação para aumentar a fidelização de clientes no delivery do seu estabelecimento alimentício. Mas quanto mais você estudar sobre o assunto, melhor vai entender quais são as melhores estratégias para a realidade do seu negócio. Se possível, tenha um especialista no assunto para prestar uma consultoria ou monte o seu próprio time de comunicação!

2. Construa um bom relacionamento

Seja no presencial ou virtual, manter um bom relacionamento com o seu público é essencial! Afinal, ninguém vai querer voltar a consumir de um local que não prestou um bom atendimento.

Certifique-se de que o seu time de funcionários está bem capacitado para lidar com o público e nunca subestime o poder de uma boa conversa e da cordialidade. Muitas vezes, alguns minutos a mais de atenção ao seu cliente com uma boa dose de simpatia, podem ser o diferencial que fará com que ele se sinta ligado ao seu negócio.

No atendimento virtual, seja ágil, claro e objetivo para evitar ruídos de comunicação. O ideal é ter uma pessoa dedicada exclusivamente a essa função!

Cometeu algum erro no pedido, ou o cliente não ficou satisfeito com alguma coisa? Reverta a situação a seu favor! Mostre para ele que o seu feedback é importante e dê uma recompensa para amenizar o transtorno. Você pode simplesmente trocar o pedido, devolver o valor da compra ou presenteá-lo com algum brinde. Assim, as chances de ele dar uma segunda chance ao seu estabelecimento serão bem maiores.

Tudo o que for melhorar a experiência do seu cliente com o delivery do seu estabelecimento será um bom investimento.

3. Promoções recorrentes

Uma opção simples e interessante para ser trabalhada é a criação de promoções recorrentes. Você pode criar combos especiais disponíveis em apenas um dia da semana, ou promover ações especiais para o delivery no mês de aniversário do seu estabelecimento, por exemplo. Assim, sempre naquela data específica o seu cliente vai se lembrar de que existe uma oferta disponível e isso pode aumentar as chances de fidelização. 

4. Cartão fidelidade

O cartão fidelidade é outra ação muito simples que pode ajudar na fidelização de clientes do seu delivery. Basicamente a cada x pedidos realizados (esse “x” pode ser definido de acordo com o que for melhor para a sua realidade), você pode oferecer ao cliente um pedido grátis, um cupom de desconto, um brinde com a marca do seu estabelecimento, um serviço de uma marca parceira… São muitas possibilidades que aumentarão as chances de um cliente realizar pedidos recorrentes no seu delivery!

5. Garanta a boa qualidade do seu produto

Essa é uma das regras mais básicas para qualquer negócio! Ninguém quer voltar a consumir de um lugar em que o produto não entrega uma boa qualidade. 

Para não correr esse risco, busque fornecedores de sua confiança, use sempre ingredientes frescos, treine a sua equipe para realizar um bom preparo, cuide da higiene da sua cozinha e invista em embalagens seguras para que o pedido chegue da melhor maneira até o seu cliente.

6. Invista na sua própria plataforma de delivery

Existem uma série de vantagens em ter a sua própria plataforma de delivery. A primeira delas é a não existência de taxas a serem pagas ao utilizar o marketplace de outra empresa.

A segunda vantagem é que aquele será um ambiente digital criado exclusivamente para o seu negócio, onde você não dividirá a atenção do seu produto com a concorrência e ainda poderá trabalhar a interface de navegação de forma a promover uma melhor experiência para o seu público!

Além disso, você estará no controle! Em caso de qualquer necessidade de ajuste e adaptação, você terá muito mais autonomia para resolver qualquer problema, otimizando o seu trabalho.

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