Já há algum tempo, os vídeos ocupam o lugar de formato mais querido entre os produtores de conteúdo. No entanto, essa posição não veio por acaso, de acordo com pesquisa da plataforma SemRush, “Há 53 vezes mais chance de os vídeos aparecerem na primeira página de pesquisa. Além disso, a taxa de clique dos vídeos é 41% maior.” 

Um  outro dado que evidencia a relevância dos vídeos nas estratégias digitais, e que aparece na pesquisa  é que eles são compartilhados nas mídias sociais 1200% mais do que imagens e textos juntos. Já deu pra perceber de onde vem todo esse favoritismo, certo?

Mas, também é verdade que alguns segmentos podem ter mais afinidade com este formato. Por isso, é importante conhecer bem o seu negócio para extrair toda potencialidade dessa ferramenta sem comprometer o tom de voz da sua marca e o seu posicionamento como um todo. No caso dos restaurantes e estabelecimentos alimentícios, como utilizar os vídeos na estratégia digital? 

A primeira questão envolvendo os vídeos têm sempre relação com o objetivo que você almeja alcançar. Assim, antes de definir como será o vídeo, ou o canal que será utilizado para compartilhá-lo, é preciso definir o que você quer comunicar com este formato. A partir daí, é importante conhecer os canais e as especificidades de cada um. 

Youtube

Sendo a principal plataforma de vídeos do mundo, o youtube tem algumas especificidades que você pode aproveitar para produzir vídeos na estratégia digital do seu restaurante. 

Por ser uma plataforma especializada nesse formato, é interessante que seu vídeo siga os parâmetros básicos de qualidade, como:

  • Grave seus vídeos na horizontal;
  • Dê preferência a ambientes iluminados (que não estejam contra a luz)
  • Atenção ao áudio para evitar ruídos
  • Dê atenção à foto da miniatura do vídeo, para que seja atrativa.

Para seu restaurante, o ideal é encontrar temas que sejam relevantes para seu público. Nesse sentido, realize um estudo sobre os interesses e comportamentos de seus clientes, para criar uma trilha de conteúdo que seja relevante para eles. Você pode utilizar o youtube para mostrar dicas de como manejar alimentos, quais são os utensílios que não podem faltar para preparar determinado prato, entre outras coisas. Mas é importante ter em mente que tudo precisa estar alinhado à sua estratégia e propósito de relacionamento.

E o tamanho? Não existe um tempo ideal para a produção de vídeos no youtube, já que isso vai depender do tipo de vídeo e do seu objetivo. Mas uma dica é não se prender necessariamente a vídeos muito curtos (mas utilize o bom senso, nada de vídeos longos a ponto de parecerem um filme).

Tenha em mente que os vídeos de formato longo permitem contar uma história, além de ajudar a educar seu público-alvo, seja sobre seus produtos ou sobre os valores de sua marca.

Anúncios

É possível utilizar os vídeos para criar anúncios focados na venda dos seus produtos. Atualmente, você tem a opção de realizar esses anúncios em diversas plataformas que já utiliza em seu dia a dia, como o facebook, instagram, youtube, entre outros. Mas o que os anúncios têm de especial? Quais são os pontos de atenção?

Você pode realizar anúncios com diferentes objetivos: aumentar as vendas, reforçar sua marca e até mesmo realizar uma promoção. Portanto, novamente os objetivos da peça e da comunicação serão o fator norteador.

Uma dica interessante é ler toda a descrição das plataformas sobre como funciona a performance do anúncio, assim você compreenderá toda a mecânica de cliques por trás do anúncio e compreender como utilizar a melhor verba para seus objetivos. Quer saber por onde começar? O Facebook/Meta disponibiliza diversos conteúdos gratuitos para você se aprofundar no assunto

TikTok e Instagram

O TikTok é sem dúvida a rede em ascensão da atualidade. Tendo os vídeos como principal conteúdo, tem um formato fácil e intuitivo, portanto você consegue utilizar a própria plataforma para a produção de seus conteúdos, acionando filtros e músicas para dinamizar a sua produção.

Já o instagram permite diversos formatos de vídeos, como os stories (15 seg) e Reels. Cada um desses formatos funciona melhor para um objetivo, sendo o Reels mais indicado para formatos longos. No caso dos restaurantes, são várias as opções para gerar conteúdos nessas plataformas, como:

  • Fazer pequenos vídeos com a montagem dos principais produtos
  • Filmar o processo completo fazendo cortes com o pedido do cliente/preparação/delivery/entrega 
  • Contar um pouco sobre a história da empresa 
  • Promover interação com o público e funcionários.

O que é preciso para fazer um bom vídeo?

Para fazer um bom vídeo você depende de uma ideia estruturada (isso não significa necessariamente um roteiro fechado), mas um objetivo com início, meio e fim. Além disso, mesmo que você seja iniciante, as principais dicas giram em torno de iluminação, posição da câmera e limpeza da lente, naturalidade na hora de falar e criatividade para passar uma mensagem relevante. Para que você visualize como colocar essas ideias no papel, desenvolvemos um modelo básico de roteiro de vídeo que pode ser útil para você começar suas produções.

  • Conheça um exemplo de roteiro
Título: Dicas de atendimento para vender mais
Tempo: 00:02:00
Data: 08/03/2022
Cena/estruturaÁudioVídeo
aberturaVocê já parou para pensar que nota daria para seu próprio atendimento? Então vem comigo nesse vídeo pra aprender as melhores técnicas de atendimento e como vender mais no seu restaurante.Imagem de uma avaliação digital em que as cinco estrelas vão aparecendo a partir da nota do cliente.
cena 1Olá, pessoal, vocês estão bem? Eu sou a Joana e já começo dizendo que o modo como a gente se apresenta tem tudo a ver com o tema do vídeo de hoje…Plano fechado na joana com  boa iluminação

Agora que você já conferiu um exemplo de roteiro, que tal tirar suas ideias do papel e começar a colocar em prática as gravações? Boa sorte!

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.