É de conhecimento comum que determinado tipo de prato e alimento vai precisar de uma embalagem específica para conservar suas características como sabor, textura, temperatura (seja quente ou fria), etc. Por isso, a forma como ocorre a armazenagem, conservação e transporte, importa muito para empresas que trabalham com o delivery.  

Pensando nisso, vamos abordar neste texto os principais materiais e as melhores práticas no mercado em termos da escolha do material das embalagens. É importante considerar que estes materiais influenciam, e muito, na satisfação do cliente. Assim, consequentemente, também influenciam nas vendas e no faturamento da marca.

Embalagens ideais para transporte: o que precisam ter?

As embalagens estão diretamente ligadas à higienização, conservação e apresentação dos alimentos que serão entregues. Afinal, elas podem interferir diretamente na qualidade do seu produto.

Portanto, para o desenvolvimento das embalagens, pense nas características dos pratos que serão transportados, a fim de garantir a estabilidade, firmeza e, consequentemente, o sabor e a temperatura. 

De forma geral, além da apresentação, existem duas características fundamentais a serem observadas, que estão ligadas à (1) resistência e a (2) eficiência na manutenção da temperatura. Por isso, vamos observar os pontos fortes de cada material.

  • Alumínio

Começaremos por um material que, aparentemente, pode ser interessante para a utilização do delivery, por ter  um custo baixo e conservar bem a temperatura. No entanto, essas características acabam ocultando a fragilidade do material. 

Nesse sentido, é preciso levar em consideração que a maior parte das embalagens de alumínio não atende a realidade do transporte delivery, que necessita de mais resistência.

  • Isopor

Talvez um dos materiais mais utilizados nos deliverys por agregar leveza e a conservação da temperatura, o isopor permanece sendo um dos materiais preferidos quando o assunto é embalagem. 

No entanto, apesar de ser amplamente utilizado, ele oferece uma grande problemática, ligada à responsabilidade ambiental. No caso do isopor, são necessários mais de 400 anos para que este material se decomponha. Por isso, a diminuição do uso e o descarte correto do material é tão importante para a manutenção da saúde do planeta.

  • Vidro

Se você busca por formas de conservar um alimento por mais tempo, o vidro pode ser uma boa opção. Além de ser completamente impermeável, de modo a evitar odores e vazamentos, têm a vantagem de ser reciclável. 

Mas, o grande problema é o volume e a fragilidade, que também oferecem desafios quando pensamos neste tipo de material para embalagens delivery. Com muitos pedidos para levar, o vidro acaba pesando a mobilidade na entrega e também podendo trincar ou quebrar, prejudicando todo o serviço do atendimento delivery.

  • Papel

Campeão quando o assunto é sustentabilidade, as embalagens de papel cartonado são muito comuns para o delivery de pizzas e outros alimentos. Possuem a vantagem de serem leves, e se reforçadas apresentam uma boa durabilidade. Além disso, o papel/papelão leva cerca de 3 meses para se decompor, oferecendo um ganho de sustentabilidade que agrega ainda mais benefícios ao seu uso. 

  • Plástico

As embalagens de plástico são populares e estão em todo o lugar. São eficientes para proteger os alimentos da umidade e oxidação, preservando a temperatura. Além disso, são resistentes e leves. No entanto, também deixam a desejar quando o assunto é sustentabilidade. 

Além disso, os plásticos possuem uma particularidade que precisa ser levada em conta quando assunto é a saúde dos clientes. Algumas resinas aplicadas nestes materiais podem fazer mal à saúde, por isso, é importante investigar e escolher aquela embalagem que segue as recomendações das agências reguladoras (como vigilância sanitária e ministério da saúde), para garantir que essas resinas não farão mal à saúde.

  • O ponto central do delivery: conservação de temperaturas e resistência

Agora que você conferiu um pouco mais sobre os tipos de materiais disponíveis no mercado, é interessante fazer uma avaliação dos seus pratos e quais deles se adaptam melhor a cada tipo de embalagem. É claro que, aqui, questões como o investimento disponível para as embalagens precisa ser levado em consideração, no entanto, a dica de ouro é:

  • Se coloque no lugar do consumidor

Faça testes antes de escolher a embalagem que servirá em seu delivery. O mais importante, neste caso, é compreender que os aspectos positivos podem fazer o consumidor comprar novamente, e sem dúvidas a apresentação e conservação do prato tem um grande peso.

Organização, limpeza e padronização

Fundamental para a satisfação do cliente, a organização na hora de montar o pedido é fundamental para que não haja falhas na entrega. Além disso, a higiene na preparação é fundamental para minimizar as reclamações e problemas em relação à entrega. 

Por isso, é importante investir em padronização desses materiais e da entrega como um todo, facilitando a entrega e diminuindo a possibilidade de erros. Por isso, independente da embalagem escolhida, utilize esses 3 conceitos como bases para as suas operações.

Embalagens com responsabilidade ambiental

Você percebeu que, ao longo deste texto, falamos sobre a importância da questão ambiental para a escolha da embalagem do seu produto. De acordo com a pesquisa da PwC que investiga hábitos de consumo, no mundo todo, 50% das pessoas afirmaram ter preocupação ecológica em suas decisões de compra. No Brasil, 49% declararam-se preocupados com a questão. Portanto, não dá pra ignorar que a escolha da embalagem também influencia no modo como as pessoas irão consumir o seu produto.

Qual a importância de preservar a marca nos pacotes e embalagens delivery?

Neste texto, você conferiu aspectos técnicos e também de estratégias relacionadas a escolha do material da embalagem do seu delivery. No entanto, também é preciso que você adicione a esta equação a questão do material que melhor atende a utilização da sua marca. Para tal, é importante que você faça testes, a fim de preservar as cores, layout e as informações de contato.

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.