Cuidar da qualidade do seu produto ou serviço é um cuidado primordial para deixar o seu cliente satisfeito e manter um bom funcionamento do seu estabelecimento alimentício. Mas existem uma série de outros fatores que interferem no sucesso das suas vendas. Um deles é o ao cliente no delivery, que é justamente o assunto desse texto.

Antes de destrincharmos o tema, alguns dados merecem a nossa atenção:

  • Segundo um relatório da plataforma Zendesk, 82% dos consumidores brasileiros tomam decisões de compra com base no atendimento recebido
  • Ainda no mesmo relatório, foi mostrado que 43% do público entrevistado acredita que o atendimento não é priorizado ao realizarem uma compra

Com isso, podemos afirmar que o atendimento é um dos alicerces de uma boa estrutura de negócios. E quando se trata de uma relação de compra e venda no ambiente digital, é preciso ter ainda mais cuidados para que exista uma comunicação clara entre ambas as partes e as chances de erro na entrega dos produtos sejam reduzidas.

Quer saber como melhorar o atendimento ao cliente no delivery? Confira nossas dicas a seguir:

1. Tudo começa na organização interna

Para que o seu delivery funcione da melhor maneira, é essencial que o seu estabelecimento tenha processos bem definidos, desde a compra de ingredientes, passando pelo registro dos pedidos e o seu preparo.

Para que isso seja possível, é necessário investir em ações de gestão como:

  • Treinamento do time
  • Adoção de processos bem definidos
  • Centralização de informações importantes para que elas tenham um fácil acesso
  • Previsibilidade do tempo gasto em cada etapa do seu processo produtivo
  • Agilidade na tomada de decisões no caso de imprevistos
  • dentre outros. 

2. Gerencie o cadastro de clientes

É fundamental manter um bom sistema de cadastro de clientes e, mais do que isso, fazer um bom uso dessas informações. Isso porque elas podem fornecer dados que, apesar de em um primeiro momento, parecerem banais, são capazes de oferecer muitos insights que vão fortalecer o seu relacionamento com seus clientes.

Um exemplo são as datas de aniversário. Por que não oferecer um cupom especial e se fazer presente na comemoração do seu cliente? Ou então, oferecer taxa de entrega grátis quando esse consumidor completar um número X de pedidos no seu estabelecimento?

Trabalhando com essas informações de maneira inteligente, você terá uma série de oportunidades de fidelizar clientes!

3. Preze por um bom relacionamento

Acredite: mais importante do que se comunicar com o seu cliente é a forma como você se comunica. Simples detalhes de atendimento são capazes de fortalecer o relacionamento entre o seu negócio e o público, podendo estreitar ou quebrar o laço que existe entre vocês.

O primeiro ponto de atenção é manter um sistema de comunicação ágil e atencioso. A marca do seu delivery está presente nas redes sociais? Então o ideal é ter um profissional da área capacitado não apenas para produzir conteúdos que valorizem o seu produto, mas que também esteja atento às mensagens enviadas no seu perfil ou realizadas nos comentários. E, mais do que isso: se houve alguma reclamação feita através desse canal, mais importante do que respondê-la, é direcioná-la à pessoa responsável para que o problema seja resolvido.

Outra questão importante é a adoção de boas práticas no uso do whatsapp. Algumas delas são:

  • Uso de tom de voz coerente com a sua marca
  • Inserção de informações importantes, como catálogo de produtos e descrição do seu negócio e horário de funcionamento
  • Solicitação de permissão para o envio de mensagens ao cliente. Se isso for feito sem que ele autorize, em vez de promover o seu produto, você pode acabar sendo considerado um spam, e não queremos que isso aconteça
  • Agilidade no tempo de resposta. Se você realiza atendimento pelo Whatsapp, o seu cliente espera que ser atendido de forma rápida e atenciosa.

Leia: Saiba tudo sobre WhatsApp Business para setor alimentício

Por fim, não hesite em corrigir possíveis erros. Eles podem acontecer no dia a dia e, se for o caso, é fundamental que você se reporte ao cliente o mais rápido possível e, preferencialmente, com uma proposta de solução já idealizada. Essa atitude com certeza irá minimizar o erro e pode até fortalecer a imagem do seu negócio para esse consumidor.

4. Escolha entregadores de confiança

Seja através de contratação CLT, MEI ou por empresa terceirizada, é muito importante que você tenha plena confiança em seus entregadores. Afinal, eles fazem parte de uma parte importante do atendimento ao cliente no delivery. 

Ofereça treinamentos que preparem esses profissionais para a realização das melhores rotas de trânsito pela cidade, sendo capazes de seguir pelas melhores rotas e, é claro, se comunicar de forma educada e atenciosa com o cliente no momento da entre.

5. Invista em boas embalagens

Além de cuidar que o produto do seu delivery seja entregue com qualidade excelente ao consumidor, a forma como esse produto se apresenta também é muito importante. Afinal, ela será responsável pela primeira impressão que o cliente terá do seu negócio. 

Ninguém quer receber o seu pedido todo bagunçado ou vazando pela embalagem, certo? Por isso, o primeiro ponto a ser garantido nesse caso é que o ela seja feita com material resistente, com boa capacidade de vedação do produto em seu interior, mantendo sua temperatura e apresentação o mais próximos do que seria possível caso o consumo fosse feito de forma presencial. 

Existem uma série de outros fatores a serem considerados no momento de escolher a embalagem do seu delivery: o material, o custo-benefício, a possibilidade de inserção da marca e de personalização, dentre outros. Por isso, faça essa escolha de forma estratégica.

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