Dicas de personalização de delivery para se destacar dos concorrentes

Atualmente, é difícil separar o ambiente digital das outras esferas da nossa vida. Desde a hora que acordamos, e percorremos o celular na busca por informações e entretenimento, já estamos nos inserindo em um universo de algoritmos e dinâmicas digitais das mais diversas naturezas. No entanto, você saberia dizer o que faz esse tipo de tecnologia ocupar um lugar tão importante na nossa rotina? É justamente o nível de personalização que conseguem atingir. 

Pensando nessas personalizações, aqui neste texto vamos olhar para essas ações no segmento de delivery. Afinal, para potencializar suas vendas, é preciso que você também realize ações de personalização que facilitem a vida do cliente e solidifique a marca perante ao seu público.

1. Sua marca, sua identidade

Como você apresenta sua página de delivery? Você possui um site, com sua marca e dados, ou é apenas mais um no mundo de restaurantes e bares em plataformas que não dão espaço para a personalização?

A primeira dica importante de personalização de delivery tem tudo a ver com a forma como você apresenta a sua marca. Por isso, observe:

  1. Se sua plataforma delivery permite dar destaque para a sua marca e seu nome

Esse tipo de personalização, no entanto, precisa seguir uma coerência – não adianta trocar seu logotipo a cada dois meses, ou mudar o nome do seu restaurante sempre que quiser dar um ar de novidade para seu negócio.

Entenda que, quando se trata de delivery, definir a sua identidade é importante. Portanto, tenha a certeza de que quando um cliente está buscando por um restaurante, ele escolherá aquele que, além do cuidado e zelo pelo produto que oferece, tem esse zelo consigo mesmo.

2. Linguagem e comunicação

Outro ponto importante para seu delivery está ligado ao tipo de atendimento. Assim, personalizar essa comunicação pode lhe dar mais celeridade e também melhorar o nível de satisfação dos clientes. algumas formas de fazer isso, são:

Mensagens programadas no whatsapp

Qual cliente não gosta de ser bem tratado na hora de realizar um pedido? Com um sistema que te ofereça um nível de personalização, é possível que você integre campos para enviar mensagens pelo whatsapp, buscando melhorar seu serviço ou pedir por avaliações que possam melhorar seu atendimento.

Por outro lado, é possível também utilizar esses espaços para oferecer conteúdos para seus clientes, receitas, dicas de cardápios para receber os amigos, etc. Tudo isso pode entregar mais valor para seu público e fazer com que ele crie vínculo de admiração com a sua marca.

Informações disponíveis na plataforma

Como você apresenta os ingredientes dos seus pratos? Uma ideia interessante é dedicar um tempinho para montar descrições divertidas, propor harmonizações, etc. Assim, você consegue personalizar o seu conteúdo e ainda garantir uma identidade mais original para o seu negócio. Quer conferir um exemplo?

Imagine que você possui uma pizzaria, e que um dos sabores criados pela casa é bastante ousado. Assim, uma opção é criar uma descrição divertida e estimulante, como:

“Essa é para quem deseja provar um sabor diferente, mas não abre mão de ingredientes frescos e bastante queijo. Nossa pizza “Ousadia” tem a deliciosa combinação de massa fininha, molho de tomate caseiro, queijo mussarela e provolone, formando um blend suculento! Mas não se engane com essa dupla, o toque de ousadia está nas uvas que vão assadas em cima da pizza, junto de lascas de bacon crocantes que vão coroar o sabor agridoce e atrevido.”

Percebe como há um tipo de convencimento envolvido na descrição? Essa é uma forma de você apresentar seus produtos de forma única e personalizada, mantendo a identidade da sua empresa.

3. Imagens e estética

Parte importante da personalização tem relação com as imagens e o cuidado estético que você possui em suas apresentações. Isso não significa que você precisa contratar os melhores designers gráficos para produzir as melhores peças (se você tiver condições de fazer isso, ótimo). A parte mais fundamental é:

  • Ter uma coerência visual, definir cores da sua paleta para utilizar nas peças, cores que façam sentido para sua marca.
  • Utilizar imagens dos seus produtos pode personalizar o seu delivery de uma forma muito interessante. Por isso, tire um tempo para fotografar seus produtos, repare na luz que você irá escolher e se você, enquanto consumidor, achou a foto atrativa. Se, no entanto, você preferir dar um toque mais refinado às fotos, existem muitos profissionais no mercado capazes de produzir um catálogo dos seus produtos para você, e além da venda dos produtos em si, você poderá utilizar as imagens em peças de marketing e outras ações.

4. Botões de ação

Tão importante quanto a comunicação e a parte estética é possibilitar que os clientes entrem em contato com você. Para isso, é necessário que você compreenda a melhor forma de se comunicar com ele, além de oferecer uma arquitetura interessante para esse contato. Ficou confuso? Vamos esclarecer:

Por exemplo, se você utiliza uma plataforma sem personalização, em que o botão de “fechar pedido” é minúsculo, o cliente pode desistir da compra pois não conseguiu finalizá-la. Assim, dispor os botões ao longo da plataforma, ou oferecer botões de ajuda são boas alternativas para sanar essas questões.

5. Conteúdos e nutrição

Ainda dentro da proposta de entender as necessidades e interesses dos seus clientes, uma outra forma de personalização interessante é oferecer conteúdos para a sua base de clientes. Você pode, nas redes sociais, realizar enquetes sobre assuntos e temáticas que seu público gosta de consumir. Dessa forma, além de oferecer seu serviço em delivery, você oferece também um tipo de relacionamento em que ele é beneficiado(a).

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