Branding e posicionamento de marca: entenda a relevância para seu delivery

Para quem está familiarizado com as tendências de marketing, a noção de que o comportamento do consumidor é algo fluido não é uma novidade. Isso porque, nesse campo, algumas mudanças que acontecem na sociedade e na forma das pessoas se relacionam (uns com os outros, ou mesmo, com a tecnologia), alteram também suas prioridades,necessidades e também, o modo de consumo. 

Nesse contexto, se no passado era possível observar uma forte influência da propaganda para atrair e expandir o público, atualmente, um elemento chave para a experiência de compra tem sido o posicionamento da marca, ou seja, como ela se relaciona e cria uma experiência de compra com o cliente. 

Mas como essa tendência impacta, sobretudo, o segmento delivery? Por que uma empresa precisa se atentar a esse posicionamento para se destacar e vender mais? Aqui neste texto, você vai descobrir:

  • O que é posicionamento de marca?
  • A chave da experiência é o consumidor
  • Como encaixar decisões de branding na sua estratégia delivery
  • De olho no mercado: empresas que utilizam o posicionamento para vender mais

O que é posicionamento de marca?

Muitas vezes, o posicionamento é encarado como sinônimo de branding. No entanto, quando nos referimos ao posicionamento de marca, estamos olhando para a união entre as características (segmento, qualidades, etc), o propósito (o que de fato diferencia aquela marca, ou ainda, por qual motivo ela existe) e a experiência proporcionada por uma marca (ou seja, como ela se relaciona efetivamente com seus públicos). 

Na prática, esse posicionamento é construído a partir de decisões de branding, ou seja, decisões que estão relacionadas à gestão de uma marca. Assim, aqui falamos não só dos aspectos físicos (como cores, formas, o logo, as peças utilizadas), que também produzem sensações, percepções e outras emoções em nós. Mas, sobretudo, daquilo que não é tangível, ou seja, o tom da marca (se é mais formal, mais próximo), quais causas e valores são importantes para a marca e como ela se relaciona com eles e ainda, como ela constrói uma experiência de compra que consiga de fato passar para o cliente tudo isso que ela “desenhou” sobre si mesma. 

Por isso, o posicionamento costuma ser construído para que a marca construa uma relação única com o consumidor, ocupando um espaço de autoridade tanto no que se refere à consideração da sua solução, mas também no ponto afetivo, de admiração e carinho pela marca.

A chave da experiência é o consumidor

Ao pensarmos nas mudanças que trouxeram o foco para a experiência do consumidor, podemos traçar uma retrospectiva do marketing enquanto campo de conhecimento. Do foco no Produto (marketing 1.0), ele passou a centrar seus esforços Consumidor (2.0) e no Humano/Pessoas (3.0), dando os primeiros passos para uma comunicação atenta à proximidade e personalização, aspectos que foram fundamentais para que cada pessoa passasse a se sentir relevante e contemplada na comunicação com a marca. 

Assim, no marketing 4.0 pudemos observar a experiência sendo colocada em pauta, uma vez que com as mudanças no ambiente online, o consumidor passou a atuar também como produtor de conteúdo, interagindo com as marcas e buscando relevância no seu relacionamento com as empresas.

Mas, se você está pensando: esse tipo de conceito só pode ser aplicado em grandes empresas, ou em negócios ligados à tecnologia; entenda: você está enganado. O conceito da experiência sendo a chave das vendas é possível de ser aplicado em qualquer segmento, pois ele representa um tipo de foco a ser dado na estratégia de marketing. E ele tem tudo a ver com posicionamento.

Como encaixar decisões de branding na sua estratégia delivery

É fato que a era digital trouxe uma nova escala na oferta de serviços e produtos, aumentando, sobretudo, a concorrência entre as empresas. Na realidade dos deliverys, isso é ainda mais significativo. Com a oferta de grandes plataformas, que funcionam como marketplaces ou shoppings virtuais, as marcas precisam encontrar formas para se destacarem e conquistar o público. Por isso, para o delivery na prática, o que conta para um cliente decidir sobre o seu produto é o modo como você estrutura as decisões de branding na sua estratégia.

Mas o que são essas decisões de branding?

Basicamente, quando nos referimos ao branding, estamos colocando em pauta as estratégias de gestão de uma marca, por isso você precisa ficar de olho nos seguintes aspectos:

  • A identidade visual de sua marca

Como você apresenta seu produto? Ele possui um nome? Quando você interage com seus clientes, se coloca com seu nome ou fala pela sua marca? Esses aspectos são relevantes para que você construa a sua identidade, e torne-se único no seu segmento. Por isso, essas decisões precisam levar em conta quais as características você quer associar ao seu nome e marca. 

  • Sua estratégia de negócio

Se você está no segmento de pizzarias, ou de pasteis, sobremesas, etc. precisa deixar isso claro em toda a sua comunicação, mas sobretudo em sua estratégia de negócio. Assim, se sua empresa entende que é importante oferecer produtos em fatias, ou somente as pizzas inteiras, essas informações precisam estar descritas na sua estratégia, e não serem modificadas a todo tempo. Isso fará toda a diferença na forma como os clientes se lembrarão de você e do seu produto. 

  •  Crie personalidade, cultura, e tom de voz para a sua marca

A personalidade da marca e seu tom de voz se referem a um jeito próprio da marca se comunicar no mercado, tanto no que diz respeito tanto à linguagem propriamente dita como o modo como se relaciona, estabelecendo níveis de proximidade, seriedade, confiança e outros aspectos: tudo isso constrói seu tom e/ou a voz da sua marca.

Assim, uma forma de deixar bem claro o posicionamento da sua marca é usando os canais de comunicação para constantemente publicar sobre assuntos que de alguma forma se relacionem com temas que a marca gostaria de ressaltar e que, de alguma forma, são importantes para o público. 

Por exemplo, se sua empresa acredita em oportunidades iguais para todos, é interessante mostrar como se dá o dia a dia dos funcionários na sua empresa, se existe algum treinamento, ou alguma ação realizada que ressalta esse valor da oportunidade como algo relevante para a marca. Dessa forma, a sua forma de se diferenciar no mar de concorrentes do segmento de delivery estará estruturada e de acordo com a sua estratégia de negócio.

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.