Ter um bar é muito promissor, mas também traz uma série de desafios. Existem alguns lugares que se tornam super famosos e conhecidos, enquanto outros acabam fechando com pouco tempo de funcionamento. Por que será que isso acontece? 

Bom, já falamos um pouco aqui no nosso blog sobre como estruturar um bom marketing para manter o relacionamento com o seu cliente. O meio digital é, com certeza, muito importante e pensar nas estratégias de marketing online é um meio de impulsionar as vendas. Mas, além disso, deve-se também pensar em promoções nos pontos de venda como forma de atração de clientes.

Um não elimina o outro, ok? As estratégias de digital e do ponto de venda podem e devem estar alinhadas, para gerar um resultado melhor. Afinal, quem é que resiste a uma boa promoção, não é mesmo? 

O comportamento do consumidor vem mudando ao longo dos tempos e há uma preocupação maior em cortar gastos desnecessários, ainda mais com a pandemia. Então, uma boa promoção pode fazer toda a diferença para você e para aquela pessoa. 

Está precisando de ideias de promoções para o seu bar? Não se preocupe, porque nós trouxemos algumas para te inspirar.

6 ideias de promoção para bares

1. Programa de fidelidade

Essa é uma forma bem comum de captar, reter a atenção e fidelizar clientes. Pode ser aplicada de diversas formas, algumas sugestões são:

  • Clube de descontos: a pessoa paga um valor mensal, trimestral, semestral ou anual (uma dica é oferecer pequenos descontos para assinaturas mais longas) para ter acesso a benefícios exclusivos do seu estabelecimento ou com parceiros.
  • Cartão fidelidade: o comprador ganha um cartão com alguns “espaços vazios” e a cada vez que ele fizer uma nova compra no estabelecimento, preenche um desses espaços. Ao completar todos, pode ganhar uma cortesia, um desconto significativo, entre outras opções. 
  • Cashback: o cashback vem sendo cada vez mais utilizado e consiste numa parte do valor de volta para o cliente poder usá-lo numa próxima oportunidade, como forma de desconto. O ideal é que ele seja cumulativo e tenha um prazo de validade razoável. 

2. Cupons de desconto

Muito comum e utilizada pelos proprietários de bares e restaurantes. O cupom de desconto consiste em uma porcentagem na redução do valor de alguns produtos, que podem ser pré-selecionados ou não. 

Uma das maiores vantagens é a possibilidade da criação de vários cupons diferentes para atingir diferentes grupos de pessoas.

O Cupom de desconto é uma das funcionalidades que nós, da DeliveryVip, oferecemos aos nossos clientes. 

3. Datas comemorativas

Datas comemorativas como aniversários, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia da Cerveja, Dia da Pizza (se você tiver pizzas no cardápio) ou Dia do Hambúrguer, são clássicas e ótimas para atrair pessoas. 

Os benefícios podem ser dados por meio de descontos, entrada gratuita, “compre um leve outro”, etc. Já no aniversário, é muito comum vermos a sugestão do bar ou restaurante para o aniversariante da seguinte forma “leve X amigos e ganhe Y% de desconto na conta total” — ou qualquer outro benefício, desde que não prejudique o estabelecimento —, e também os famosos drinks de presente. 

4. Happy Hour

Se o seu bar tem um movimento menor durante a semana, um happy hour com double de chopp no horário pós expediente — normalmente, após as 18h — pode ajudar a aumentar as vendas.

5. Oferta do dia

Sabe a promoção do Mc Donald’s que oferece um valor reduzido para uma oferta diferente a cada dia da semana? É essa a ideia da oferta do dia! Você pode pensar para drinks, bebidas ou pratos do cardápio.

6. Desconto em itens específicos

Muito usado para quando é preciso que um produto seja consumido mais rapidamente, para não haver desperdícios, ou para estimular a compra de novos itens do cardápio.

> confira aqui como organizar o seu estoque.

Como planejar promoções sem ter prejuízo?

Como tudo que envolve criação e desenvolvimento de algo deve ter um planejamento, com as promoções não poderia ser diferente. Não é simplesmente pensar e já partir para a ação. 

Para uma promoção ser realmente boa, os empreendedores devem pensar em alguns requisitos:

• Ser vantajosa para a empresa e para o cliente

Crie algo que o seu cliente sinta que realmente está tendo vantagem sobre aquilo e, o mais importante: seja honesto e ofereça possibilidades reais e que façam diferença no valor final. 

Mas, isso não significa que você deve ter prejuízo. Até porque, o propósito dessas estratégias é aumentar o volume de vendas e, consequentemente, do lucro.

• Fácil de compreender para não gerar transtornos

Seja simples e direto ao elaborar o texto e não crie muitas regras. Isso irá dificultar a compreensão do cliente, que pode gerar desistência ou falhas no entendimento e, futuramente, muitas reclamações e avaliações negativas, prejudicando a imagem da empresa.

O ideal é ser bem objetivo na hora da descrição. Por exemplo: 

Compre duas pizzas grandes simples e leve uma média doce. 

*validade: até dia xxxx.

ou

Compre 1 Hamburguer e ganhe 50% na segunda unidade.

*desconto válido para o de menor valor. 

• Flexível, ou seja, possível de comprar em mais um canal de atendimento

Se você quer focar no atendimento presencial, incentive e estimule a pessoa a ir até o seu bar. Mas, não se esqueça dos clientes que não querem sair de casa. Para isso, ofereça outras alternativas para delivery e que seja válida para atendimento por telefone, WhatsApp, aplicativos e os demais canais de atendimento que o seu estabelecimento utiliza. 

Ah, e não se esqueça de ter mais funcionários para atender os consumidores. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo ou se frustrar por não conseguir fazer o pedido, né?

• Estabeleça data de início e fim

Pode ser que dure um dia, uma semana, um mês ou dias e horas específicas. Portanto, deixe isso claro para que as pessoas saibam quando poderão usufruir dos benefícios, sem serem pegos de surpresa.

O que achou das nossas sugestões? Libere a criatividade e tente desenvolver novas promoções que sejam atraentes e lucrativas.

Nosso blog está cheio de dicas para você que é proprietário de bar, lanchonete, restaurante, pizzaria, hamburgueria. Confere lá! 

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