Desde que surgiram, os sistemas digitais têm sido ferramentas muito importantes na gestão empresarial. Se antes, perdia-se tempo e recurso para armazenar enormes quantidades de dados em materiais físicos, hoje, basta um sistema de gestão integrado para garantir mais segurança e qualidade na informação da sua empresa. Assim, é possível que todas as áreas, do início ao fim do processo produtivo, estejam trabalhando de forma sinérgica e coordenada.

Para entender os principais benefícios e vantagens de integrar todas as áreas da sua empresa, é preciso compreender que, em um processo produtivo, dados (ou melhor, informações) são essenciais para que cada pessoa ou departamento desempenhe o seu trabalho. Nesse processo, é comum que uma tarefa dependa de uma colaboração conjunta, ou seja, envolve mais de um colaborador, e em muitos casos, de departamentos diferentes.

Para fazer com que cada peça se encaixe no lugar e no tempo certo, as ferramentas que permitem uma integração de dados e também de produção saem na frente na busca de mais eficiência e agilidade. Por isso, neste texto, você vai conferir quais são os principais benefícios e vantagens de conquistar essa integração nas áreas da sua empresa.

Entendendo a gestão integrada: o que é?

Uma gestão integrada consiste na interligação dos processos de uma empresa. Isso significa que, desde o marketing feito com o objetivo de atrair o cliente, as etapas do atendimento, as fases envolvidas no faturamento, os desdobramentos da parte fiscal do pedido e também a sua entrega. Tudo isso precisa estar em comunicação para que todas as etapas sejam realizadas de forma eficiente. 

1. Mais eficiência nos processos

Você pode estar se perguntando: por que a eficiência é tão buscada em todas as estratégias de gestão? A resposta para essa pergunta é simples, e tem relação com definição do conceito de eficiência, que é a capacidade de realizar trabalhos, tarefas ou resultados de modo eficaz, ou seja, positivo, com o mínimo de desperdício possível, tornando assim o processo produtivo mais dinâmico e coeso.

Com a integração de todas as áreas da sua empresa, você permite que os processos sejam mais eficientes, uma vez que permite que as informações relevantes e necessárias para que todos coloquem em prática as suas demandas ocorram com o máximo de aproveitamento e o mínimo de desperdício possível.

2. Redução de custos e de erros

A eficiência nos processos tem uma profunda relação com a redução de custos e de erros, que é um outro benefício e vantagem de integrar todas as áreas da sua empresa. Ocorre que, quando você diminui as chances de erros nas informações pelo uso de ferramentas que não permitem o compartilhamento de informações, ou ainda, por conta de processos que ainda precisam ser desempenhados repetidas vezes manualmente, você alcança uma redução de custos e de erros que é sistêmica. Assim, com retrabalhos e desperdícios eliminados, você consegue eliminar as “pontas soltas” do seu processo produtivo.

Ainda em relação a diminuição de custos, ao integrar as áreas da sua empresa por meio de sistemas especializados, você garante a eliminação dos custos de pequenas ferramentas isoladas, que eventualmente lhe permita realizar essas atividades separadamente. 

3. Garante estratégias voltadas para dados e informações

Uma das principais vantagens de integrar todas as áreas da sua empresa é conseguir desenhar estratégias que permitam todos os colaboradores trabalharem pela perspectiva de um único foco. Por exemplo, se a ideia é ser a empresa referência no mercado de determinado segmento, a integração das áreas permite que cada uma desempenhe o seu papel com foco neste objetivo.

4. Permite o desenvolvimento da cultura ágil

Com diversas definições e modos de aplicar a sua metodologia, a cultura ágil é também um conceito que tem uma relação direta com a integração das áreas de uma empresa. De forma objetiva, ela pode ser definida como uma forma de condução da empresa que valoriza a cooperação mútua entre os envolvidos, além disso, procura eliminar as hierarquias que acabam por produzir um controle excessivo, além de burocracias que terminam por “atrasar” alguns projetos. Para aplicar a cultura ágil, é necessário que todo o time seja treinado a partir de um foco: na entrega das melhores soluções para o cliente, orientando os processos  

5. Melhor experiência para o cliente

Dentre os benefícios e vantagens de integrar todas as áreas da sua empresa, um dos principais é a possibilidade de oferecer uma melhor experiência para o cliente. A partir do momento em que os processos estão integrados, o atendimento do cliente torna-se mais eficaz, e a sua experiência de compra tende a ser mais satisfatória. Além disso, ele não é exposto a possíveis erros ou atrasos ao longo do processo, uma vez que toda a venda está funcionando de forma ágil internamente.

É preciso ainda lembrar, que uma integração eficiente não acontece só nos processos cotidianos, mas do início ao fim da venda do seu produto, por isso, é também importante pensar desde o pedido até a entrega do produto.

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