Como criar uma campanha de atração do zero? Confira todos os passos

O marketing de atração é uma estratégia que surgiu para oferecer uma alternativa (completamente diferente) daquela utilizada pelo marketing tradicional. Se, no passado, as vendas dependiam daquela publicidade forçada, que funcionava basicamente como uma buzina irritante no ouvido do consumidor, hoje, ela abriu espaço para uma forma muito menos invasiva de se relacionar.  Trata-se da utilização da atração, ou ainda, do interesse e da confiança mútua para realizar a venda. 

Como podemos definir o marketing de atração?

Antes que você compreenda o conceito de marketing de atração, é preciso entender quais foram as condições que o fizeram surgir. Popularizado na primeira década dos anos 2000, esse tipo de estratégia surgiu pois o comportamento do consumidor já estava mudando com as novas possibilidades que a internet abria. 

Assim, antes de comprar um produto, as pessoas passavam a pesquisar, se informar e comparar informações para tomar suas decisões. Percebe que a informação passa a ocupar um lugar central para a venda? Pois é, o mesmo acontece para as estratégias de marketing.

Já que a informação se tornou peça chave para conquistar a venda, um novo elemento se torna fundamental na sua produção: a relevância. Apesar dos usuários e clientes passarem mais tempo pesquisando e colhendo informações sobre produtos e serviços, isso não significa que estão em busca de qualquer informação. É preciso, mais do que nunca, saber o que dizer, quando dizer e como dizer.

Pensando em auxiliar a sua estratégia de marketing para conquistar novas vendas, neste texto você vai conferir todos os passos para criar uma campanha de atração do zero.

1. Defina o público a ser atingido

A primeira regra para criar uma campanha de atração é definir o seu público com todas as especificidades que você puder. 

Afinal, para quem não sabe o objetivo que quer atingir, qualquer resultado é satisfatório.

Cada campanha precisa ser pensada dentro de limites estabelecidos, mesmo que isso signifique ampliar o público alvo. É importante, neste caso, você compreender se está pensando essa campanha de atração para (1) clientes que já compraram com você há algum tempo, mas já não compram mais; (2) se são novos clientes que ainda não conhecem a sua marca; ou (3) se é uma campanha para atrair um segmento completamente diferente daquele que você tem trabalhado até o momento, entre outras especificidades.

Essas informações serão fundamentais para você compreender o tipo de ação que poderá ser feita, qual é o melhor canal para sua execução e ainda, quais são as principais métricas que você precisará observar para ter certeza de que o seu objetivo foi atingido. 

2. Estude os interesses e comportamentos do seu público

Muitas empresas, na hora de criar a campanha de atração, acabam atropelando algumas etapas do planejamento e executam campanhas que não estudaram o suficiente os interesses e comportamentos do seu público.

Mesmo que você tenha uma persona, ou uma ideia geral de quem é seu público, é preciso se dedicar para estudar suas preferências, comportamentos e até mesmo o modo como ele interage na rede.

Um exemplo: se você tem um restaurante especializado em massas italianas, e quer realizar uma campanha para atrair principalmente casais para jantares românticos, é preciso que você se pergunte:

  • O que esses casais gostam de fazer em seu tempo livre?
  • Como eles costumam tomar decisões sobre os lugares que vão visitar?
  • Viagens, séries e filmes são assuntos que interessam a eles?

A partir dessas respostas, você poderá entender qual assunto terá a atenção deles em caso de uma comunicação. Assim, você saberá quais são os melhores ganchos e pontes para chegar a eles.

3. Pense campanhas e interações que sejam relevantes

Para quem se pergunta: qual é o tipo de campanha que devo usar para atrair o cliente? A resposta é simples, mas não é fácil: aquela que seja relevante para ele

No entanto, é preciso que você sempre tenha em mente o objetivo das suas ações, que é criar um relacionamento com o cliente para gerar venda.

Dito isso, você precisa de ações que deem conta de manter esse diálogo aberto, ou seja, que você consiga formas de contato com seu cliente. Por isso, muitas empresas optam por campanhas que fornecer materiais gratuitos em landing pages, assim os clientes podem baixar aquele conteúdo e cadastram seus dados para comunicações posteriores.

Outra alternativa é conduzir esses clientes para suas redes ou outros espaços de contato. Você pode fazer campanhas como aquelas de “marque um amigo”, sorteio de prêmios ou ainda, descontos especiais para clientes que se cadastrarem ou interagirem com a página. O importante, neste caso, é estabelecer uma troca ou uma interação que seja relevante para seu cliente, ou seja, que ele esteja aberto a trocar essa experiência com você.

4. Cuide para que a interação seja positiva e fortaleça sua marca como autoridade em seu segmento

Se sua campanha está focando em atrair clientes, é importante que você também se preocupe com a experiência que eles terão com sua marca.

 

Assim, se você cria uma campanha em que todos precisam se cadastrar em uma landing page, é importante que verifique se ela está em pleno funcionamento, para que não gere frustrações em seu cliente e ele desista tanto de comprar quanto de estabelecer uma conexão com você.

Além disso, é importante que você fortaleça a sua marca em determinado segmento, para que seus clientes se lembrem de você. Assim, a sua campanha de atração terá mais força.

5. Construa um relacionamento com seu público

 Uma vez que seu público estabeleceu um canal de comunicação com você, é importante manter esse relacionamento ativo. Seja por meio de emails, stories ou outras ferramentas das redes sociais, esteja sempre interagindo com seus clientes para descobrir seus interesses e outras maneiras de sua empresa atendê-lo.

Essa é a chave para que sua campanha de atração tenha chances de se transformar em uma venda bem sucedida, e não em uma estratégia que vai parar na gaveta.

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