Logo no início da quarentena, foi decretado que bares e restaurantes fechassem e, por isso, precisaram pensar rapidamente em um novo método que permitisse o atendimento aos clientes, mas que obedecessem às novas normas de saúde para evitar o contágio e propagação da doença.
Diante desse cenário, muitas pequenas e médias empresas aderiram os aplicativos de entrega e também criaram suas próprias plataformas (white-label), o que possibilitou a expansão e aumento da clientela, além da região de atendimento. Outras, investiram além do delivery, adotando sistemas como o Drive-thru e take away, que já eram conhecidos, mas ganharam mais força durante este período.
Você sabe qual é a diferença entre esses dois tipos de serviço, quais suas principais vantagens e desvantagens e qual melhor se encaixa no seu restaurante? É sobre isso que nós vamos falar hoje. Vem com a gente!
Diferenças, vantagens e desvantagens do Drive-thru e Take Away
Para entendermos qual das opções é melhor para o seu negócio, precisamos analisar e conhecer, antes de qualquer coisa, quais são as principais diferenças entre esses dois modelos.
• Drive-thru:
De curiosidade: o sistema foi criado em 1931, pelo americano Royce Hailey, em uma lanchonete tradicional em Dallas, onde morava e trabalhava. Era um ano difícil economicamente, devido ao ano período de recessão, causada pela quebra da bolsa de valores de 1929. Então, a partir da frase de seu patrão — “As pessoas que têm carro são tão preguiçosas que não querem sair de dentro dele nem para comer” — foi o pontapé inicial para o sucesso da lanchonete. Claro que, na época, ainda era feito de forma bem básica e com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, foi se transformando no que conhecemos atualmente.
Drive-thru (também conhecido como drive-in) é uma expressão encurtada de “drive-through”, que possui pronúncia semelhante e seu significado é “dirigir através”. Esse modelo consiste na venda de produtos, principalmente alimentos em redes fast food, sem precisar sair do carro.
• Vantagens:
– Conforto para os clientes:
O pedido é feito pelo cliente por meio de um atendente ou um painel de auto-atendimento de forma rápida e simples. Depois de realizado, basta esperar alguns minutos para sair do local com o lanche em mãos. Isso tudo sem sair do conforto do seu próprio carro.
– Agilidade para quem tem pressa:
O sistema de drive-thru é uma ótima opção para atender as pessoas que possuem uma rotina agitada e corrida, uma vez que o sistema e a equipe é preparada para atender demandas de forma mais ágil.
– Formas de pagamento:
Em tempos de pandemia, manter o menor contato possível é fundamental. É mais comum encontrarmos nesses lugares, crédito e débito, mas a tecnologia tem possibilitado várias outras formas de pagamento que facilitam ainda mais esse processo.
– Economia para o restaurante:
O drive-thru reduz o custo de operação e as taxas que você normalmente tem com delivery ou com alguns custos que restaurantes tradicionais possuem. Com isso, é possível investir até em outros elementos com a finalidade de modernizar ainda mais o seu drive-thru.
• Desvantagens:
– Possibilidade de formação de filas:
E com isso um tempo maior de espera.
O sistema deve ser muito bem planejado e a equipe muito bem treinada para atender os pedidos via drive-thru, pois como falamos mais acima, é ideal para quem tem a rotina mais acelerada. Porém, se o serviço demorar muito, pode causar frustrações e estresse para os seus clientes.
– Depende da tecnologia:
Muitos lugares aderiram ao totem de autoatendimento, o que é ótimo para agilizar o processo e diminuir erros dos pedidos. Porém, é importante ficar de olho, pois é uma tecnologia que precisa de manutenção constante e, por mais que seja comum, muitas pessoas ainda não se familiarizaram com a possibilidade de pedir seus próprios lanches por meio de uma máquina. Então, certifique-se de ter alguém da equipe que poderá sempre prestar ajuda caso necessário.
• Takeaway:
Também chamado de Take-out, este é um tipo de serviço também bastante conhecido dos fast-food. Nesta modalidade, os consumidores têm a possibilidade de fazer um pedido e consumi-lo em outro lugar. Ou seja, o cliente pode fazer um pedido pelo WhatsApp, telefone, ou até mesmo no balcão ou pelo totem de autoatendimento.
Essa função se tornou uma tendência principalmente com a pandemia, no qual o momento pediu para as empresas se adaptassem à situação.
• Vantagens:
– Baixo custo de implementação:
Não necessita de muito investimento em tecnologia e em equipe, o que torna o serviço muito mais viável e ótimo para momentos como os atuais.
– Praticidade para o estabelecimento e para o cliente:
Esta modalidade permite a otimização do tempo, tanto para a empresa, quanto para o cliente que não deseja esperar ou para aqueles que querem mais praticidade para o momento das suas refeições.
– Otimização do espaço e investimento:
Para um take away, o restaurante não necessita de um amplo espaço para as mesas e cadeiras e nem de uma equipe ampla de garçons. O valor pode ser investido em outras melhorias e profissionais para agilizar ainda mais o atendimento desse tipo de serviço.
– Mais agilidade:
Esta categoria deve ter um processo muito bem definido. Assim que estiver com tudo determinado, o preparo e a entrega tendem a ser feitas de forma mais rápida.
– Aumento das vendas:
O takeaway pode ser uma maneira de aumentar as vendas, uma vez que os clientes não precisam esperar para ocupar uma mesa ou enfrentar filas no drive-thru (quando houver). Então, se torna mais uma alternativa de venda para os seus consumidores.
• Desvantagens:
– Recomenda-se um cardápio reduzido:
Uma desvantagem, mas que na verdade é uma dica, é deixar definir um cardápio somente para o takeaway. Incluir todos os itens disponíveis pode ser prejudicial para o seu negócio, uma vez que algumas refeições podem levar mais tempo para serem preparadas.
– Espaço apropriado e dedicado somente ao serviço:
Certifique-se de ter um lugar dentro do estabelecimento para separar dos pedidos que serão consumidos no local dos que serão levados pelos consumidores para evitar erros e frustrações.