Você sabia que em 2022, o whatsapp foi o aplicativo mais acessado pelos brasileiros e está presente na tela inicial de 54% dos smartphones? Os dados, que estão disponíveis no portal da Istoé Dinheiro, apontam que o índice de uso diário subiu 5% entre maio e novembro do ano passado, chegando a 33%. Veja a reportagem completa aqui.

Na prática, isso revela algo muito importante para quem trabalha com qualquer tipo de venda: que é muito importante estar presente e realizar um bom atendimento no whatsapp. Afinal, ele é sinônimo de agilidade e menos formalidade, o que pode fazer toda a diferença para quem tem um negócio no ramo alimentício e de delivery.

No entanto, assim como o whatsapp, outras redes sociais se tornaram indispensáveis no sucesso e nas vendas de um produto das empresas. Isso devido ao aumento de popularidade e às funcionalidades oferecidas por elas para contas comerciais, que facilitam a interação com o consumidor. 

Mas, é sempre importante lembrar que essas redes estão sujeitas a manutenções e a dias fora do ar que podem prejudicar as suas vendas. Por esse motivo, é interessante utilizá-lo como mais um canal, e não como espaço exclusivo para as suas vendas. 

Whatsapp no delivery: vale a pena utilizar?

O whatsapp por si só é uma ferramenta em que vendas podem acontecer. No entanto, no caso de restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos delivery, a operação não termina apenas com o “pedido” realizado. É preciso ordenar esses pedidos, estabelecer um plano para a entrega, administração de pagamentos, etc.

Por isso, em termos de operações delivery, o ideal é que você possua uma plataforma própria, o que vai conferir muito mais originalidade e praticidade pro seu cliente. No entanto, é importante que você utilize o whatsapp como uma ferramenta de apoio poderosa para aquecer as vendas. 

O que é o whatsapp business?

Apesar de ter sido desenvolvido antes, o whatsapp business só passou a estar disponível no Brasil em 2018. Com um foco direcionado à experiência do cliente e a praticidade de atendimento e gestão dos negócios, as inovações propostas pelo app são, basicamente:

  • Layout próprio de conta comercial que ajuda a evitar fraudes;
  • Envio de respostas automáticas para agilizar o processo de atendimento: essas respostas podem incluir uma saudação, ou mesmo uma instrução para que o cliente já envie informações necessárias sobre o serviço que precisa ou o produto que deseja comprar;
  • Possibilidade de criar uma página de perfil com informações base do seu negócio, incluindo os contatos necessários para que os clientes possam te encontrar, como o endereço, email, site.
  • Descrição dos serviços e produtos, como uma espécie de catálogo;
  • Acesso a dados e métricas que auxiliam a entender a jornada de compra do cliente.

É importante mencionar que o usuário não precisa realizar nenhuma ação diferente para interagir com a conta business. Somente os negócios precisam baixar a versão específica, mas a interface permanece idêntica e integrada ao Whatsapp convencional.

Catálogo de produtos: vale a pena utilizar?

A funcionalidade do catálogo no whatsapp business é fundamental para apresentar seus produtos de uma forma simples e objetiva, de modo que o cliente tenha em mãos todas as informações que precisa sobre o seu produto.

Assim, você consegue aproveitar a base de clientes que já tem ali e oferecer novidades e outras informações que sejam atrativas e relevantes para aumentar as suas vendas. 

Checklist do whatsapp para delivery: ideias para colocar em prática

  1. Construir um atendimento rápido e atencioso pelo whatsapp, tirando dúvidas dos clientes que quiserem se comunicar por ali;
  2. Ter um cardápio de alta qualidade no whatsapp para estar disponível para os contatos que ali estiverem;
  3. Enviar cupons promocionais e outras comunicações que sejam relevantes por ali;
  4. Integrar promoções e outras ações da sua plataforma de delivery próprio com as comunicações do whatsapp.

Livre-se das taxas e comissões por pedido com sua plataforma própria

Sua marca, seu aplicativo, sua plataforma de delivery própria, sem custos de comissão e com uma experiência de compra incrível para conquistar clientes e lucrar mais.

Com ela, tudo é editável, além de permitir acesso a cardápios, cupons, entregas e atendimento pelo computador ou celular. Além disso, permite a geração de relatórios para que você potencialize sua estratégia de negócios.

Pensa que acabou? Com a Delivery VIP você consegue configurar descontos atrativos, realizando as melhores promoções para seus clientes utilizando a inteligência da nossa plataforma. Além disso, você consegue integração com as principais ferramentas de gestão e marketing do mercado, para lançar campanhas incríveis.  A plataforma também conta com atendimento integrado ao PDV e solicitação de entregadores automatizados.

Confira todas as funcionalidades da ferramenta aqui. 

É verdade que o ano de 2023 acelera ainda mais as tendências voltadas para a digitalização e automação de pedidos. No entanto, nunca abra mão de valores importantes para a sua marca e que realmente permitam com que ela ocupe um lugar especial para seus clientes. 

Dessa forma, o seu delivery passa não só a entregar bons produtos mas também uma experiência de compra que contemple as necessidades daquele cliente.

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