O ano chega ao fim e, com ele, a busca por análises, projeções e tendências de mercado se intensifica. 

No segmento alimentício, algumas práticas que se mostraram eficientes nesse contexto de retomada econômica pós-pandemia já podem ser incorporadas de forma completa no dia a dia dos negócios. 

Além disso, é importante considerar que as mudanças na dinâmica política também movimentam alguns aspectos e cenários econômicos dos quais todo empreendedor deve sempre estar de olho. 

Para auxiliar os negócios que estão dentro do segmento de delivery, reunimos uma série de tendências do setor aliadas a algumas práticas e casos de nossos clientes que atestam alguns caminhos possíveis. 

1. Apostas no que é artesanal e orgânico: valorização do modo de fazer e dos ingredientes

A primeira tendência para o próximo ano, na realidade, tem relação com um conceito maior de valorização dos alimentos e da própria cultura da marca/do seu estabelecimento. Quando falamos sobre a valorização do artesanal e orgânico, isso direciona um foco para a valorização de um modo de fazer atencioso dedicado e afetuoso, e que trata os alimentos de forma cuidadosa.

Por isso, para aproveitar a tendência da valorização do orgânico e artesanal, você pode trabalhar melhor esse tipo de comunicação em seus canais. Como?

  • Deixe que as pessoas conheçam um pouco mais dos preparos dos pedidos, seja com descrições em sua plataforma delivery ou nas redes sociais. Claramente, é necessário fazer adaptações desses textos, no entanto, a ideia aqui é que você consiga contar uma  história interessante sobre seu próprio negócio.
  • Mostrar o dia a dia da produção pode ser uma boa forma de deixar bem claro que desde a compra dos materiais, o preparo e a embalagem, todo o processo é pensado para que o cliente tenha a melhor experiência possível. 
  • Não precisa ser caro para ser orgânico e não precisa ser chique para ser artesanal, trata-se de entender o conceito por trás e aplicar tanto no discurso da sua marca quanto nas pequenas coisas do dia a dia.

Invista na digitalização do atendimento: agilidade e responsividade

Já é de conhecimento comum que a digitalização e automação dos processos são uma tendência na gestão de qualquer negócio na atualidade. Mas por que isso acontece?

Na verdade, a digitalização traz um ganho triplo que envolve melhor aproveitamento do tempo, otimização de processos e redução de custos e retrabalho. Além disso, ainda tem o benefício de dar ao cliente a opção do autoatendimento, onde ele realiza todas as ações que deseja no tempo que precisa. 

3. Planeje o seu investimento em anúncios: de olho na concorrência e nos canais

Provavelmente, você já tem uma página no Facebook ou no Instagram. E você sabia que é possível investir em anúncios nessas redes? 

Além dos posts, stories, IGTVs e reels, você também tem a opção de impulsionar uma publicação ou criar anúncios para públicos específicos. Esses são os chamados Social Ads e são uma ótima alternativa para atingir o seu público-alvo e ainda fidelizar clientes, sem extrapolar o seu orçamento. 

Com uma estratégia bem direcionada, o resultado em relação ao investimento pode trazer um ótimo retorno, aumentando as vendas e, consequentemente, o lucro.

Veja como criar anúncios nas redes sociais para divulgar o delivery

4. Realize ações e metas de fidelização de clientes

Já é de conhecimento comum que o segmento de delivery apresenta muitas possibilidades de sucesso, pela sua versatilidade e tipo de negócio que de fato já faz parte da cultura de grande parte dos brasileiros. também é possível concluir que a concorrência é alta nesta área. Numa realidade em que temos um número cada vez maior de estabelecimentos nas plataformas de delivery, é preciso se dedicar cada vez mais para atrair a atenção do consumidor para que você seja escolhido em meio a tantas possibilidades.

Certifique-se de que o seu time de funcionários está bem capacitado para lidar com o público e nunca subestime o poder de uma boa conversa e da cordialidade. Muitas vezes, alguns minutos a mais de atenção ao seu cliente com uma boa dose de simpatia, podem ser o diferencial que fará com que ele se sinta ligado ao seu negócio.

Trabalhe o branding do seu negócio: isso significa que é importante você fortalecer a sua marca, ou seja, ter bem definido quais são os elementos (visuais, verbais, sensoriais, etc) que traduzem a alma do seu negócio, fazendo-o ficar na memória do seu cliente de forma positiva, mantendo-o encantado.

5. Adaptabilidade para lidar com as necessidades dos clientes

Se tem uma coisa que ficou clara em relação ao segmento de delivery depois da pandemia, é que adaptabilidade é uma característica dos negócios que conseguem enfrentar crises e nunca deixar de vender. Por isso, quando trabalhamos o conceito de adaptabilidade, queremos dizer que:

  • É importante ter uma planejamento financeiro que te permita lidar com adversidades do mercado, isso significa controle das vendas e manter a saúde do seu fluxo de caixa.
  • Estar sempre em contato próximo com seus clientes pode te fazer entender de forma antecipada quando é o momento de mudar algo em algum produto ou na entrega;
  • O registro das suas vendas é uma poderosa ferramenta para compreender períodos do ano que você aquece as vendas, quais são os produtos que mais vendem e aqueles que não saem com tanta frequência. É ao observar essas informações quev você pode tornar seu negócio mais adaptável.

E você, como está preparando o seu negócio para enfrentar os desafios de 2023? Apesar dos desafios que irão surgir no próximo ano, nós da Delivery VIP estaremos sempre aqui para auxiliar você a conquistar os melhores resultados. Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.

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