Não há como fugir: a experiência de comer e beber em um bar é completamente afetada pelo ambiente e a decoração. Aliás, é fácil compreender como alguns bares e outros estabelecimentos viram queridinhos do público por conta de seus espaços e as experiências que proporcionam. 

A era instagramável: decorar o seu bar é mais que um gasto, é um investimento

A cultura muda com os anos, e atualmente, a presença nas redes sociais faz parte do cotidiano das pessoas. Com isso, todos querem registrar momentos ou lugares bonitos e que podem se tornar um pedacinho da sua pessoa virtual.

Inclusive, alguns deles fazem tanto sucesso que ganham uma popularidade nacional. Por isso, investir em uma decoração temática ou que de fato contribua para a identidade do seu bar é um investimento que, com certeza, valerá a pena.

1. Vender uma experiência

A primeira dica sobre decoração temática de bares é compreender que quando você está renovando uma proposta de decoração, está na verdade oferecendo uma experiência para seu cliente. Portanto, não se trata apenas de escolher um tema que você goste, mas se possível criar uma coerência na proposta que você deseja para a decoração com o tipo de comida e bebida servida, as músicas que serão apreciadas, além de todos os espaços do seu bar.

Por exemplo, é possível que você aposte em um estilo como os pubs, que se propõe a ser um local em que as pessoas podem pedir drinks, bebidas, aperitivos e conversar, geralmente com um ambiente onde as luzes e a decoração favorecem essa conversação. 

2. Apostar em culturas e nacionalidades distintas

Se você está buscando ideias de bares temáticos, uma ótima opção é pesquisar mais sobre os bares que têm como proposta representar uma experiência cultural. Ou seja, são bares com uma proposta que pode ser brasileira, mexicana, italiana, portuguesa e por aí vai. 

São muitas as motivações para a criação desses bares, desde alguma ligação especial que você tenha com este país, até o entendimento de mercado de que é uma cultura interessante e que é super procurada pelas pessoas. 

E quando se trata de cultura, abrem-se muitas possibilidades. Por exemplo, quando pensamos em um bar com a temática japonesa, você pode tanto se inspirar nos animes, mangás, nas flores e histórias ancestrais, até mesmo nos chás e outras comidas quentes. 

No entanto, é importante que sua proposta trate a cultura escolhida com respeito e responsabilidade, para que seu bar consiga fazer uma proposta realmente interessante para os seus clientes. 

3.Regionalismos e localidade: força no cardápio e na decoração

No Brasil, temos o privilégio de viver em um país de dimensões continentais. Isso significa que o que não falta por aqui são produtos regionais carregados de muita cultura. Em cada estado, temos propostas distintas que podem ser aproveitadas em seu restaurante. 

Por exemplo, se você tem um bar no Rio Grande do Sul, é possível que você trabalhe a forte tradição do chimarrão por meio de copos decorativos que simulem a cuia, assim, você também pode aproveitar para decorar o lugar com essa proposta e ainda oferecer algum tipo de aperitivo ou tira gosto inspirado em alguma comida típica da região. 

4. Urbano e moderno:uma proposta de atitude

Para uma decoração mais moderna, você pode apostar no estilo urbano e oferecer uma experiência completa de muita atitude para seus clientes. Desde utilizar a estética industrial no seu estilo de decoração até as louças e materiais que você serve os produtos que podem ser peças mais modernas, este tipo de decoração traz um toque de requinte que pode ser o que você busca para o seu negócio.

É claro que toda essa experiência de decoração também influencia no preço que você coloca no cardápio. Assim, seja por meio de drinks autorais ou o espaço com uma proposta jovem e de atitude, é possível que você valorize os preços dos seus produtos.

5. Culinária como um diferencial de força

Outra dica para que você aposte em uma decoração temática para o seu bar é tornar a culinária como a temática principal que vai orientar toda a sua estética. Por exemplo, é possível que você faça um bar bem popular de comida brasileira, e tenha tanto caldos quanto salgados e aperitivos populares da cultura brasileira, como coxinha, porções de torresmo, porções de mandioca/macaxeira, etc. 

Assim, você precisa alinhar a proposta do seu cardápio à decoração do bar. Em qualquer lugar do país, por exemplo, é possível ver bares focados em carnes, ou então em pratos com queijos derretidos, ou ainda comida de rua como lanches e cachorro quente. 

6. O clássico bar brasileiro

Vira-lata caramelo, mesa de plástico, copo americano e porções bastante aceboladas: este é um clássico inconfundível dos bares brasileiros. No entanto, ninguém disse que o simples não pode ser chique, pelo contrário. É possível que você adote uma identidade bem brasileira e que ela seja sofisticada e ofereça todo o valor da cultura popular.

Para entender se o estilo do seu bar seguirá uma ou outra linha, é importante entender para qual tipo de público você direciona sua proposta, especialmente para calcular o valor das comidas e bebidas do seu cardápio.

7. A natureza como foco principal

Você ainda pode utilizar a natureza como um foco principal de seu bar. Caso ele tenha uma área externa, por exemplo, você pode aproveitar as flores, árvores, lagos e outros elementos naturais para deixar o seu bar ainda mais atrativo. Na decoração, no entanto, é preciso cuidar para que seja feita uma correta manutenção das flores e plantas, para que o seu restaurante esteja sempre bonito.

Outra opção é também alinhar toda a proposta de decoração ao cardápio, oferecendo alimentos frescos e que ajudem a oferecer uma experiência relaxante, de contato com a natureza, que pode atrair muitos clientes. 

Agora que você já conferiu algumas dicas para decorar seu estabelecimento, veja outros conteúdos para vender ainda mais.

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.