Promoções são boas alternativas para aquecer as vendas e levar os seus produtos a um número maior de clientes. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de estruturar esses atrativos.

No caso dos estabelecimentos delivery, as promoções são muito utilizadas para destacar algum produto da concorrência. Além disso, geralmente as promoções recebem destaques visuais dentro das plataformas, o que pode ajudar e muito a chamar a atenção de possíveis clientes.

  • Mas, você já parou para pensar sobre o momento e as condições ideais para se criar uma promoção em seu delivery?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a promoção é um dia especial, uma circunstância diferente da habitual em que o cliente vai obter uma vantagem. E por que essa questão é importante?

Quando criamos muitas promoções em um curto espaço de tempo, e de forma recorrente, corre risco do cliente entender que você sempre fará uma próxima promoção. Assim, ele deixa de comprar com você sempre esperando que terá uma melhor oportunidade para realizar a compra. 

Tipos de promoção: o que mais faz sentido para o seu delivery?

O primeiro passo para montar uma promoção interessante é identificar qual é o tipo da promoção que é mais adequada para o seu negócio. Você pode realizar promoções de vários tipos, e aqui neste texto vamos falar sobre as mais utilizadas por estabelecimentos delivery.

  • Cupons de desconto

Bastante populares entre os consumidores, os cupons de desconto são um estímulo eficaz para atrair mais pedidos. Além disso, são vários os critérios que você pode adotar para distribuir esses benefícios. 

Algumas opções são: descontos liberados a partir de um valor de “fidelidade” de pedidos realizados, descontos por datas temáticas, descontos proporcionais ao número de indicações realizadas (e que compraram novamente), entre outros. 

O importante aqui é definir o código que será usado na compra, de modo a diferenciar aquele pedido dos demais. Isso será importante para o seu controle e também para garantir que só os clientes que atenderem aos requisitos que você especificou, serão atendidos.

  • Sorteios e brindes

Esse tipo de promoção é bastante utilizado como alternativa para reforço de marca, uma vez que o cliente ganhará de forma gratuita esse item. Tradicionalmente usados como recursos para promoções, sortear alguns produtos do seu cardápio em sua página das redes sociais, pode ser uma opção interessante caso você queira utilizar seus canais de relacionamento para esse fim. 

São várias opções: você pode estimular as pessoas a comentarem frases interessantes, a marcarem amigos, ou a dizerem porque devem ganhar o sorteio. O importante, neste caso, é ser bem transparente sobre os critérios e as regras que você utiliza para revelar os ganhadores.

  • Descontos por indicação

Descontos por indicação são formas inteligentes de realizar uma promoção. Isso porque, quando um cliente indica um amigo para ganhar um benefício, além de você realizar uma segunda venda, ainda há a dimensão da possibilidade de criação de um vínculo com este novo cliente e a adição dele na sua base de dados para possíveis campanhas, etc. 

Neste caso, é importante definir quantas pessoas são necessárias para que o cliente receba o desconto. Além disso, é bacana reforçar que a pessoa que indica só receberá o desencontro de fato se o seu indicado realizar uma compra ou algo do tipo. Assim você realmente consegue fixar que a venda será feita de forma “casada”. 

  • Datas comemorativas

Seja dia das mães, dia dos namorados, ou alguma outra data que faça sentido para você, essas ocasiões de comemoração podem ser motivos interessantes para lançar uma promoção. Isso ocorre porque, nesses momentos, há uma aquecida natural do mercado em relação à compra de produtos, portanto, é importante aproveitar. Se for este o caso, lembre-se sempre de se atentar à divulgação da promoção, pois apesar do período estar mais aquecido para as vendas, a concorrência também acaba sendo maior.

Organização e planejamento: estruture a sua promoção antecipadamente

Agora que você já conhece algumas possibilidades de promoção para o seu delivery, é hora de entender um pouco mais sobre como a organização e o planejamento das suas ações é importante para garantir o sucesso das vendas. Entenda algumas dicas:

  • É melhor atender bem para vender sempre do que atender mal para vender mais.
  1. Promoções precisam ser realizadas a partir de um alinhamento interno da sua estrutura. 
  2. Ocorre que, muitas vezes, na vontade de vender muito e cada vez mais, você pode acabar calculando mal suas operações em termos de ingredientes, logística e capacidade de atender aos pedidos. 
  3. Por isso, nada de oferecer promoções super agressivas sem antes verificar se tem condições de realizar esses atendimentos, combinado?
  • De nada adianta estruturar uma promoção e as pessoas não terem acesso à essa informação. 
  1. Cuide para os canais do seu negócio nas redes sociais esteja alinhado com a divulgação que você pretende fazer. 
  2. Na plataforma onde as pessoas vão realizar a compra, dê instruções de como ela precisa concluir a compra para de fato aproveitar a promoção.
  3. Registre os números das suas vendas nas promoções para que você identifique pontos falhos e possa melhorar nas próximas promoções.
  • Não diminua a qualidade dos seus produtos só porque está fazendo uma promoção
  1. Muitos clientes podem estar consumindo seus produtos pela primeira vez, por isso é importante que a promoção dê conta de ser seu cartão de entrada.
  2. Clientes que já compram recorrentemente do seu delivery podem notar que o produto mudou, e acaba não realizando uma próxima compra, por isso, mantenha a qualidade sempre.

Agora que você conferiu dicas para entender como escolher a melhor promoção para o seu negócio, acesse outros conteúdos em nosso blog e continue fazendo seu delivery vender mais.

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