Assim como em outras empresas, grande parte dos estabelecimentos no segmento de food também precisam bater metas e resultados específicos para que a estrutura de contas do negócio funcione de forma satisfatória. 

Nesse sentido, cada dia é importante para que os resultados sejam construídos de forma sólida. Mas, o que fazer quando o fim do mês se aproxima e os números ainda não revelam um horizonte promissor?

Neste texto, vamos falar sobre algumas ações que podem te ajudar independente se você está iniciando ou fechando o mês ou o semestre/trimestre de vendas. Neste caso, elas estão ligadas sobretudo à:

  • Ações de atração de clientes
  • Visão estratégica dos custos e processos
  • Adequação ao momento presente

Para que você compreenda quais são as ações possíveis dentro dessas estruturas de ação, vamos detalhar separadamente cada uma delas. Para começar, vamos falar sobre as (1) ações de atração.

1. O que são as ações de atração de clientes?

As ações de atração estão relacionadas com iniciativas que possam oferecer um valor diferente para o cliente, que rompam com uma determinada ordem de oferta que ele já está acostumado. Assim, tem relação com o despertar do interesse e da ação de compra dos seus compradores. 

O que fazer na prática?

  • Crie promoções e descontos atrativos

Se o objetivo é vender e bater as metas, não é recomendado dar pequenos descontos ou anunciar um desconto e, na prática, não mexer em nada nos preços.

Afinal, é preciso que você considere que clientes recorrentes do seu delivery também vão aproveitar a promoção. Assim, se você diz que oferecerá um super desconto mas não aplica de fato, potenciais clientes irão virar detratores da marca.

Observe também em qual produto é possível oferecer uma margem de desconto maior, e busque entender, da mesma forma, quais são as preferências do seu cliente. Assim você saberá em qual produto ofertar uma promoção mais atrativa.

  • Considere investir em ações de marketing de atração

As ações de marketing de atração podem ser de diversos tipos, mas todas elas devem ter o foco em levar ao seu cliente a informação relevante sobre a ação/iniciativa/promoção que você está realizando. Entenda alguns exemplos do que pode ser feito:

  • Panfletos

A distribuição de panfletos estratégicos pode ser interessante como iniciativa de marketing de atração. Assim, se você tiver um negócio que oferece self-service, pode ser interessante distribuir os panfletos com um preço atrativo em locais com circulação de pessoas.

O importante, neste caso, é construir uma peça que seja concisa, e capaz de oferecer claramente os diferenciais da sua promoção. É claro que, neste caso, um pequeno  investimento pode ser necessário para a confecção do material.

  • Anúncios

Sabemos que as vendas digitais representam grande parte dos pedidos atualmente, por isso, é importante que você entenda como usar esse canal para bater as suas vendas no delivery. A dica aqui é investir em anúncios em redes, como o Instagram.

Passo a passo de um anúncio para seu delivery no Instagram

– Comece vinculando a conta do Instagram ao Facebook (ambas usam a mesma plataforma de anúncios). Para isso, basta entrar na página do seu delivery no Facebook, acessar “configurações”, clicar no Instagram e adicionar a conta;

– Crie uma campanha usando o gerenciador de anúncios;

– Defina a segmentação, o local, o orçamento e os calendários do anúncio;

– Escolha se prefere que o anúncio apareça no feed ou nos stories (não se esqueça de que os layouts devem ser diferentes);

– Configure o seu anúncio, escolhendo as imagens, vídeos e o texto (não se esqueça de colocar a URL, indicando para onde esse anúncio deverá levar seu cliente);

– Assim como no Facebook, as imagens devem ser de altíssima qualidade e os anúncios devem levar o cliente para o site do delivery ou para a página de pedidos.

Caso você queira anunciar diretamente na plataforma, é só seguir os passos abaixo:

– Crie uma conta comercial;

– Escolha uma publicação já existente no perfil;

– Selecione a opção “promover”, que aparecerá no rodapé;

– Inclua uma ação, compra ou qualquer outro direcionamento para o anúncio;

– Escolha o orçamento e o tempo.

Pronto! Você acaba de dar um enorme passo para alcançar ainda mais clientes. Não se esqueça de, após cada período de veiculação, analisar as métricas, para saber o alcance e descobrir o que funciona melhor para o seu delivery.

  1. Entenda como agir na estratégia de custos e processos

Já que estamos falando sobre a possibilidade de ofertar descontos e fazer promoções, é fundamental que você observe dentro da sua estratégia como pode utilizar esses recursos a seu favor. Ficou confuso?

  • Ofereça promoções limitadas, para criar o gatilho de escassez
  • Por exemplo, você pode focar em realizar promoções limitadas, para que você consiga liberar o estoque que está sobrando, ao invés de criar mais demanda para comprar ingredientes e trabalhar na criação de novos pratos.
  • Faça ajustes inteligentes em seu cardápio
  • Além disso, pode também reformular o seu cardápio nas últimas semanas do semestre para criar versões interessantes e que atraiam público para a compra.
  1. Faça parcerias com influenciadores

A divulgação por meio de influenciadores pode ser uma ótima ação adotada pelo seu negócio para bater as metas. Afinal, seja por meio de permuta ou do envio de produto para esses profissionais, você tem condições de oferecer descontos exclusivos para o código daquele influenciador, e de impactar toda a rede de contatos daquela pessoa.


Depois de conhecer algumas ações que podem ajudar você e sua equipe a bater a meta de vendas no delivery em meses em que os resultados estão mais difíceis de serem alcançados, é hora de conhecer a a plataforma de delivery próprio que vai ajudar você a chegar lá.

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