Para quem acompanha pesquisas de marketing digital e outras estratégias de produção de conteúdo, sabe que já há algum tempo, os vídeos ocupam o lugar de formato mais querido entre os consumidores e usuários das redes. E com isso, se tormam também os formatos mais perseguidos por produtores de conteúdo e influenciadores digitais. Alguns dados, como os da pesquisa da plataforma SemRush auxiliam a ilustrar essa afirmação, como a de que “Há 53 vezes mais chance de os vídeos aparecerem na primeira página de pesquisa. Além disso, a taxa de clique dos vídeos é 41% maior.” 

Sendo um segmento específico, os restaurantes e estabelecimentos de alimentação também podem aproveitar o potencial dos vídeos para vender mais. Afinal, sabemos que em termos de consumo, os clientes valorizam não só o tipo de produto que é oferecido naquele estabelecimento, mas também a marca e o modo como ela se posiciona e se relaciona com seu público. 

Aqui neste texto, vamos pontuar algumas forças a serem aproveitadas nas estratégias de marketing de restaurantes, passando especificamente pela rede social que está em alta na atualidade, o tik tok, e também , pelo reels, formato de vídeo da rede Instagram.

Ao final, esperamos que você utilize as dicas e passe a vender mais utilizando o seu posicionamento nas redes e em campanhas diversas. Vamos lá?

Entendendo de forma simplificada: o que é o reels?

De forma geral, o reels é o recurso de vídeos do instagram. A plataforma que se popularizou com os stories (vídeos de 15 seg que ficam disponíveis por 24h), lançou o recurso do Reels para diversificar a possibilidade de criação de histórias para os usuários. 

Na realidade, a vantagem do reels é que você  consegue gravar e disponibilizar vídeos maiores, que ficam em um lugar específico dentro do perfil do instagram. Assim, atualmente, há uma espécie de timeline para esses vídeos, em que você consegue entrar num fluxo e assistir diversos vídeos seguidos uns dos outros. 


Ideias de como utilizar o reels em minha estratégia de marketing no restaurante

Uma coisa é navegar pela rede e consumir reels. Outra, é entender como funciona o mecanismo e virar um(a) produtor(a) de conteúdo dessa natureza. No entanto, essa tarefa não precisa ser tão difícil se você se concentra em mostrar aquilo que também gostaria de assistir enquanto público. Por isso, aqui vamos oferecer algumas dicas que podem ser utilizadas em sua estratégia e atrair mais clientes em termos de vendas no seu restaurante. 

Mostre a sua equipe e a cultura da sua empresa

Ver uma foto de um banco de imagens, frio,  comparado a um vídeo em movimento em que há pessoas reais interagindo, é completamente diferente. Você concorda? Isso não significa que devemos abrir mão da qualidade na produção de materiais para as redes sociais, no entanto, é importante que você mostre de forma orgânica a sua empresa, seus colaboradores e como vocês preparam os produtos e se relacionam com os clientes.

Uma forma de fazer isso é gravando reels mostrando a equipe que trabalha em seu restaurante, ou gravando um dia a dia de trabalho de modo acelerado, conteúdo visualmente interessante que pode engajar sua equipe e seu público. 

Faça reels dos profissionais que preparam os pratos do seu restaurante

Uma das formas de gerar conteúdos de vídeos interessantes para o seu restaurante, é filmar a montagem de pratos. O conteúdo fica chamativo, interessante e ainda apresenta o produto da sua marca da melhor forma: como ele é de verdade. 

No entanto, na hora de filmar, é importante escolher bons ângulos que deixem a comida bem iluminada, com aspecto fresco. Ah, além disso, garanta que o profissional que esteja preparando o alimento esteja vestido de forma apropriada, usando luvas e todo o material de higiene necessário para garantir que os clientes avaliem positivamente aquele conteúdo.

TikTok

O TikTok é sem dúvida a rede que está em alta nos dias de hoje. E se você pensou que ela é utilizada apenas por jovens, está enganado! Pessoas de todas as idades se renderam ao movimento dos vídeos, às dancinhas e outros conteúdos divertidos dentro da plataforma.. Tendo os vídeos como principal conteúdo, o tik tok tem um formato fácil e intuitivo, fazendo com que você possa, com suas próprias mãos e recursos oferecidos pela ferramenta, produzir os seus vídeos e demais conteúdos, utilizando cortes,  músicas e outras alternativas da plataforma.

Vale pontuar que, somente em 2021, às menções ao TikTok aumentaram 61% e a rede se tornou a sétima mais popular do mundo. Por isso, com certeza ela merece a sua atenção!

Entre nas “trends” famosas da plataforma

De forma resumida, as trends são as tendências de conteúdo e de vídeos dentro de alguma rede social, especialmente o Tik Tok. Na realidade, os usuários e a própria rede social chamam de trends todos os desafios que viralizam e acabam sendo compartilhados por uma série de usuários, criando uma espécie de onda daquele conteúdo. Com isso, você pode:

  • Fazer pequenos vídeos com a montagem dos principais produtos
  • Filmar o processo completo fazendo cortes com o pedido do cliente/preparação/delivery/entrega 
  • Contar um pouco sobre a história da empresa 
  • Promover interação com o público e funcionários.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o papel dos vídeos nas estratégias de marketing de restaurantes, que tal tirar as ideias do papel e começar a melhorar o posicionamento do seu negócio nas redes? 

Seja no instagram ou no tik tok, é preciso prezar pela originalidade dos conteúdos, a qualidade de imagens e, sobretudo, a mensagem clara que você deseja passar ao público. Com isso, se atente também à constância, para que as redes sejam sempre atualizadas e as informações para os pedidos estejam sempre em evidência.

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.