Você já pensou em criar um marketplace próprio na sua cidade? Não? Hoje, vamos te contar porque essa pode ser uma excelente oportunidade de negócio. Mas antes, vamos a alguns dados.

Existe um movimento de crescimento dos negócios digitais cada vez maior nos últimos anos. Isso é um reflexo da combinação de uma série de fatores: o desenvolvimento tecnológico, o crescimento do acesso à internet, a pandemia do COVID-19 (que acelerou esse processo de digitalização empresarial), dentre vários outros. Analisando os números, dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico apontam que o mercado de assinatura de serviços digitais movimentou mais de R$ 1 bilhão somente em 2020.

Quando se trata das lojas online, houve movimentação de R$ 53,4 bilhões no primeiro trimestre de 2021, que representa um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2020, segundo dados do E-commerce Brasil. 

Esse são só dois exemplos de uma série de modelos de negócios digitais que tem crescido cada vez mais, gerando oportunidades para empreendedores e aumentando as possibilidades de compra do consumidor. 

Dentre esses modelos, vamos te apresentar uma opção que exige baixo investimento e pode ser uma ótima possibilidade de negócio para você: o marketplace.

O que é um Marketplace

Você pode até não saber, mas certamente usa vários serviços via marketplace no seu dia a dia. Um exemplo são os aplicativos de lojas ou de transporte, por exemplo. O nome marketplace significa, em inglês, algo como um lugar onde se faz comércio (para ficar mais fácil de visualizar, imagine um shopping, por exemplo). No entanto, o termo se popularizou mais nos últimos anos para se referir a plataformas de e-commerce.

Na prática, se trata de um ambiente virtual em que várias empresas podem disponibilizar o seu produto ou serviço ao público, utilizando o suporte oferecido pela plataforma utilizada para a realização dos processos de compra, pagamento, entrega, atendimento ao cliente, dentre outros.

A vantagem é que esse tipo de produto possui um baixo investimento se comparado a um espaço de comércio físico, principalmente quando você decide adquirir um marketplace que já foi desenvolvido por um parceiro que possui essa expertise e pode contar com o seu suporte técnico para administrá-lo no dia a dia.

Mas afinal, como esse tipo de negócio pode ser rentável para você? Entenda no próximo tópico!

Imagem: CardMapr.nl, via Unsplash

Por que apostar nesse tipo de negócio?

Como dissemos anteriormente, adquirir uma plataforma já estruturada para criar o seu próprio marketplace exige um investimento baixo e pode oferecer um grande retorno financeiro. Ao mesmo tempo, são oferecidas condições de adesão interessantes para os parceiros que desejam estar na sua plataforma.

Isso porque, muitas vezes, é possível que a entrada para a plataforma seja realizada sem taxa de pagamento inicial. Dessa forma, o parceiro passa a pagar, posteriormente, uma espécie de comissão pelo uso do marketplace. Em contrapartida, ele não precisará se preocupar com questões técnicas ou de manutenção, já que isso será sua responsabilidade enquanto proprietário e gestor da plataforma.

Diante de um modelo de negócios relativamente simples, porque então investir na criação de um marketplace próprio para a sua cidade e região, se existem grandes plataformas já consolidadas a nível nacional oferecendo o mesmo serviço? É aqui que está a sua oportunidade de ouro!

Vamos considerar um aplicativo do ramo alimentício. No caso do iFood, por exemplo, as taxas de comissão podem variar entre 12% a 26,5%, dependendo do plano e funcionalidades contratados. Um valor alto, certo?

No entanto, ao criar um marketplace de abrangência local, você dá aos proprietários de estabelecimentos alimentícios da região a oportunidade de se inserir no seu aplicativo, podendo cobrar taxas de comissões menores, além de agregar valor ao serviço através de um atendimento mais próximo e personalizado. Ou seja: tanto você quanto os empreendedores locais saem ganhando, certo?

Como criar o seu Marketplace?

Agora que você já entendeu as vantagens de ter o seu marketplace próprio para atender ao setor alimentício da sua região, é hora de colocar a mão na massa. Para isso, alguns passos são muito importantes:

  1. Comece pela pesquisa

Antes de criar qualquer negócio, é muito importante realizar uma pesquisa consistente para entender a realidade do setor, seus pontos de dificuldade e oportunidades de se destacar.

No caso do seu marketplace para estabelecimentos alimentícios para a sua região, vale a pena analisar fatores macro, como as tendências de consumo no setor, as ações que tem se destacado, grandes marcas que podem se tornar a sua referência, etc.

Mas também é importante olhar para o micro e entender como o setor atua na sua cidade, quanto dinheiro movimenta anualmente, qual a relação do público com os estabelecimentos, dentre outros fatores nesse sentido.

  1. Defina as suas personas

Nesse caso, é preciso pensar em dois públicos, principalmente. Primeiramente, você precisa atrair lojistas parceiros que estejam dispostos a vender através do seu marketplace. Em segundo lugar, também é importante conversar com o consumidor final para mostrar o porquê de realizar pedidos através do seu aplicativo é mais vantajoso do que utilizar aqueles mais tradicionais.

  1. Crie uma brand persona

Essa será a descrição que vai nortear a sua comunicação com o seu público-alvo. A bran persona alinha as características da sua marca com uma linguagem que seja atrativa para o seu cliente em potencial. Para isso, é preciso definir o tom de voz, suas características, identidade visual, dentre outros pontos importantes para criar uma marca consistente.

  1. Defina o seu modelo de receita

Existem algumas possibilidades de gerar receita em um maketplace:

  • Estimulando taxas de comissão com base nas vendas realizadas
  • Cobrando uma mensalidade
  • Disponibilizando espaço para publicidade na sua plataforma

É importante que a sua pesquisa de mercado aponte qual desses modelos é mais interessante para você.

Após essas etapas, é o momento de escolher a plataforma em que você vai instalar o seu marketplace.

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