Descontos inteligentes: ideias e insights de como aplicar no seu restaurante.
Você sabe aplicar descontos inteligentes no seu restaurante?
Essa taxa de redução oferecida faz parte do dia a dia de muitos empreendedores e é de extrema importância para, além de atrair e fidelizar novos clientes, aumentar o volume de vendas e o lucro do estabelecimento. Mas, se essa estratégia for definida de forma aleatória e equivocada, o que era para ser um benefício acaba se tornando um prejuízo.
Cupons de desconto são ótimos chamariz para atrair consumidores. Afinal, quem é que não gosta de pagar menos naquele produto favorito, não é mesmo? Ao contrário do que muitos pensam, essa gestão não é tão simples quanto se imagina, porque envolve uma série de cálculos com o objetivo de não só reduzir o valor, mas agradar o cliente e ainda manter a margem de lucro da empresa.
De acordo com pesquisas, o comportamento do consumidor pode ser influenciado pelos cupons de desconto, apresentando “um crescimento de 20% no Brasil e é considerado um dos fatores decisivos de conversão de vendas do e-commerce.”
A seguir, vamos falar um pouco das vantagens desse sistema de descontos e apresentar algumas ideias e insights para você colocar em prática no seu negócio. Continue a leitura!
As vantagens de se aplicar descontos de forma inteligente
Muitas pessoas sabem da importância desse modelo de negócio, mas acabam se perdendo ao criar “estratégias” aleatórias, sem uma análise correta do cenário da própria empresa. Portanto, antes de criar algo do tipo, lembre-se sempre de pesquisar e estudar o momento em que o seu negócio está e o que ele precisa para não levar prejuízo.
Por isso que essa tarefa da gestão de descontos não é tão simples, porém é fundamental. As principais vantagens são:
- Destaque entre a concorrência;
- Atração de novos clientes;
- Fidelização de consumidores;
- Estimular o consumo de alguns produtos parados no estoque;
- Divulgação de um novo produto ou serviço;
- Promoção do local.
Dicas de como organizar uma boa estratégia de descontos
Antes de sair distribuindo descontos por aí, é necessário ter um conhecimento aprofundado sobre a sua empresa, uma análise do momento em que ela se encontra, do produto e serviço, perfil dos clientes, seus maiores interesses, entre outros fatores. Isso ajudará a definir alguns pontos para a sua estratégia de negócios.
Além disso, responda essas perguntas:
- Qual é o fluxo de caixa?
- O restaurante está preparado para oferecer essa redução de preços?
- Qual é a margem de lucro estimada?
- Qual é o objetivo principal com a ação?
- Quais serão os produtos oferecidos e por quanto tempo?
Elas irão ajudar você, empreendedor, a entender qual será o melhor caminho a se seguir, pois as estratégias, além do aumento do lucro, pode vir com objetivo de divulgação, queima de estoque, entre outros, como falamos mais acima.
E para garantir o sucesso desse processo, considere alguns pontos:
- Observe a concorrência, veja o que eles estão fazendo, se inspire e veja se é realmente vantajoso ou não competir com eles nas promoções durante a mesma época. Muitas vezes, é mais sensato praticar essas ações em dias diferentes, mas tudo depende do momento atual.
- Apure todos os gastos para a realização desta campanha, desde investimentos para o restaurante, até gastos extras.
- Após apurar os gastos, é hora de calcular a margem de lucro obtida.
- Fique de olho no volume de vendas e nos resultados. Com essas anotações, é possível identificar os erros e acertos, a fim de melhorar nas próximas vezes.
- Sempre escute o seu cliente! Veja o que está sendo comentado nas redes sociais e verifique o nível de satisfação deles.
- Se você já possui uma base de consumidores cadastrados no seu sistema, pense na possibilidade de iniciar um contato para que eles compartilhem suas opiniões, sugestões e avaliações. Uma ideia é fazer por meio de email marketing.
> Confira o porquê a experiência do cliente é importante para o seu negócio.
Ideias e insights para você fazer no seu restaurante
Existem diferentes tipos de descontos inteligentes que você pode optar para colocar em prática no seu estabelecimento:
1. Concursos criativos nas redes sociais:
Excelente escolha para quem quer gerar engajamento, além do lucro. Com esses concursos, é possível que outras pessoas fiquem sabendo das promoções e ainda se interessem em participar também, aumentando ainda mais o seu alcance.
2. Descontos percentuais:
São aqueles nos quais são definidos uma porcentagem exata de desconto sobre determinado produto ou serviço. Elas podem variar de prato para prato, combos e etc.
3. Queima de estoque:
Apesar de não ser muito comum em restaurantes, é uma estratégia possível caso determinado produto não seja mais um item do cardápio. Porém, esse tipo de tática merece atenção redobrada devido às datas de validade. Segurança do consumidor em primeiro lugar!
4. Descontos nominais:
Quer atrair novos clientes? E que tal oferecer um cupom de desconto com um valor fixo, ou alguma cortesia para primeiro consumo na loja? Aproveite a oportunidade para encantá-lo e fazê-lo voltar!
5. Promoção no frete:
Ótima opção para o seu delivery! Você pode oferecer frete grátis ou valor reduzido com base no valor pedido pelo cliente.
6. Descontos regulares:
Normalmente, são aqueles já esperados pelas pessoas, por serem realizados em datas comemorativas ou lançamento de cardápio novo. É uma maneira de divulgar os novos produtos e serviços que serão ofertados pela casa.
7. Formas de pagamento:
Hoje existem diversas formas de pagamento e por que não aproveitar esse mundo de possibilidades? Alguns lugares costumam oferecer descontos em determinadas formas de pagamento, como pagamentos à vista, débito, no dinheiro ou pix.
8. Pague 1, leve 2
Essa tática é muito comum em bares, nos quais os estabelecimentos oferecem double de chopp ou uma cerveja de “brinde” quando os clientes consomem determinada quantidade da mesma marca.
9. Brindes
Quem não gosta de um mimo, né?! Por mais simples que seja, as pessoas se sentem queridas quando ganham algo. Ofereça um brinde ou uma amostra grátis de um novo prato, ou de uma sobremesa, ou até mesmo um voucher de desconto para usar na próxima visita!