Se você está empreendendo sabe que, antes de colocar um negócio para rodar, algumas ações são fundamentais, como: definição do nome, definição dos produtos e sobretudo, a definição do seu logotipo ou a sua “marca visual”.

Contudo, definir o nome da sua marca ou ainda, cores e os símbolos que vão te representar, pode ser uma tarefa difícil. Um dos motivos é que é por meio dessa marca que você tem o primeiro contato com seus clientes. Portanto, é preciso que seja capaz de comunicar, conquistar, ser impactante e atraente. 

• Mas como saber se o logotipo é eficiente?

Em primeiro lugar, é importante considerar o objetivo de um logotipo, que é se comunicar de maneira eficiente com o seu público, deixando claro o produto que você vende. Se ele consegue fazer isso, podemos considerar um logotipo eficiente.

Assim, na hora de criar um logo, algumas estratégias podem ser utilizadas, e é sobre elas que vamos falar aqui neste texto.

• Diferença entre logotipo e logomarca

De maneira geral, o logotipo é o termo utilizado por designers quanto querem se referir à marca de uma maneira geral. Isso porque o termo “logo” está ligado à parte visual do elemento, e o tipo, aos elementos tipográficos, ou seja: ao texto ou nome. 

É por isso que o termo logomarca é frequentemente evitado, por representar uma ambiguidade. Afinal, se “logo” e “marca” dizem respeito aos aspectos visuais, ela apresentaria uma duplicidade de sentido. Entendeu?

No entanto, o importante aqui é entender que é esse termo que caracteriza a criação da sua marca.

Por onde começar?

Antes de começar a estruturar o projeto do seu logotipo, uma fase anterior se faz necessária: o naming. Na tradução, esse processo de “nomear” é que vai nortear a primeira parte da criação do seu logo. Assim, o nome diz respeito a ideia central da sua marca e precisa ser escolhido de forma atenta.

Mas como desenvolver o naming?

Em primeiro lugar, é importante pontuar que para um nome bem estruturado, que faça sentido dentro do segmento do seu negócio, o ideal é contratar um profissional (redatores, produtores de conteúdo). Esses profissionais baseiam a criação do nome em pesquisa de mercado, pesquisa de palavras-chave, pesquisas de referências. Afinal, se você pretende ter um website, por exemplo, é necessário que esse profissional verifique se há um domínio disponível para a compra, ou se você vai dividir o nome com vários concorrentes.

No entanto, aqui daremos algumas dicas que são relevantes na hora de estruturar esse processo, como:

Adequação ao segmento e ao seu público alvo

Se você está abrindo uma pizzaria que será com ingredientes de alto padrão, com um projeto de harmonização com vinhos, etc, é interessante realizar uma pesquisa mais próxima dos segmentos de mercado A e B. Nesse mercado, por exemplo, nomes em outras línguas costumam fazer sucesso. 

Por outro lado, se a sua proposta for abrir uma pizzaria mais popular, com destaque para preços competitivos, é interessante apostar em um nome bem sonoro, fácil de memorizar e de pronunciar. 

É disso que se trata a adequação ao segmento e ao seu público: escolher um nome que consiga se comunicar diretamente com eles.

Criando o seu logotipo: mão na massa

Uma vez definido o nome da sua marca, é hora de começar um estudo de cores para compreender melhor qual delas passa os elementos e sensações que você gostaria de passar. 

Entenda o guia emocional das cores

Você já deve saber que toda cor provoca um sentimento ou sensação específica. Isso ocorre porque as cores naturalmente nos causam sensações e também são associadas por nós a vivências e outras situações em que já a experimentamos (seja uma situação em que gostamos de um alimento da cor x, ou nos assustamos com um animal da cor Y).

De forma geral, dentro dos estudos de cores no design, podemos apontar algumas características ligadas as cores, como:

  • Amarelo (e seus tons): frequentemente associado a calor e clareza, o amarelo é uma cor que desperta a atenção. Não é atoa que marcas do ramo alimentício usam muito essa cor. 
  • Rosa (e seus tons): associado a coisas calorosas, alegres, o rosa é uma cor que representa também juventude.
  • Vermelho (e seus tons): sendo associado com excitação, as cores e tons em vermelho geralmente estão ligadas a uma tentativa de despertar a ação. 
  • Roxo (e seus tons): evocando sentimentos de sabedoria, inovação, mágica e fantasia, o roxo geralmente é usado por empresas que inovam em seus segmentos.
  • Azul (e seus tons): Muito utilizado entre marcas para transmitir segurança, força, são frequentemente presentes em logotipos das áreas de finanças, tecnologias, saúde, etc. 
  • Verde (e seus tons): significando crescimento, saúde, elementos naturais, as marcas que apresentam tons de verde se comunicam por meio dessas sensações.
  • Branco/cinza (e seus tons): Trazendo a calma e neutralidade como principais características, logotipos que trazem o branco evocam o equilíbrio nas sensações.

H2) Ferramentas para desenvolver seu logo

Agora que você já passou pelas etapas de naming e de escolha de cores para seu logotipo, é hora de colocar a mão na massa para desenvolver uma marca completa para você. Este trabalho, geralmente é feito por um designer gráfico, profissional capacitado para criar uma marca do zero. Geralmente, eles utilizam ferramentas do Pacote Adobe, como o Illustrator, o Premiere, e outras semelhantes.
Mas, se você quer uma ferramenta para começar a estruturar o seu logo de forma mais “pronta”, pode recorrer a ferramentas como o Canva. Nela, ainda que você não consiga desenvolver um logo do zero, consegue comprar templates pré-prontos por preços acessíveis, ou usar a criatividade em templates gratuitos até chegar a uma versão que funcione para você.

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