Marketing para delivery: conheça o essencial que funciona
A busca pela geração de conteúdo relevante e presença digital cresce ano após ano, na medida em que o comportamento dos consumidores passa a ser cada vez mais digital. Nesse processo, o investimento em marketing cresce não por opção, mas por necessidade. Mas, e se pudéssemos definir alguns itens básicos e essenciais dentro desse enorme universo, quais seriam as ações e conhecimentos essenciais que funcionam e geram resultado?
Pensando em responder essas questões, vamos elencar alguns aprendizados que já comprovamos com nossos clientes e que podem ser importantes para o seu negócio delivery se desenvolver sem a necessidade de um investimento que não cabe no seu bolso, junto a eles, você confere materiais que já produzimos e que podem aprofundar essas lições.
1 – Entender seu produto + entender seu cliente = mais vendas
Uma das lições mais repetidas em estratégias de marketing tem relação com o estudo sobre os comportamentos, necessidades e dores dos seus clientes. Ficou confuso sobre o que significa isso?
Nós explicamos: por exemplo,grande parte dos seus clientes podem utilizar o delivery de restaurantes porque possuem uma jornada de trabalho exaustiva, ou por outro lado, existem aqueles que não sabem cozinhar, e ainda, aqueles que não tem uma estrutura em casa para cozinhar e por isso preferem o serviço delivery de restaurantes.
Na medida em que você compreende essas motivações, consegue construir um marketing atento a essas necessidades. No primeiro caso, você pode utilizar uma comunicação em horários estratégicos para a jornada de trabalho, oferecendo mais facilidade para seus clientes. Tudo isso faz parte do trabalho estratégico de entender as dores de seus clientes e como seus produtos podem trazer as soluções que eles precisam.
Quer aprender mais? Recomendamos que dê uma olhada no conceito de “experiência do cliente”, e entenda como pode construir fidelização e satisfação a partir dos pilares:
- Jornada de compra clara e bem definida
- Canais atualizados e funcionalidades em dia
- Cuidado com a marca e um design agradável
- Atenção aos pontos de contato e esteja pronto para lidar com as críticas
- Cuidados na entrega fazem toda a diferença
Confira o texto na íntegra clicando aqui.
2 – Invista em uma plataforma eficiente, com canais que funcionem
Se você trabalha com delivery, é fundamental que seu canal de pedidos esteja sempre funcionando. Portanto, a escolha dessa plataforma é uma peça-chave para a sua estratégia de marketing.
No mercado, existem soluções populares como os marketplaces que oferecem um nível baixo de customização e personalização dos seus produtos. O que isso significa na prática? Sua marca é mais uma entre um mar de ofertas.
E qual seria a outra alternativa? Investir em uma plataforma própria, que na prática permite maior cuidado com sua marca, com seus produtos, descrições e todas as informações compartilhadas.
Vantagens da plataforma própria
- o cadastro do cliente passa a pertencer à sua base;
- personalização e individualização da marca;
- centralização de pedidos;
- integração completa com os setores do seu estabelecimento;
Se você deseja ir fundo no aprendizado essencial relacionado ao seu canal de vendas, recomendamos que leia o texto “Como vender mais com plataformas de delivery próprio”. Nele, abordamos as funcionalidades da nossa solução Delivery VIP, além de trazer um case de nossos clientes que passou a vender mais depois de utilizar a nossa solução.
3 – Atração, campanhas e promoções
É claro que quando falamos de marketing para delivery não podemos deixar de fora as estratégias de atração, as campanhas e as promoções. Pensando em abordar o básico que funciona em cada uma dessas etapas, desenvolvemos alguns conteúdos que podem servir de chaves para potencializar o seu negócio.
O que é o marketing de atração? O marketing de atração é uma estratégia que surgiu para oferecer uma alternativa (completamente diferente) daquela utilizada pelo marketing tradicional. Se, no passado, as vendas dependiam daquela publicidade forçada, que funcionava basicamente como uma buzina irritante no ouvido do consumidor, hoje, ela abriu espaço para uma forma muito menos invasiva de se relacionar. Trata-se da utilização da atração, ou ainda, do interesse e da confiança mútua para realizar a venda.
Para uma campanha de atração, você precisa:
1. Definir o público a ser atingido
2. Estudar os interesses e comportamentos do seu público
3. Pensar campanhas e interações que sejam relevantes
Conheça as outras ações no texto “Como criar uma campanha de atração do zero? Confira todos os passos”
Campanhas e promoções: como criar?
São muitos os atrativos na hora de criar uma promoção, você pode utilizar datas comemorativas, incentivos de descontos, etc. Mas entender o melhor momento e como oferecer esses benefícios são importantes para que você tenha o resultado que deseja.
Afinal, muitos estabelecimentos criam promoções, divulgam, mas o resultado é frustrante, abaixo das expectativas de vendas. Isso porque alguns erros comuns têm de ser solucionados, com planejamento estratégico e atenção aos resultados para ter ideias criativas e assertivas conforme os objetivos da empresa. Em nosso conteúdo “Ideias de promoções para o delivery do seu restaurante” abordamos os pontos principais na hora de criar uma promoção, confira quais são eles aqui.
Um outro aspecto importante é se atentar nas métricas que vão medir a eficiência da campanha. Métricas de vendas são resultados numéricos utilizados para acompanhar o desempenho das vendas do seu negócio. Esses números são extremamente importantes, porque é por meio deles que é possível perceber onde estão os erros e, assim, criar estratégias mais direcionadas para a resolução dos problemas e melhora dos resultados, com o objetivo de atingir as metas estipuladas para que a empresa se desenvolva. Descubra 9 métricas importantes para seus resultados clicando aqui.
Além desse conteúdo, separamos uma lista para a criação de campanhas online, que você pode conferir clicando aqui.
Um ótimo aprendizado e boas vendas para o seu negócio